Pular para o conteúdo

Como consultar o Pé de Meia

programa pé de meia

Muita gente tem duvidas de como consultar o pé de meia, programa para estudante do ensino médio matriculado na rede pública, que nada mais é que uma poupança do ensino médio.

Quem for aprovado no programa vai poder encontrar informações como: parcelas de matrícula; calendário de pagamento; identificação de competência da parcela e valor; informações bancárias onde a parcela foi depositada. Para os casos de rejeição do pagamento, o aplicativo informará o motivo da rejeição e apresentará orientações ao estudante para a solução.

Como acessar o Pé de meia

Desde o dia 20/03 os alunos podem consultar se foram aprovados no programa, para isso basta acessar o aplicativo do ministério da educação, chamado Jornada do Estudante, tanto para Android como Apple.

Pelo cronograma, o MEC efetuará o pagamento no valor de R$ 200, entre 26 de março e 3 de abril, conforme o mês de nascimento dos alunos. O valor será depositado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal, nos nomes dos próprios estudantes.

Para o incentivo de frequência, no valor de R$ 1.600, o pagamento será feito em oito parcelas, como mostra a tabela abaixo:

ParcelaPagamento
1de 29/4 a 6/5
2de 27/5 a 3/6
3de 24/6 a 1/7
4de 26/8 a 2/9
5de 30/9 a 7/10
6de 28/10 a 4/11
7de 25/11 a 2/12
8de 23/12 a 30/12
Fonte: Ministério da Educação

Se algum aluno não receber o benefício por alguma atualização nos dados do governo, o pagamento será feito até 1º de julho..

Segundo a Agencia Brasil : No caso de o estudante do ensino médio público contemplado ser menor de idade, será necessário que o responsável legal autorize o estudante a movimentar a conta, para sacar o dinheiro ou usar o aplicativo Caixa Tem. Esse consentimento poderá ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem.

Como se inscrever no Pé-de-meia?

O MEC informou que será responsável por definir quais os alunos terão direito a receber o programa, mas as escolas deverão enviar os dados dos estudantes para o governo e depois disso o governo vai cruzar informação para saber se o aluno tem direito.

Para este ano, segundo a portaria do MEC, o governo irá analisar as informações contidas no CadÚnico no dia 10 de fevereiro de 2024. Além disso, estarão aptas as matrículas de estudantes no ensino médio transmitidas pelas instituições de ensino até 8 de março de 2024.

Mas para ter direito precisa esta no CadÚnico, você pode fazer pré cadastro no App Cadastro Único.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *