Pular para o conteúdo

Como é feita a salsicha e o que tem dentro da salsicha

salsicha

Se você gosta de salsicha mas tem duvidas sobre como é feita a salsicha, chegou a hora de descobrir como é feita a salsicha.

Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suínas, bovinas e de frango, mas não pense que são carnes de primeira ou de segunda, o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobres, que sobraram da fabricação de outros produtos.

De acordo com a FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura), das Nações Unidas a salsicha é composta por “ materiais de carne crua usados para produtos pré-cozidos,  são aparas musculares de baixa qualidade, tecidos gordurosos, carne da cabeça, patas de animais, pele animal, sangue, fígado e outros subprodutos comestíveis do abate”.

Geralmente, o que entra nessa mistura são as sobras dos cortes e partes pouco apreciadas, como as bochechas e as vísceras de bovinos e suínos, e no caso da salsicha de frango ou de peru, a carne aproveitada na fabricação são as que sobram depois da retirada das peças mais comerciais, como peito, coxa e etc.

Já o sabor da salsinha vem do sal e dos temperos, que variam de acordo com o fabricante, para que o produto tenha maior durabilidade entram em cena os aditivos, como nitrito de sódio e fosfatos. Veja como é a produção :

O que tem dentro da salsicha ?

As carnes são pré-cozidas em temperaturas entre 65ºC e 90ºC, dependendo do tamanho da carcaça ou do tipo da carne em questão. E esse procedimento serve apenas para ajudar retirar o material dos ossos ou para torná-los mais maleáveis.

Depois são retalhadas,  transformam a mistura em uma espécie de farelo homogêneo, depois é colocado sal, temperos e conservantes, ficando 55% de carne e 45% de outros ingredientes.

como é feita a salsicha
Foto Youtube

É colocado um pouco de água e xarope de milho ou outro adoçante. No final do processo, coloca-se mais água para a salsicha não ficar seca.

Nessa hora, ela é mergulhada por dois minutos em um tanque com uma solução de urucum, um corante natural. Depois, um banho de ácido fosfórico ajuda a fixar a cor vermelha

Youtube

Na etapa final o produto está praticamente pronto e precisa apenas passar pela defumação, onde recebe alguns aromas especiais como o de bacon. Na sequência, as salsichas são lavadas em água fria e salgada. Depois disso, os invólucros de celulose são descartados em um descascador.

Mas precisamos dizer que  existe uma legislação bastante rigorosa sobre a composição, os procedimentos e as instalações das fábricas que produzem os produtos de origem animal .

Veja em nosso site : Alimentos Que Se Você Soubesse Como É Feito Não Comeria

Entendeu como é feita a salsicha ? Comente abaixo

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *