Pular para o conteúdo

Cuidado: novo golpe promete emoticons de Natal no Whatsapp

whatsapp celulares

Um novo golpe oferecendo emoticons de Natal esta fazendo muitos brasileiros terem problemas. As pessoas estão recebendo no WhtasApp uma mensagem oferecendo “novos emoticons animados” de Natal.

As mensagens usam textos parecidos com outros golpes, pedindo o compartilhamento da mensagem para os contatos da vítima para conseguir baixar o suposto pacote de emoticons. O objetivo da campanha é assustar o usuário e forçar a instalação de um novo navegador no smartphone.

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página onde é solicitado o compartilhamento da mensagem com 10 contatos ou 3 grupos.

emoticons-de-natal

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, caso a pessoa que recebeu a mensagem a dissemine para seus contatos, ela será direcionada, após cinco minutos, para a página onde um aplicativo é oferecido. Neste caso, o alerta afirma que o navegador está quase sem memória e pede para executar uma atualização, mas é uma mensagem falsa, alem disso eles tentam fazer com que o usuário assine um serviço premium de mensagens, com cobrança semanal que é descontada de seus créditos.

As dicas para se proteger são as mesmas, não acreditar nas mensagens de erro exibidas pela página má intencionada e não instale nenhum programa que seja oferecido. Outra dica importante é manter o navegador móvel sempre atualizado e instalar apenas softwares das lojas oficiais.

“Não é a primeira vez que vemos campanhas assim no Brasil, mas o alcance de uma campanha como essa disseminada no WhatsApp é bem grande”, alerta o analista. Avise os amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *