Como fazer soro caseiro?

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

O Soro caseiro é uma potente solução composta de água, muito eficaz em episódios de vômito ou diarreia (virose) em crianças ou adultos. Porém, em crianças menores de 02 anos que ainda se alimentam exclusivamente do leite da mãe, não é recomendável o uso.

Para que ele serve?

O objetivo do soro é justamente repor todo o líquido que a pessoa perdeu em quadros onde há vômitos e diarreia em abundância. Inclusive, também pode ser usado em animais como: gatos ou cachorros em caso de desidratação.

Lembrando que a função do mesmo é somente manter a pessoa hidratada, ele não substitui nenhum tratamento ou medicação.

Outras funções do soro caseiro

Photo by akiyon

Além de hidratar, o soro caseiro pode e deve ser usado principalmente por pessoas alérgicas com rinite ou sinusite para desobstruir as vias nasais. O soro age como profundo limpador eliminando bactérias e promovendo melhor o acesso do ar, sobretudo, quando o nariz está bem congestionado facilitando a respiração e evitando uso de ter que optar por medicação.

Para fazer a lavagem de forma completa e segura utilize sempre uma seringa ou chaleira (específica para lavagem nasal).

Como fazer o soro caseiro?

Para fazer é muito simples e você vai precisar de:

  • Água filtrada (em torno de 200ml);
  • 1 colher de sal;
  • 1 colher açúcar;

Modo de preparo:

Ferva a água por aproximadamente 5 minutos e coloque os ingredientes. Espere esfriar e sirva em temperatura ambiente. O soro pode ser armazenado na geladeira por no máximo 24h. Se precisar de mais doses é recomendável ir fazendo conforme a necessidade.

Quais são os sinais que o corpo está pedindo hidratação?

Nos enganamos quando achamos que somente quando estamos doentes é que de fato ocorre a desidratação. Muito pelo contrário. Tanto nas estações de inverno quanto do verão pode ocorrer esses episódios e por muitas vezes acabamos não percebendo de imediato. Veja abaixo alguns sinais que indicam que é necessário se hidratar o quanto antes:

  • Pele ressecada, boca, rosto, braços, cotovelos e pés;
  • Urina com cor alaranjada e em pouco quantidade;
  • Cansaço mesmo com o sono em dia;
  • Irritabilidade;
  • Fraqueza

Merece atenção redobrada sobretudo em temperaturas altas como as que estamos vivendo, a hidratação diária, ou seja, muita ingestão de água durante todo o dia. Porém, o soro só funciona em casos bem leves de desidratação. Em casos mais severos, de perda de memória, por exemplo, recomenda-se atendimento médico o mais urgente possível. Nos demais, a ingestão de água e o soro administrado durante 24h já ajuda a recuperar o líquido perdido.

Quem deve evitar o soro?

Os diabéticos devem ter certa cautela se for consumir o soro caseiro pois em casos de desidratação a ingestão do açúcar pode causar hipoglicemia. Para isso, é necessário ter recomendação médica para o uso.

Hipertensos também devem ter muita atenção pois a solução contém sal o que pode ocasionar em aumentar a pressão arterial. Ambos os casos merecem atenção e recomendação médica.

O que comer e o que não comer em caso de desidratação

Em caso de desidratação evitar alimentos gordurosos, carboidratos gordos e bebida alcoolica. Prefira comer alimentos frescos como verduras, legumes, sucos naturais, frutas e carne grelhada.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais