Pular para o conteúdo

Vírus Ramnit atingiu 3 milhões, veja se o seu foi e remova

ramnit

O W32Ramnit.B é provavelmente uma das principais pragas do mundo digital. Se eles não forem identificados a tempo, irá prejudicar todos os arquivos salvos no computador, e ainda é um vírus que é auto-replicante, ele normalmente propaga-se por conexão de rede e unidades removíveis (USB e HD externo).

O Ramnit mira especificamente usuários do Windows e dava até o controle remoto do PC ao hacker. Os países mais atingidos foram Índia, Indonésia, Vietnã e Blangladesh, mas cerca de 3% dos ataques ocorreram no Brasil.

Com ajuda de Symantec, Microsoft e outros parceiros, a Europol confiscou equipamentos do grupo por trás do botnet conhecido como Ramnit – que é identificado pela Symantec como W32Ramnit.B e foi responsável por infectar cerca de 3 milhões de computadores pelo mundo.

O Ramnit, como era de se esperar, não é detectável de forma simples, e, embora novos ataques tenham sido coibidos, o botnet ainda pode executar ações nas máquinas infectadas. A Symantec criou uma ferramenta que consegue verificar se o PC foi infectado e ajuda a removê-lo (baixe aqui).

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *