Pular para o conteúdo

Novo golpe no WhatsApp usa falsa mensagem de rede de fast food para roubar informações

golpe whatsapp

O WhatsApp é usando por 900 milhões de usuários todo mês, e isso chama a atenção dos criminosos, que estão se aproveitando da popularidade do aplicativo para aplicar golpes em usuários, o laboratório da ESET (fabricante de antivírus) revelou que mais uma vez estão aplicando um golpe entre os brasileiros, com a pretensão de roubar dados pessoais dos usuários. Os criminosos afirmam que o consumidor ganhou um cupom de R$ 500 no McDonalds, caso eles aceitem participar de uma pesquisa. Porém, é necessário entrar em um link e responder algumas questões.

Ao clicar no link, o usuário é direcionado para o site http: //***iflrr.com/mcdonalds– para responder quatro questões. Ao final, uma mensagem solicita que a pessoa forneça seu endereço de e-mail e compartilhe a mensagem com outros dez contatos do WhatsApp para receber o bônus. Dessa forma, os cibercriminosos passam a ter acesso às informações das vítimas para aplicar golpes.

Um diferencial deste golpe é o uso da ferramenta de geolocalização, que permite aos cibercriminosos usarem o endereço IP do dispositivo móvel para identificar a localização do usuário. Dessa forma, a vítima é ludibriada a acreditar que realmente ganhará o desconto em uma loja próxima de onde se encontra.

“Os cibercriminosos se aproveitam da relação de confiança que algumas marcas famosas possuem para enganar os usuários e roubar informações. Além disso, a alta popularidade do WhatsApp faz com que esse tipo de serviço vire alvo de crimes virtuais”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “ A forma como esses golpes são aplicados está cada vez mais aperfeiçoada, permitindo que os cibercriminosos façam o maior número de vítimas. Por isso, as pessoas precisam ficar muito atentas a esse tipo de ameaça e desconfiarem de qualquer promoção fora dos padrões”, completa.

Dicas para você evitar golpes :

Não forneça informações pessoais se a fonte não é confiável

Não instale aplicativos não oficiais

Não compartilhe contatos e mensagens que pareçam suspeitas

Use uma solução de segurança que bloqueie malware e sites fraudulentos

Bloqueie fotos da galeria para que não apareçam no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *