Pular para o conteúdo

Tecnologias ajudam advogados a conquistar e manter clientes

advogados

Para conseguir novos clientes e fidelizar antigos, as ferramentas tecnológicas são fortes aliadas.

Muitos profissionais do Direito se queixam de não ter habilidade ou tempo para cuidar de forma efetiva da prospecção de clientes. Mas um escritório sem clientes obviamente não se sustenta.

Há várias estratégias que podem ajudar os escritórios de advocacia a conquistarem mais clientes e, claro, mantê-los fidelizados. Uma delas é o uso de tecnologia. Se bem utilizadas, as ferramentas certas permitem aumentar a visibilidade do escritório, reforçar a qualidade técnica e melhorar o nível do atendimento.

As principais tecnologias nas quais um escritório deve investir para gerar novas contratações e tornar duradouras as relações comerciais são site, redes sociais, software para advogados e aplicativos móveis.

Site

O site é uma vitrine virtual. É nele que podem ser apresentadas informações como a equipe de advogados, as áreas de atuação, as formas de contato e a localização do escritório.

Assim como a vitrine física de uma loja, o site ajuda a construir a imagem do negócio. Uma página eletrônica funcional, fácil de navegar, com design agradável e moderno transmite a ideia de profissionalismo.

Porém, talvez o elemento mais promissor dessa ferramenta seja o blog, uma seção em que podem ser publicados conteúdos de autoria própria. Esses materiais ajudam a aumentar a visibilidade do escritório e melhor posicionar o site nas buscas do Google, permitindo ser encontrado por pessoas que querem informações específicas.

Os conteúdos publicados também colaboram para estabelecer autoridade junto ao público, pois demonstram que os profissionais do escritório são realmente especialistas nas suas áreas de atuação.

Redes sociais

As redes sociais são outra alternativa para atrair novos clientes. Assim como o site, também permitem exibir as características do escritório e publicar conteúdos, com a diferença de viabilizar uma interação mais direta com a audiência.

Frequentemente, as pessoas utilizam as redes sociais, especialmente o Facebook e o LinkedIn, para solicitar informações sobre as empresas que consideram contratar. Então, é preciso monitorar a página do escritório para responder comentários e mensagens rapidamente.

Outra maneira de usar as redes e, em particular, o Linkedin, é para a prospecção ativa de clientes. Nesse caso, é necessário identificar usuários com perfis de interesse na empresa, enviar solicitações de contato e, depois, apresentar o escritório. O grande segredo do sucesso dessa sondagem é realizar a exposição dos serviços com foco nos clientes.

Software jurídico

O software para escritório de advocacia é uma tecnologia com forte impacto na retenção de clientes, pois permite melhorar o nível do atendimento e, portanto, garantir maior satisfação. Uma boa ferramenta auxilia no relacionamento com o cliente desde a prospecção até a prestação de contas.

A ferramenta possibilita centralizar as informações dos clientes e encontrá-las com uma busca rápida. Isso significa que o atendimento fica mais ágil e organizado, já que o advogado não precisa procurar dados espalhados entre pastas e papéis.

Os softwares mais completos contam com uma área do cliente na qual ele acessa e verifica o andamento dos seus processos, sem precisar agendar reuniões ou esperar um posicionamento do advogado. Além disso, o sistema permite registrar as informações financeiras de cada cliente, o que torna a cobrança mais transparente e confiável a todos.

E, como o software também automatiza tarefas que normalmente seriam desempenhadas manualmente pela equipe, restará mais tempo para ser dedicado a outras atividades, como prospecção ou planejamento e execução de ações de fidelização.

Aplicativos móveis

Considerando que os advogados nem sempre ficam no escritório, os aplicativos móveis permitem que eles continuem focados em conquistar e manter clientes mesmo quando estão trabalhando de casa, aguardando uma audiência no fórum ou em qualquer outra situação.

Um exemplo simples é o WhatsApp, que a maioria dos advogados já adota para se comunicar com os clientes. O aplicativo possibilita enviar mensagens de texto e voz e realizar chamadas para responder imediatamente às solicitações e perguntas recebidas. Se o software jurídico do escritório, como o Astrea, da Aurum, contar com um app complementar, esse atendimento fica ainda mais eficiente.

Não é necessário adotar todas as tecnologias disponíveis para conquistar e manter clientes. As ferramentas demandam atenção, atualização constante e, em excesso, podem tornar os processos complexos e prejudicar a agilidade e eficiência, que são valores prioritários na visão do cliente.

O caminho certo é avaliar as soluções existentes e adotar aquelas que podem realmente melhorar a prospecção e o atendimento, funcionando de maneira sinérgica.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *