Categorias NoticiasSegurança

Biometria chega de vez nos caixas eletrônicos

Os clientes do banco Bradesco poderão utilizar o sistema biométrico de leitura da palma da mão como única senha de acesso para transações nos caixas eletrônicos. O banco já trabalhava com esse sistema, mas ainda requeria a digitação da senha numérica, que agora foi dispensada.

O sistema de biometria faz a leitura das veias da palma da mão, que possuem uma configuração única em cada pessoa.

O cliente que quiser aderir ao sistema deve comparecer a uma agência do banco, com o seu cartão bancário e documento de identidade. O banco informa que a mudança não é obrigatória. Mais de 5 milhões de clientes do Bradesco já utilizam a leitura biométrica.

O Bradesco foi o banco pioneiro no uso dessa tecnologia e é agora a única instituição financeira a dispensar a senha numérica nas máquinas de autoatendimento

Porque usar biometria ?

Até os dias de hoje, uma das formas de identificação mais usadas é a aplicação de senhas. Por exemplo, o acesso a um site de banco requer que o usuário informe o número de sua agência, o número de sua conta e uma senha. Dependendo da operação a ser feita, outra senha pode ser requerida.

Há também o uso de cartões com chips ou com dispositivos magnéticos que permitem a identificação de um indivíduo através de uma simples leitura. Isso é comum, por exemplo, em crachás ou em lugares cuja porta só se abre se o cartão lido tiver privilégios para tal.

O grande problema desses métodos é que qualquer pessoa pode conseguir a senha ou o cartão. Por exemplo, um funcionário pode esquecer seu crachá em cima de uma mesa e um outro pode capturá-lo para ter acesso a áreas proibidas. Uma pessoa pode ser forçada por um assaltante a fornecer um cartão de banco e a senha de sua conta. Neste caso (aesthetics), para o sistema bancário, o proprietário é que o estará acessando. Em resumo, não há como garantir a exclusividade dessas informações de identificação porque qualquer pessoa pode capturá-las.

Com a biometria, esse problema é extinto ou, pelo menos, amenizado. Embora nada impeça os dispositivos de identificação biométrica de serem enganados, é muito difícil copiar uma característica física e, dependendo do que é usado na identificação, a cópia é impossível (como a íris do olho).

Leandro Luis Isola

Criador do Portal Elos e do Somos Conectados, é apaixonado por tecnologia e inovação desde criança, adora ler. E ama brincar com o João Olavo.

Recentes

Estudantes já podem sacar os R$ 200 do “Pé-de-Meia” nesta terça-feira

Os estudantes que já esta no Programa Pé-de-Meia, já podem fazer o saque de R$…

25 de março de 2024

Como consultar o Pé de Meia

Muita gente tem duvidas de como consultar o pé de meia, programa para estudante do…

21 de março de 2024

Dia de São José, veja como fazer a simpatia para São José

19 de março é dia de São José, é ideal para pedidos relacionados à família,…

19 de março de 2024

Receita de Macarrão de panela de pressão

Macarrão de panela de pressão é uma receita fácil de fazer e o resultado é…

9 de março de 2024

Como fazer Chá de ameixa para bebês e para você

O chá de ameixa ajuda muito para prisão de ventre em bebês e além disso…

6 de março de 2024

Saiba quantas calorias você pode consumir por dia

Quantas calorias consumir por dia ? Seu corpo requer uma certa quantidade de calorias por…

4 de março de 2024