Pular para o conteúdo

Facebook deixa jovens mais estressados, diz pesquisa

facebook

Pesquisadores da Universidade de Montreal descobriram que o uso do Facebook pode afetar negativamente usuários adolescentes, aumentando seu nível de estresse. De acordo com o estudo, ter mais de 300 amigos na rede social pode elevar as taxas de cortisol, hormônio do estresse, no corpo .Os testes foram realizados junto de 88 jovens com idades entre 12 e 17 anos durante três dias.

Na primeira parte da experiência, eles foram questionados sobre o número de vezes que visitavam o site, o número de amigos que possuíam, como eles se promoviam na rede e como apoiavam seus amigos. Depois, eles coletaram, durante 3 dias, amostras de cortisol dos adolescentes, 4 vezes por dia.

Os resultados mostram que os adolescentes que possuíam mais de 300 amigos mostraram níveis consistentemente maiores do hormônio do que os que tinham menos de 300 amigos no Facebook.”Enquanto outros importantes fatores externos também são responsáveis pelo estresse, estima-se que o efeito isolado do Facebook sobre o cortisol corresponda a 8%”, conta Sonia Lupien, a principal autora do estudo.

De acordo com os pesquisadores, uma possível explicação para a associação é que, na adolescência, ter “muitos amigos” pode significar sofrer maior pressão social em vez de ter apoio do grupo. Por outro lado, a equipe também descobriu que os adolescentes que apoiaram os seus amigos do Facebook, comentando positivamente suas fotos mostravam diminuição dos níveis de cortisol, tornando-os menos estressado.

Amigos no Facebook

O perigo

A longo prazo, níveis altos de cortisol podem causar redução no tamanho do cérebro e diminuir a fabricação de novos neurônios, o que afeta a concentração, a tomada de decisões e as interações sociais. Estudos anteriores também mostraram que níveis elevados do hormônio em jovens de 13 anos poderia levar ao desenvolvimento de depressão na fase adulta. Via The Telegraph

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *