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A bateria do carro é como se fosse o coração do sistema elétrico. Por isso, a luz vermelha com o símbolo de uma bateria indica problemas nesse sistema automotivo, que alem da bateria pode ser alternador, fios e até mesmo sensores.
Identificada pelo que parece ser uma boia na água, a luz de temperatura do motor (ou luz de água) diz respeito à condição do líquido de resfriamento do motor e também indica se falta água ou há falha no sistema de ventilação.
Se ela acender, pare imediatamente o carro pois o motor do carro superaqueceu ou está muito próximo disso.
A luz com um símbolo de motor de carro acende naturalmente no momento da ignição ou partida, mas deve se apagar logo em seguida.
Se a luz de injeção eletrônica estiver acesa com frequência anormal, isso pode significar problemas no injetor ou no catalisador, o que aumenta o consumo de combustível e pode causar falhas na próxima ignição.
Essenciais para o funcionamento do motor, as velas do carro possuem canal direto para falar com o motorista: a luz com o símbolo de mola no painel.
A luz de pré-aquecimento de velas serve para indicar o aquecimento do combustível para partida em carros flex.
Todavia, essa luz também alerta para questões sérias e que demandam atenção, como o desgaste de velas, corrosão de eletrodos e problemas no isolador.
Por isso, não deixe de procurar ajuda especializada, caso essas luzes do painel operem com frequência anormal.
A luz do carrinho derrapando representa o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e fica acesa enquanto o sistema está ativo no veículo.
Esse controle tem função de corrigir a trajetória do veículo e assume o comando do acelerador e do freio, por exemplo, para pôr o veículo de volta à rota adequada.
Caso a luz permaneça ligada mesmo com o sistema ESC desabilitado, fique de olho e vá até uma oficina verificar o que não vai bem no carro.
Nos veículos que possuem monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), existe uma luz com o desenho de uma ferradura com um ponto de exclamação no interior. Essa é a luz do painel que indica baixa pressão dos pneus.
Dessa forma, quando a luz se acender, é necessário checar se há algum pneu furado e calibrá-lo. Se estiver tudo ok e a luz continuar ligada, é provável que os sensores estejam com defeito.
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