Como usar Valeriana e benefícios

valeriana

A valeriana é usada por muitos que desejam obter melhor qualidade de sono, diminuição de estresse, alívio de sintomas menstruais e até mesmo sintomas de menopausa. 

O chá de valeriana é feito à base de raízes e caules subterrâneos da planta. No entanto, alguns chás vendidos comercialmente misturam outras ervas junto com a valeriana e vendem tudo junto. Alguns consumidores, inclusive, preferem a facilidade de ingerir a erva no formato de comprimido ou cápsula. 

Muitos descrevem o sabor do chá de valeriana como amadeirado. A planta cresce bem em áreas úmidas e gramadas, então o chá tem uma qualidade terrosa que é distinta. Quanto mais tempo você levar para coar o chá preparado e beber, mais intenso será o sabor dele.

Conheça os benefícios da valeriana :

Sono dos deuses

A valeriana é frequentemente chamada de poção mágica do sono e, de acordo com alguns relatos, é o sedativo sem receita médica número um na Europa.

De acordo com o banco de dados do Therapeutic Research Center Natural Medicine, algumas evidências mostram que tomar valeriana pode reduzir o tempo que um indivíduo leva para adormecer e também pode melhorar a qualidade do sono.

Mas, atenção: a maioria dos estudos são feitos com valeriana em pílula ou cápsula, não especificamente em chá, que provavelmente fornecerá uma concentração mais baixa de valeriana.

Valeriana é bom para ansiedade

photo of man leaning on wooden table
Photo by Andrew Neel on Pexels.com

Alguns estudos de laboratório mostraram que a valeriana pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais e outros mostraram que a valeriana pode melhorar as ondas de calor e a insônia em mulheres na pós-menopausa.

Alguns acreditam que, entre os benefícios do chá de valeriana estão a diminuição da ansiedade ou do estresse psicológico, mas os estudos científicos não forneceram evidências consistentes para apoiar esse benefício.

Efeitos colaterais da Valeriana

Como o chá de valeriana tem propriedades sedativas, não é aconselhável combiná-lo com bebidas alcoólicas ou com outras pílulas ou medicamentos que promovem o sono ou relaxamento muscular.

Você também deve ficar atento para não fazer atividades que exijam muita concentração depois de ingerir a valeriana, por exemplo. Dirigir ou fazer uma reunião importante, por exemplo, não seriam boas ideias.

Em algumas pessoas, a valeriana pode causar efeitos colaterais, incluindo dor de cabeça, problemas estomacais, nebulosidade, mal-estar, distúrbios cardíacos e até insônia, por mais estranho que possa parecer. Se você toma valeriana para dormir, é possível que se sinta lento no dia seguinte.

É interessante ficar de olho em como seu organismo reage à ingestão desta planta, seja em formato de chá ou em qualquer outro.

Você não deve inserir a valeriana em sua alimentação se estiver tomando um medicamento usado para tratar ansiedade, insônia, convulsões ou outros transtornos psiquiátricos. Afinal, ela pode interferir com esses ou outros medicamentos.

É sempre importante falar com seu médico antes de usar este ou qualquer tratamento à base de ervas.

O chá de valeriana é mais um daqueles que são usados para curar diversos males, mas que ainda não possuem fortes evidências científicas de que realmente funcionem. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *