Jogar vídeo game ajuda na concentração

Pesquisadores da Universidade de Arkansas (EUA) em uma parceria com o Ministério da Educação da China divulgaram recentemente os resultados de um estudo no qual foi apontado que jogadores de vídeo game que passam cerca de 1 hora por dia no videogame apresentaram uma melhora na capacidade de concentração.

Os pesquisadores selecionaram 19 pessoas para jogarem League of Legends. Nesse grupo alguns jogadores já tinha experiência no jogo enquanto que outros nunca o tinham visto. As habilidades desses jogadores foram analisadas antes e depois da partida. A atividade cerebral também foi avaliada especialmente os níveis relacionados à atenção e capacidade de concentração.

Nos resultados iniciais, aqueles feitos antes da partida, os níveis de concentração entre quem já tinha experiência e quem não tinha eram distintos. Porém, após o período de uma hora jogando os dois grupos se equiparam em termos de habilidade de foco.

Apesar do fato verificado pelos pesquisadores durante esse experimento o que não foi possível definir com exatidão é se a longo prazo os níveis de concentração permanecem os mesmos ou sofrem alguma alteração para mais ou para menos.

Mas cuidado com o excesso de vídeo game

Jogar vídeo game é uma das formas mais populares de entretenimento nos dias atuais. A coisa toda cresceu tanto que hoje participar de campeonatos de jogos é algo de profissional. Por outro lado, tudo em excesso provoca problemas físicos e mentais nos jogadores:

Problemas de vista: muito tempo diante de uma tela luminosa provoca cansaço nos olhos e pode gerar problemas de visão mais sérios.

Vício: o vício em games pode apresentar vários sintomas como deixar as prioridades de lado para jogar, ganhar peso ou perder muito peso, descuidar da higiene pessoal além de distúrbios do sono.

Convulsões: é muito raro isso acontecer, mas os estímulos visuais como as luzes fortes e imagens rápidas podem desencadear crises de epilepsia.

Lesões: as lesões pelo esforço anormal das mãos, coluna, pescoço e dedos podem surgir a qualquer momento. É importante dar um tempo nos jogos e começar a se disciplinar e cuidar da saúde. Afinal, com saúde toda a diversão fica melhor.

Há muito mais transtornos provocados pelo vicio em games. O essencial é que pessoa reconheça que está passando dos limites e busque por ajuda especializada o quanto antes.

Leandro Luis Isola

Criador do Portal Elos e do Somos Conectados, é apaixonado por tecnologia e inovação desde criança, adora ler. E ama brincar com o João Olavo.

Recentes

WhatsApp fica fora do ar

O WhatsApp apresentou instabilidade e chegou a sair do ar em todo o Brasil nesta…

3 de abril de 2024

Estudantes já podem sacar os R$ 200 do “Pé-de-Meia” nesta terça-feira

Os estudantes que já esta no Programa Pé-de-Meia, já podem fazer o saque de R$…

25 de março de 2024

Como consultar o Pé de Meia

Muita gente tem duvidas de como consultar o pé de meia, programa para estudante do…

21 de março de 2024

Dia de São José, veja como fazer a simpatia para São José

19 de março é dia de São José, é ideal para pedidos relacionados à família,…

19 de março de 2024

Receita de Macarrão de panela de pressão

Macarrão de panela de pressão é uma receita fácil de fazer e o resultado é…

9 de março de 2024

Como fazer Chá de ameixa para bebês e para você

O chá de ameixa ajuda muito para prisão de ventre em bebês e além disso…

6 de março de 2024