Photo by Max Vakhtbovych on Pexels.com
O avanço da tecnologia nas últimas décadas favoreceu o surgimento de uma série de eletrodomésticos de última geração, que até parecem saídos de um filme de ficção científica. Atualmente, a geladeira ocupa um lugar de destaque no cômodo mais movimentado da casa, mantendo a temperatura ideal para conservação de alimentos e armazenando-os de forma correta.
Com o passar dos anos, o aprimoramento da geladeira passou a acompanhar a vida moderna e cada vez mais conectada do consumidor, sempre em busca de praticidade e economia, evitando o desperdício de alimentos e mantendo sua temperatura. Quanto mais moderna e eficiente a geladeira for, mais fácil ficam as tarefas do dia a dia. Essencial no dia a dia de milhões de lares, a geladeira é a estrela principal da cozinha. Confira a evolução do eletrodoméstico ao longo dos tempos. Veja a linha do tempo :
Veja em nosso site : Qual a melhor Geladeira Inverse
Índice
Segundo registros, a refrigeração artificial começou a dar os primeiros passos em 1748, graças aos estudos do cientista escocês William Cullen, da Universidade de Glasgow. Porém, tudo começou de fato meados do século XIX, quando caixas de gelos trazidas do hemisfério norte eram armazenadas em celeiros e isoladas com serragem, a fim de manter as baixas temperaturas. Porém, com o passar do tempo o armazenamento se mostrou suficiente face à demanda de consumo, que aumentava gradativamente.
Um passo à frente na refrigeração
No ano de 1854, o médico e cientista norte-americano John Gorrie desenvolveu um sistema de refrigeração baseado no projeto Oliver Evans para resfriar o ar durante o tratamento de seus pacientes, que sofriam de febre amarela. Gorrie projetou uma máquina a vapor que movia um pistão dentro de um cilindro com água salgada.
O iodo faz com que a temperatura congele a uma temperatura mais baixa que a água sem sal. Mais tarde, em 1867, Andrew Muhl construiu uma máquina de gelo nos Estados Unidos, projetada atender às necessidades da indústria de carnes. Contudo, somente em 1873 a invenção foi patenteada pelos Iron Works Columbus, que produziu os primeiros aparelhos comerciais do mundo. Em 1894, a pedido de uma cervejaria, o fisico e engenheiro alemão Carl von Linde aperfeiçoou a invenção de John Gorrie, substituindo o vapor d´água por éter metílico.
Mais inovação
Em 1879 os inventores ingleses Thomas Mort e James Harrison lançaram o primeiro modelo de refrigerador utilizando compressão a vapor. Alguns anos mais tarde, em 1913, o primeiro refrigerador doméstico foi lançado nos Estados Unidos, sob a marca Domelre, Domestic Electric Refrigerator, também conhecida como Kelvinator. Na década de 20, um modelo de geladeira bastante popular nos EUA foi o “Monitor-Top”, da marca General Electric.
A primeira unidade de refrigeração com ar resfriado para uso residencial foi inventada em 1913 e apresentava uma unidade de refrigeração sobre uma caixa de resfriamento. Até 1918, teria início a produção industrial de geladeiras residenciais, tornando-as mais acessíveis ao público. Isso marcou o início do uso massivo das geladeiras nas casas.
Em 1930, a General Electric introduziu o primeiro sistema de refrigeração hermeticamente fechado de valor acessível, revolucionando o mercado. As primeiras geladeiras usavam gases tóxicos como refrigerantes, o que causou diversos acidentes fatais por vazamentos de gás. Em 1928, Thomas Midgley Jr. e Charles Kettering desenvolveram o gás freon, um refrigerante mais seguro que substituiu os gases tóxicos em 1929. Esse avanço significativo tornou as geladeiras mais seguras e confiáveis.
Durante a década de 1930, os fabricantes começaram a substituir o dióxido sulfúrico pelo freon como refrigerante. Essa década viu a introdução de compartimentos isolados de congelamento para cubos de gelo, oferecendo um novo nível de conveniência para os consumidores.
Em 1947, a fabricante Amana lançou o primeiro modelo com freezer na parte inferior, seguido por uma geladeira de duas portas em 1949. Essas inovações ofereceram aos consumidores mais opções de armazenamento e acesso facilitado a itens usados com frequência.
Os anos 1970 viram o crescimento da popularidade dos frigobares e uma ênfase cada vez maior na eficiência energética. Novos padrões apresentados por diversos governos de todo o mundo levaram ao lançamento de geladeiras e eletrodomésticos que reduziam o consumo de energia e o impacto ambiental.
Em 1987, a Amana lançou a primeira geladeira com um dispenser de água embutido, isso nos Estados Unidos, já no Brasil demorou uns 15 anos a mais, o dispenser é para a pessoa te mais comodidades .
Os anos 1990 trouxeram a popularização das geladeiras French Door, com duas portas na parte de cima e gavetas de freezer na parte de baixo. Esses modelos geralmente apresentavam um exterior de aço inoxidável, adicionando um visual moderno às cozinhas. Essa década também viu o lançamento do programa ENERGY STAR nos EUA. Em 1992, a Agência de Proteção Ambiental norte-americana promoveu a adoção de eletrodomésticos com maior eficiência energética, para você ter uma ideia a maioria das geladeiras no Brasil não conseguem esse selo.
Os anos 2000 marcaram o advento das geladeiras inteligentes com interfaces sensíveis ao toque e conectividade com a internet. Em junho de 2000, a LG lançou uma de suas primeiras geladeiras inteligentes. Os modelos de quatro portas, que oferecem mais opções de armazenamento e melhor organização do espaço, se tornaram populares nesse período.
Em 2014, novos padrões de eficiência foram introduzidos, reduzindo o consumo de energia em até 25% na maioria das geladeiras. Esses avanços permitiram que as geladeiras se tonassem mais eficientes e ainda aumentassem suas funcionalidades e seu espaço de armazenamento.
Nos anos 2020, temos observado um foco em sustentabilidade e controle preciso de temperatura nas geladeiras. Com o FRESHConverter da LG, os usuários podem controlar a temperatura exata para manter carnes, peixes e vegetais em condições otimizadas, reduzindo o desperdício e as comidas estragadas, contribuindo para a historia das geladeiras.
Gradativamente, sistemas de refrigeração inteligentes e tecnologia de ponta passaram a fazer parte do dia a dia dos consumidores, oferecendo diversos recursos: é possível encontrar modelos com sistema inteligentes, com tela de 21 polegadas, conexão com a internet, gerenciador de tarefas, redes sociais e outras funcionalidades.
A tendência é que surjam cada vez mais opções de geladeiras inovadoras, que não apenas consomem menos energia elétrica como também possuem maior longevidade, o que é uma ótimo notícia para o consumidor.
Limpar a casa é uma tarefa que nem sempre agrada a todos, afinal, para ver…
Você já parou para pensar quem inventou a máquina de lavar roupa? Esse eletrodoméstico, presente…
O ar condicionado é certamente um dos melhores investimentos, sobretudo no Brasil, onde o calor…
O Bolsa Família é um programa social do Governo Federal que transfere uma ajuda mensal…
Comprar um terreno é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Afinal, é o…
O WhatsApp esta apresentando instabilidade hoje segunda-feira (22), afetando principalmente a versão Android. Relatos nas redes sociais…