Categoria: Hardware

  • Hardware for hacking – Trocando teclados por placas de circuitos.

    Hardware for hacking – Trocando teclados por placas de circuitos.

    Durante muito tempo as pessoas aprenderam a considerar que os hackers são pessoas que entendem muito de computadores e que conseguem fazer coisas fantásticas.

    O que para muitos parece mágica, na verdade é aplicação de vários conceitos de tecnologia e muita criatividade.

    Mas existe um erro clássico ao pensar que hackers precisam de computadores para hackear alguma coisa. Um dos nomes mais famosos da história entre os hackers, Kevin Mitnick, era notório por hackear telefones, os nossos antigos orelhões.

    Kevin era capaz de fazer aquele esquema clássico que todo mundo imaginava ser possível, ter créditos infinitos para ligações. Kevin era um hacker de telefones, um phreaker. Desde as origens, hackear não depende apenas de conhecimentos avançados sobre softwares, bancos de dados e redes lógicas de comunições, mas também e muito principalmente de conhecimentos em hardware e eletrônica.

    O Somos Conectados trará para vocës uma série de informações sobre dispositivos físicos que em muitos casos são o que possibilita o hacking. Dispositivos contruídos especificamente para invasões!

    Rubber ducky

    Vamos começar com talvez o mais popular e mais queridinho entre os gadgets hackers, o rubber ducky.

    Há muito tempo atrás, na época dos faroestes digitais, não existiam as janelas. Os computadores tinham como interface os terminais de comandos. Naquela época não existiam os mouses e a única forma do computador e seres humanos “conversarem” era através da digitação, através do teclado.

    Mesmo quando surgiram os mouses e as janelas para poder clicar, a forma como os computadores foram construídos não evoluiu muito em seu esquema básico. Desde então, os teclados são soberanos. Isso mesmo, o teclado manda praticamente sem nenhum tipo de resistência, o que ele digitar é imperativo de ser executado pelo computador.

    Porém os teclados sim, sofreram mudanças em sua construção e a partir de determinado momento abandonaram os antigos conectores PS/2 para usarem conectores USB. Os USB são bem mais modernos. Quando você desconectava um computador usando um conector PS/2 você precisava reiniciar o computador para poder reconhecer novamente o dispositivo. Com os USB nós podemos remover e adicionar teclados que são instantaneamente reconhecidos.

    Invenção do Rubber Ducky

    Esse histórico todo é importante, lembra que os hackers são pessoas com bastante conhecimento tecnológico e criatividade para aplicar esse conhecimento? Pois é, foi aí que Darren Kitchen se perguntou, se os pen-drives usam portas USB e os teclados usam portas USB, e os teclados são soberanos, se eu colocar um código malicioso em um pen-drive e o computador achar que ele é um teclado, ele vai executar tudo cegamente?

    Darren descobriu que não, mas que com alguns ajustes, ele conseguiria fazer algo mais ou menos assim. E ele construiria o primeiro Rubber Ducky que passaria por melhorias até chegar ao que temos hoje em dia.

    Com um CPU de 60 MHz 32-bit, interface JTAG com GPIO e um bootloader DFU, o Rubber Ducky é um microcomputador disfarçado de pen-drive, e que o seu computador vai “pensar” que é um teclado.

    O Rubber Ducky é provavelmente um dos gadgets mais famosos para se hackear principalmente após ganhar notoriedade aparecendo em um seriado que ficou bem famoso por contar a história fictícia de um hacker mas usando conceitos tecnológicos e ferramentas reais, o Mr. Robot.

    O Rubber Ducky é provavelmente um dos gadgets mais famosos para se hackear. Principalmente por aparecer em um seriado que ficou bem famoso por contar a história fictícia de um hacker, mas ferramentas reais, o Mr. Robot.

    Além do Rubber Ducky outras categorias de gadgets que exploram essa falha da confiança cega dos computadores em teclados surgiram. Os USB Ninja, por exemplo, que imitam até mesmo o seu cabo de carregar o celular!

    USB Ninja imita um cabo comum de carregar o celular, mas ele na verdade tem um circuito embutido que permite executar um código remotamente, a partir desse momento ele muda a comfiguração e seu computador vai pensar que é um teclado, usando o mesmo conceito do Rubber Ducky.

    Assim como podem executar códigos em computadores, o Rubber Ducky e o USB Ninja também podem hackear o seu celular! Isso acontece pelo fato de que a porta de energia é a interface usada por técnicos e fabricantes para fazer configuraçoes nos aparelhos. Ela também é a porta de entrada para um USB Ninja ou Rubber Ducky ganharem acesso ao seu aparelho e tudo o que estiver nele. Ou para executar um comando para instalar uma porta de acesso que pode ser usada sempre que o hacker quiser, as famosas backdoors.

    E aí? Você jã conhecia o Rubber Ducky e o USB Ninja?

  • Como deixar o PC mais rápido ( Windows 10)

    Como deixar o PC mais rápido ( Windows 10)

    Se você precisa deixar seu Windows 10 mais rápido ou acabar com aquele bendito 100% de disco, vai gostar dessas dicas de como deixar o pc mais rápido.

    Mas uma delas vai exigir que você gaste um pouco, mas a melhora vai ser muito grande.

    Deixar o computador mais rápido é o que tudo mundo quer e muitas pessoas que atualizaram o computador para o Windows 10 estão tendo problema com 100% de disco sendo usado e com isso o computador fica lento. Mas com essas dicas você vai acelerar o desempenho do seu computador e deixa-lo mais rápido.

    Como deixar o Windows 10 mais rápido :

    Essas dicas servem para quase todas as versões do Windows e claro para computadores e notebooks. Mas demos atenção maior no Windows 10.

    Desativar a indexação

    O Indexador do Microsoft Windows Search (SearchIndexer.exe) é um serviço responsável por controlar a indexação dos arquivos e programas do Windows, para que sejam encontramos mais rápido no computador, mas isso gera processamento e pode deixar seu computador um pouco mais lento, então vamos parar a Indexação para deixar o PC mais rápido.

    No windows 10

    Clique no iniciar (Simbolo do Windows) e digite Opções de indexação, você verá no menu o programa, então clique nele.

    Opções de indexação

    Assim que abrir clique em Modificar.

    Depois vamos desativar todas as opções de indexação, para isso na parte superior onde está escrito  Alterar locais selecionados,desative todas as opções.

    Depois clique em Ok e depois em fechar.

    Windows 7

    No Windows 7 teremos que parar o serviço, para isso  aperte as teclas CTRL+SHIFT+ESC, será aberto do gerenciador de tarefas e clique na aba Serviços e procure o serviço Windows Search, clique em cima dele com o botão direito do mouse e vá para “Propriedades” e no campo “Tipo de inicialização” mude para “Desativado”.

    Windows Search, c

    Aplicativos em segundo plano

    Outra coisa que pode ajudar seu computador com Windows 10 ficar mais rápido é desativar aplicativos que executem em segundo plano. E issso é muito simples.

    Olha, você não tem ideia da quantidade de aplicativos que ficam consumindo algum recurso do seu computador. Para isso, vá em Configurações, clicando no simbolo do windows e na engrenagem, depois selecione Privacidade e depois Aplicativos em segundo plano, que fica no menu da esquerda.

    Lá você verá todos os aplicativos que fica funcionando no seu computador sem você usar ou saber, e claro que isso prejudica, para desativa-los, bastá clicar para eles não funcionarem em segundo plano. Dica : O App Relógio e Alarme não é o relogio do Windows (que fica no canto do seu monitor), então pode desabilitar sem problema.

    Na tela abaixo, existe forma de você desativar todos ao mesmo tempo, ou então, desative alguns que você considera menos importante, mantendo outros ativos.

    E se você puder adicione mais memoria RAM no seu pc ou notebook. Instalar um SSD e memoria não é uma tarefa muito difícil, mas para quem não sabe mexer bem com hardaware, é só levar o seu pc ou notebook para uma loja de informática que o pessoal faz a troca para você, sem você perder nada do seu computador.

    Limpar e desfragmentar o computador

    Outra coisa que você deve fazer é executar a limpeza de arquivos inúteis no computador para isso execute o limpeza de disco ou instala-e um programa de limpeza como Ccleaner, para executar o limpeza de discos basta clicar no simbolo do windows e digitar limpeza de disco ou no caso do Windows 7, clique em Iniciar, Todos os Programas, depois vá em Acessórios, Ferramentas do sistema e clique em Limpeza de disco.

    Depois de executar a limpeza faça a desfragmentação de disco, mas atenção para isso FECHE todos os programas que está usando. e Importante: feche todos os programas e tarefas que o seu Windows esteja executando e clique no simbolo do windows e digite Desfragmentador ou no windows 7 clique em iniciar, e no campo “Pesquisar programas e arquivos”, digite “Desfragmentador” e aperte enter. Selecione o disco C e execute o desfragmentador, isso demora um pouco.

    Se possivel faça esse processo de limpeza 1 vez ao mês

    HD SSD

    Mas se você quer mesmo deixar o PC mais rápido, invista em um HD SSD, o HD SSD é um HD em estado solido, diferente do HD normal que é um Disco Rígido, com isso ele é muito mais rápido. Ele vai mudar seu computador ou notebook. Ele esta custando em média R$ 300,00, mas vale cada centavo.

    Para fazer a troca é relativamente fácil para quem já meche com hardware, mas se você não tem segurança para isso, peça para um técnico de informatica fazer ou leve em um empresa de manutenção de computadores e não se preocupe que você não irá perder nenhuma dado. E vai deixar seu deixar o PC mais rápido.

    Outra coisa que pode ajudar é adicionar mais memória, mas isso é outro investimento, mas compensa.

  • Como escolher sua placa de vídeo

    Como escolher sua placa de vídeo

    E agora? Como escolher a placa de vídeo ideal para seu novo PC Gamer?

    Definitivamente, nos dias atuais, com inúmeros novos modelos de placa de vídeo fica muito difícil fazer a escolha mais acertada se tratando desse assunto.

    São tantos modelos, tantas especificações, tantas marcas. E ai você para e pensa “será que quantos mais memória melhor a placa?” ou então “quanto mais alto o preço, mais qualidade?” nem sempre, nem sempre…

    Existem vários pontos a se analisar antes de finalmente você escolher de fato, qual será a sua VGA.

    Primeiramente, qual é a função primordial de uma placa de vídeo? Literalmente falando, a função básica de uma placa de vídeo é exibir as imagens processadas pela CPU, onde será gerada as imagens que seus olhos irão ver na tela do computador, gráficos, efeitos visuais e etc.

    Os principais titãs do mercado de placas de vídeo hoje em dia, são as gigantes NVIDIA e AMD responsáveis pela criação dos chips gráficos internos das placas.

    Bom, sem mais delongas vamos aos quesitos fundamentais para uma boa escolha de placa de vídeo:

    Antes de mais nada, a pergunta fundamental é: “Qual será a finalidade do PC para você?”

    Podemos separar em 3 finalidades básicas que são Jogos, Design e Lazer.

    Se a finalidade principal for para jogos, podemos começar nossas pesquisas com os quesitos abaixo. Caso a finalidade principal seja para design, criação e projetos, é importante analisarmos os cuda cores onde será falado também nos tópicos abaixo. Caso o uso principal seja somente por lazer, recomenda se uma placa de vídeo que seja compatível com a resolução da TV para se obter o melhor desempenho.

    Bitts = O que são os bitts? Basicamente quando se fala de bitts, estamos falando da capacidade de processamento de dados de uma placa de vídeo, ou seja, vamos usar um exemplo de uma placa que possui 128 bitts. Isso significa que ela irá executar 2 x 2 x 2 x 2 …. (2 x 2 por 128 vezes) por segundo de cálculos

    Memória = A memória é responsável por armazenar todos esses cálculos e posteriormente disparar essas informações para os demais componentes da placa de vídeo e em seguida para a saída de vídeo, seja ela HDMI, seja DVI ou até mesmo a famosa saída VGA. Quanto maior a quantidade de memória, mais capacidade de armazenamento e entrega de informações a placa possui.

    Velocidade / Frequência = se tratando de memória da placa de vídeo essa informação aparece com a nomenclatura “DDR5” e essa informação representa a velocidade em que todos esses cálculos e processos são lidos e entregues no visor, ou seja, é onde se determina o quão rápido tudo isso acontece.

    Por exemplo, uma placa de vídeo de 128 bitts com 4gb de memória sendo DDR3 é infinitamente inferior a mesma placa de 128 bitts com 4gb mas que seja uma DDR5.

    Quando se fala em processamento do chip gráfico, importante analisar o clock do chip, afinal ele quem dá a velocidade de todo o processamento, afinal, assim com os processadores CPU, os processadores de placa de vídeo também possuem seus respectivos clocks.

    Em linhas gerais, as características que devem ser analisadas a primeiro momento, em sequência são:

    1º Lugar – Bitts

    2º Lugar – Frequência / Velocidade / Clock

    3º Lugar – Memória

    CUDA = É uma plataforma de computação paralela onde a principal função é possibilitar que o chip gráfico da placa de vídeo, ou seja, a GPU possa ser usada para executar determinadas tarefas com muito mais velocidade, explorando assim o máximo desempenho que a placa de vídeo pode oferecer. Importante ressaltar que a tecnologia CUDA pertence somente as placas de vídeo da NVIDIA.

    Essa tecnologia CUDA beneficia outras aplicações, diferentes do que se imagina que placa de vídeo deve ser estritamente para jogos, essa tecnologia oferece um ganho de desempenho para projetos, renderizações, modelagens etc.

    Basicamente a tecnologia CUDA é extremamente favorável em casos onde uma enorme quantidade de dados precisa ser calculada ao mesmo tempo.

    Então se a sua finalidade é para design, projetos, criação, renderizações. É muito importante que você saiba dessa informação e se a placa de vídeo possui uma boa quantidade de CUDA cores, pois ela facilitará e agilizará seus trabalhos.

    Veja em nosso site : Quem são os titãs da atualidade gamer?