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Dicas para você que vai vender ou comprar pela internet não cair em golpes

golpe do mercado livre

Sabe aquelas propagandas que vemos na televisão indicando serviços que podem ser acessados por nossos smartphones para comprar e vender pela internet sem complicação?

“desapega, desapega…” ou ainda “uma maneira fácil e descomplicada de vender”

Saiba que nem tudo são flores e, sim, há complicação!

No dia a dia, seja em nossa vida privada ou profissional, convivemos com diferentes tipos de pessoas, umas boas, outras nem tanto.

Pois bem, o intuito deste texto, não é denegrir os aplicativos de negócios de compras e vendas pela internet, existem pelo menos uma dezena deles disponíveis nas lojas de aplicativos do Google e também da Apple.

A crítica aqui vai para o uso incorreto desses aplicativos.

Termos de uso do aplicativo, LEIA!

Sempre leia os termos de uso do aplicativo a ser usado para a sua compra ou venda. Esse termo de uso pauta a utilização do aplicativo escolhido. Sim, é chato, é extenso, mas sem ler você fica exposto a pequenos e até grandes contratempos na hora de fazer negócio.

Achei o produto!

compra e venda

Leia atentamente o resumo do produto e sua descrição completa. Havendo divergência pergunte. Os aplicativos e sites de compra e venda, sempre disponibilizam um meio de contato com o vendedor.

Não respondem minha dúvida

Fique esperto, se você faz uma pergunta e o vendedor demora para te dar a resposta, imagina então para enviar o produto. Fique alerta!

Qualificação do Vendedor

A atenção aqui deve ser grande, alguns serviços indicam a qualificação do vendedor, se é bom ou ruim, se entrega rápido ou não e, ainda, exibe comentários de outros compradores.

Use a plataforma! SEMPRE!

Geralmente os problemas ocorrem quando a negociação começa dentro da plataforma e em seguida por falta de conhecimento, pressa ou até mesmo malandragem, a pessoa segue com a negociação fora da plataforma ou acredita em falsos emails. 

Uma vez fora da plataforma, não há mais o amparo da mesma para aquela negociação de compra e venda.

Um exemplo disso é o interessado enviar o email ou número de whatsapp nos comentários do produto pedindo para que o vendedor entre em contato por aquele contato indicado. PARE! não faça isso. NUNCA! A não ser que você queira ser passado para trás!

Usei a plataforma e tive problema ?

Como citei no início desta publicação, “convivemos com diferentes tipos de pessoas, umas boas, outras nem tanto”. E é aí que está o problema, não pense você que somente quem compra pode ser lesado, quem vende também pode.

Existem quadrilhas especializadas nesse segmento. Vendem produtos que não existem,  tentam comprar produtos e até mesmo compram. Vamos comentar esses métodos.

Dicas de segurança para comprar e vender

vender

Vai comprar, salve as telas, se possível grave!

 

Você pode comprar um produto e receber outro, ou até mesmo não receber produto algum.

Então a dica para que você consiga resolver rapidamente este caso é, quando for receber sua encomenda, pegue seu smartphone e comece a gravar, grave tudo, sem cortes, peça ajuda, abra a caixa e verifique o produto.

Caso tenha alguma divergência você terá prova e poderá ter seu dinheiro devolvido.

Vai vender, salve as telas, se possível grave!

O contrário também acontece. Você pode vender um produto. Reforço aqui, utilize somente o sistema disponibilizado pela plataforma. Troque mensagens somente pelo aplicativo ou site.

Para uma venda segura, isso é importantíssimo.

Vendeu?! Aguarde o e-mail do sistema (aqui podem haver emails falsos, como resolver isso?). Ao receber o e-mail dizendo que seu produto foi vendido, faça o login no sistema e verifique pelo painel de controle se a venda foi realmente realizada.

Feito isso, entre em contato com o comprador através do chat do próprio sistema, precisa que seja enviado um comprovante, ou uma nota fiscal, qualquer documento que seja, faça somente pelo sistema, não troque e-mails, não use o whatsapp.

Tudo certo até aqui? Então faça a impressão das etiquetas de envio e despache o produto via correio. Atenção aqui! Vai embalar o produto? Grave tudo!

Existem pessoas que compram os produtos, pagam, seguem todos os processos, mas ao receber o produto, entram com reclamação dizendo não ter recebido o que compraram ou pior, dizem que o produto está com problema ou defeito.

Neste caso existem ferramentas dentro do sistema para bloquear o pagamento do vendedor, então neste caso a gravação vale para você provar que enviou o produto correto e que o mesmo estava funcionando até a hora dele entrar na caixa.

Então sim, grave o produto funcionando até ele ser lacrado na caixa. Só dessa forma você terá tranquilidade para fazer sua venda.

Diga não ao “jeitinho brasileiro”

Isso é um câncer, confesso me sentir ofendido com tal expressão. Procuro fazer tudo da maneira correta, espero que no mínimo a pessoa do outro lado faça o mesmo. Mas a confiança está em baixa em nosso país.

Então temos que nos resguardar da melhor forma possível.

As dicas acima valem para os aplicativos de compra e venda entre pessoas. Mas você pode usar essas dicas para toda e qualquer negociação de compra e venda feita na internet.

Até grandes lojas possuem problemas de logística, problemas esses que as lojas só identificam quando o mesmo aparece.

Logo, é bom fazer o mesmo, salve as telas com as descrições dos produtos, preços e formas de pagamento para que não haja problema algum.

Espero ter auxiliado você com essas dicas.

Você tem receio de comprar pela internet? Já comprou e teve algum problema? Conte seu caso! Deixe um comentário.

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