Cotidiano

Robôs estão se tornando mais parecidos com humanos, graças a pandemia.

H

Há muito tempo robôs carregam coisas pesadas e até fazem atendimento online. A pandemia do coronavírus forçou robôs a parecerem mais vivos.

“Eu estive bastante preocupada com o COVID-19 ultimamente, disse Sofia, uma criação da empresa Hanson Robotics, de Hong Kong. Sofia, é um dos androids mais conhecidos do mundo. Ela apareceu em programas de TV e conferências de tecnologia e até mesmo no “The Tonigh Show” – muito famoso nos Estados Unidos. Sofia agora pode desenvolver uma conversa e oferecer uma gama de expressões faciais e até cumprimentar com toque de mão.

A Hanson desenvolveu o robô em 2016, e aprimorou a tecnologia desde então. Uma obra de arte feita pela Sofia foi vendida em um leilão por 668 mil dólares – a primeira vez que uma obra de arte feita por um robô foi vendida.

A empresa não planeja fazer uma legião de artistas robóticos. Eles criam robôs para ajudar em atendimento de saúde, usando uma câmera térmica montada no peito podem medir a temperatura e o pulso de uma pessoa. Eles começam a ser vendidos na primeira metade deste ano, o fundador da empresa e CEO David Hanson disse para a Reuters recentemente. Ele disse que planeja vender milhões.

A pandemia de coronavírus fez os robôs parecerem mais comuns. Negócios agora usam eles para tarefas como desinfetar áreas públicas e entregar comida. Especialistas prevem que a crise da COVID-19 fará as pessoas mais propensas a contarem com os robôs. Especialmente para trabalhos que tem baixa remuneração e potencialmente perigosos.

A nova ênfase em fazer os robôs mais parecidos com humanos.

Uma empresa russa chamada Promobot, está criando máquinas que podem trabalhar com atendimento aos clientes junto com humanos. Atualmente ela tem cerca de 10 desses robôs em uso. Eles respondem comandos de voz e ajudam na aplicação de processos.

Custando 42 mil dólares, os robôs não são baratos. Os criadores apontam, que diferente de trabalhadores humanos, eles nunca precisam parar para o almoço – e nem de férias.

David Ohio

Começou a estudar elétrica aos 15, e depois não parou mais, sempre e envolvido com tecnologia em vários aspectos hoje seus principais interesses estão na IA (Inteligência Artificial) e segurança da informação, trabalhando também como desenvolvedor e com pentest dando consultoria em segurança da informação.

Comprei um terreno, e agora? O guia completo para construir sua casa do zero!

Comprar um terreno é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Afinal, é o…

14 horas

Anvisa proíbe venda de Suplementos por fabricação irregular; veja a lista completa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, em 5 de setembro de 2025, a…

1 semana

Descubra como calcular a verdadeira idade do seu cachorro

Embora o senso comum diga que cada ano dos cachorros equivale a 7 anos dos…

3 semanas

Quanto gasta um ferro de passar roupa por mês? Descubra agora!

O ferro de passar roupas é um grande aliado quando você tem aquele evento e…

4 semanas

Como Descongelar Carne Rápido: 5 Métodos Seguros (e o que Nunca Fazer)

Descongelar rápido carne rápido normalmente é algo que demora um pouco, mas existe um método…

1 mês

Presente para o Dia dos Pais em Oferta: 5 Sugestões Irresistíveis para Acertar em Cheio

O Dia dos Pais está chegando e, junto com ele, a dúvida clássica: qual o…

2 meses