5G no Brasil está perto de ser uma realidade

A quinta geração de internet móvel, que já está prestes a ser lançado no Brasil, a qual promete uma maior capacidade de velocidade para navegar, melhor do que temos hoje.

No entanto você sabe a real diferença entre essas novas tecnologias que estão sendo lançadas, e o que elas de fato mudarão em nossas vidas?

É preciso adquirir um aparelho novo? Isso vai resolver os problemas de falha de sinal para áreas mais remotas? Fizemos um apanhado para sanar algumas dessas dúvidas sobre o assunto, para entender melhor continue lendo.

O que é o 5G?

o que é 5g

Se trata da próxima geração de internet móvel, que promete mais velocidade de Download, Upload de dados mais rápida, conexões mais estáveis e uma cobertura ampliada.

A tecnologia diz se utilizar melhor do espectro de rádio, que deve permitir que os smartphones ou qualquer outro dispositivo que use internet móvel, consigam acessar a rede ao mesmo tempo de maneira melhorada.

O que ela vai nos permitir fazer?

Tudo que já fazemos nos nossos aparelhos, poderemos continuar fazendo, mas de maneira melhor e mais rápida. É basicamente como foi a diferença do cinema convencional, para as telonas 3D.

A qualidade dos filmes mudou muito, se tornaram superior, e com a internet das coisas não será diferente.

As cidades se tornarão mais inteligentes e a “realidade aumentada” passará a ter uma qualidade muito melhor.

O que mais chama atenção é sobre as novas possibilidades que uma internet assim, pode proporcionar, com serviços novos, que devem ser criados, sem que possamos prever.

Como funciona o 5G ?

Existe uma série de novas tecnologias que estão sendo criadas e aplicadas, mas os padrões definidos para o 5G no Brasil, são através de faixas de frequência mais alta, de 3,5 GHz a pelo menos 26 GHz.

E essa capacidade é muito maior, como seus comprimentos de onda que são menores, o que significa que o alcance é curto, e podem ser bloqueados facilmente por objetos.

Sendo assim, é bem provável que as empresas de telefonia invistam em antenas menores, mais próximas ao chão, para propagar as ondas milimétricas. Com isso, o número de transmissores e receptores também aumenta, permitindo uma cobertura mais ampla.

Qual a diferença para o 4G?

Sim, o 5G no Brasil se trata de uma nova tecnologia de rádio, mas é bem possível que as pessoas não consigam notar de cara as melhorias de velocidade, já que essa tecnologia deve ser usada somente pelas operadoras no começo, para poder ir aumentando a capacidade do 4G LTE de forma gradual, para garantir um serviço consistente aos seus clientes.

A velocidade que os usuários podem chegar a receber, dependerá da radiofrequência que a operadora vai conseguir usar e de quanto ela está disposta a investir nisso, em novos transmissores e novas antenas.

Quando será o lançamento?

O 5G no Brasil está perto de se tornar real, mas assim como a maioria dos países, a tecnologia não deve ser lançada muito antes de 2020. Embora alguns países já estejam na nossa frente, oferecendo alguns serviços, como Coreia do Sul, Estados Unidos e China.

No Brasil as autoridades responsáveis já estão realizando leilões em vários lugares para definir as faixas de espectro para empresas de telecomunicações, que já devem começar a realizar testes juntos das fabricantes de celulares, para iniciar os novos serviços.

Por exemplo a TIM já começou a fazer experimentos com esta tecnologia nos seus laboratórios e a Oi testou a sua rede 5G no Rock in Rio de 2019 em outubro.

Como pode ver, a tecnologia começa a ser implementada. Qualquer dúvida basta entrar em contato com a sua operadora e ver se eles já têm planos para disponibilizar esta tecnologia na sua área metropolitana.

Leandro Luis Isola

Criador do Portal Elos e do Somos Conectados, é apaixonado por tecnologia e inovação desde criança, adora ler. E ama brincar com o João Olavo.

Compartilhar
Escrito por
Leandro Luis Isola
Tags: 5Gcelular

Recentes

WhatsApp fica fora do ar

O WhatsApp apresentou instabilidade e chegou a sair do ar em todo o Brasil nesta…

3 de abril de 2024

Estudantes já podem sacar os R$ 200 do “Pé-de-Meia” nesta terça-feira

Os estudantes que já esta no Programa Pé-de-Meia, já podem fazer o saque de R$…

25 de março de 2024

Como consultar o Pé de Meia

Muita gente tem duvidas de como consultar o pé de meia, programa para estudante do…

21 de março de 2024

Dia de São José, veja como fazer a simpatia para São José

19 de março é dia de São José, é ideal para pedidos relacionados à família,…

19 de março de 2024

Receita de Macarrão de panela de pressão

Macarrão de panela de pressão é uma receita fácil de fazer e o resultado é…

9 de março de 2024

Como fazer Chá de ameixa para bebês e para você

O chá de ameixa ajuda muito para prisão de ventre em bebês e além disso…

6 de março de 2024