Pular para o conteúdo

Novo golpe pode roubar contas de WhatsApp sem usar nenhum virus

falha de segurança whatsapp

Mais um golpe foi descoberto no WhatsAPP, bandidos estão roubando contas e históricos do whatsapp sem usar nenhum vírus.

A descoberta foi da empresa de segurança Kaspersky Lab, que notou um grande numero de reclamações de usuários que perderam o “numero” do WhatsApp .

Como funciona o golpe ?

Os ladrões acessam plataformas de venda pela internet , como mercado livre o OLX e enviam uma falsa mensagem se passando pela empresa.

“Verificamos um anúncio recém-postado e gostaríamos de atualizar seus dados para que continuem disponíveis para visualização” ou “Em razão do grande número de reclamações referentes a seu número de contato, estamos verificando”. As mensagens pedem que a vítima informe o código recebido por SMS.

Então a vítima responde à mensagem, e o ladrão ativa o WhatsApp em um novo celular, pois na verdade o suposto código de verificação é, na verdade, o código de ativação do WhatsApp, por isso preste muita atenção ao receber mensagem assim. 

Com posse do Whatsapp da vitima, os ladrões tentar pedir empréstimos para amigos da vitima ou então começar a extorquir o dono da linha para “resgatar” o whatsapp e seus dados e fotos.

“Além de ter atenção, só há uma maneira de evitar o esquema: com a tecnologia de dupla autenticação do WhatsApp. É uma senha criada pelo usuário e que é solicitada de vez em quando pelo app. Mesmo que a vítima informe o código de ativação, o criminoso terá de pedir a senha da dupla autenticação.” Disse Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil.

Veja em nosso site : Como Proteger seu Whatsapp com dupla autenticação 

Já foram identificadas mensagens dos ladrões se passando por OLX, Webmotors e Zap Imóveis e Mercado Livre.

Recentemente publicamos um video de como evitar cair em golpes em plataformas de venda, confira:

Ou se preferir veja no youtube .

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *