Pular para o conteúdo

Veja evolução da geladeira ao longo do tempo

fridge with different vegetable in modern kitchen

O avanço da tecnologia nas últimas décadas favoreceu o surgimento de uma série de eletrodomésticos de última geração, que até parecem saídos de um filme de ficção científica. Atualmente, a geladeira ocupa um lugar de destaque no cômodo mais movimentado da casa, mantendo a temperatura ideal para conservação de alimentos e armazenando-os de forma correta.

Com o passar dos anos, o aprimoramento da geladeira passou a acompanhar a vida moderna e cada vez mais conectada do consumidor, sempre em busca de praticidade e economia, evitando o desperdício de alimentos e mantendo sua temperatura. Quanto mais moderna e eficiente a geladeira for, mais fácil ficam as tarefas do dia a dia. Essencial no dia a dia de milhões de lares, a geladeira é a estrela principal da cozinha. Confira a evolução do eletrodoméstico ao longo dos tempos.

Veja em nosso site : Qual a melhor Geladeira Inverse

Linha do tempo da invenção da geladeira na história

Apenas uma caixa de gelo

Segundo registros, a refrigeração artificial começou a dar os primeiros passos em 1748, graças aos estudos do cientista escocês William Cullen, da Universidade de Glasgow. Porém, tudo começou de fato meados do século XIX, quando caixas de gelos trazidas do hemisfério norte eram armazenadas em celeiros e isoladas com serragem, a fim de manter as baixas temperaturas. Porém, com o passar do tempo o armazenamento se mostrou suficiente face à demanda de consumo, que aumentava gradativamente.

Um passo à frente na refrigeração

No ano de 1854, o médico e cientista norte-americano John Gorrie desenvolveu um sistema de refrigeração baseado no projeto Oliver Evans para resfriar o ar durante o tratamento de seus pacientes, que sofriam de febre amarela. Gorrie projetou uma máquina a vapor que movia um pistão dentro de um cilindro com água salgada.

O iodo faz com que a temperatura congele a uma temperatura mais baixa que a água sem sal. Mais tarde, em 1867, Andrew Muhl construiu uma máquina de gelo nos Estados Unidos, projetada atender às necessidades da indústria de carnes. Contudo, somente em 1873 a invenção foi patenteada pelos Iron Works Columbus, que produziu os primeiros aparelhos comerciais do mundo. Em 1894, a pedido de uma cervejaria, o fisico e engenheiro alemão Carl von Linde aperfeiçoou a invenção de John Gorrie, substituindo o vapor d´água por éter metílico.

Mais inovação

Em 1879 os inventores ingleses Thomas Mort e James Harrison lançaram o primeiro modelo de refrigerador utilizando compressão a vapor. Alguns anos mais tarde, em 1913, o primeiro refrigerador doméstico foi lançado nos Estados Unidos, sob a marca Domelre, Domestic Electric Refrigerator, também conhecida como Kelvinator. Na década de 20, um modelo de geladeira bastante popular nos EUA foi o “Monitor-Top”, da marca General Electric.

A geladeira hoje em dia

Gradativamente, sistemas de refrigeração inteligentes e tecnologia de ponta passaram a fazer parte do dia a dia dos consumidores, oferecendo diversos recursos: é possível encontrar modelos com sistema inteligentes, com tela de 21 polegadas, conexão com a internet, gerenciador de tarefas, redes sociais e outras funcionalidades.

A tendência é que surjam cada vez mais opções de geladeiras inovadoras, que não apenas consomem menos energia elétrica como também possuem maior longevidade, o que é uma ótimo notícia para o consumidor.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *