Porque a geladeira estala a noite?

0

A noite é o momento de relaxar e descansar para estar pronto para mais um dia. No entanto, algumas circunstâncias, como estalo na geladeira de madrugada, podem tirar o sono dos moradores.

Entretanto, não há motivos para pânico, pois o estalo, por si só, geralmente não é indicador que algo mais grave aconteceu. Contudo, é necessário identificar quais são os tipos de estalo e o que fazer em cada um deles. 

Confira porque a geladeira estala a noite e quais ruídos podem ser descartados. 

Afinal, por que a geladeira estala a noite?

Desmitificando eventos paranormais, o estalo que ocorre na geladeira à noite diz respeito somente a variação de temperatura. 

A explicação para este estalo ocorrer é a geladeira é composta por moléculas, e essas moléculas podem sofrer alterações de temperatura e o barulho ocorre a noite, pois é neste período que a cozinha está mais fria sem atividade. 

Durante o dia, com os afazeres domésticos, o local está mais quente, portanto, não ocorrerá a variação de temperatura que ocasionará o famoso estalo da madrugada. 

Quais são os outros ruídos que ela faz?

Dependendo da marca, modelo e principalmente do ano, é possível que as geladeiras possam fazer diversos outros tipos de barulho que podem ser confundidos com o estalo, pois também podem ser notados ao anoitecer. Veja quais são:

Barulho de compressor

Mais comum do que se imagina, o compressor que fica atrás da geladeira é o barulho da rotação do motor que ocasiona pequenos estalos. Todavia, este é um barulho normal e indica que o equipamento está em seu perfeito funcionamento. 

Desplacamento

Outro barulho que faz estalo e que pode ocorrer a noite é o desplacamento de gelo. Esta função é comum nas geladeiras frost free, que fazem o degelo automático soltando o gelo acumulado. 

Barulho de gás

Como bem sabemos, toda e qualquer geladeira precisa do gás para refrigerar os compartimentos internos. No entanto, é comum ocorrer barulho como se fosse um balão de festa. Neste caso, também é considerado normal sem maiores motivos para preocupações. 

Quando é motivo de preocupação? 

Como pudemos ver, ha diversas situações em que ocorrem barulhos, no entanto, a grande maioria não é preocupante, visto que são comuns de ocorrer na geladeira. 

Mas, existem sinais que podem ser ouvidos e confundidos com estalos. Mas não se engane, pois pode ser algum dano na geladeira. Confira quais são:

Barulho intenso na parte de trás da geladeira

Se caso tenha ouvido algum barulho intenso que lembra, por exemplo, uma furadeira, é importante se atentar, pois pode ter ocorrido algum problema no temporizador, no compressor ou no ventilador condensador. 

Outro fator que indica sérios problemas de funcionamento é o fato do equipamento deixar os alimentos frescos e não gelados. Dessa forma, o recomendado é desligar imediatamente a geladeira e chamar um profissional para efetuar o reparo. 

Diante de tantos ruídos ou estalos, o que podemos perceber é que a maioria é benéfica e não merece preocupação. Entretanto, é sempre bom prestar atenção nos sinais e evitar o problema em tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais