Categoria: Biografia

Biografia de personalidades da área de tecnologia

  • Mini biografia: Steve Jobs

    Steven Paul Jobs nasceu em 24 de Fevereiro de 1955 na cidade de São Francisco, no estado da Califórnia. Desde criança mostrou que tinha uma inteligência fora do normal, além de uma rebeldia na mesma proporção. Definitivamente era contra a cultura tradicional, nadando contra a correnteza da conveniência e da acomodação. Adotado pelo casal Paul e Clara  Jobs, Steve teve uma boa infância, destacando-se pela capacidade intelectual logo nos primeiros anos escolares.

    Era altamente reconhecido por sua petulância e por achar que as regras não se aplicavam para ele, já que em muitos momentos de sua vida fez o inesperado, quebrando regras e arranjando inimizades em alguns momentos. Uma das características mais marcantes em Steve era o cuidado com que realizava seu trabalho, se concentrando nos detalhes, fazendo com que todas criações que participavam tivessem um toque de arte e um polimento visual único. Esse capacidade de querer que tudo fosse perfeito foi adquirida de Paul Jobs, mas certamente esteve mais presente em Steve por sua personalidade forte e amor ao design.

    Steve Jobs certamente tinha uma personalidade única. O famoso “campo de distorção da realidade” era na verdade a sua capacidade de enxergar o mundo à sua maneira, fazendo com que tudo a sua volta fosse exatamente (ou muito próximo) do que ele queria. Essa famosa característica presente nele também escondia uma pessoa que tinha a necessidade de mentir, já que em muitos momentos o campo de distorção da realidade era apenas a visão que ele gostaria de ter da história, apenas expandindo-o para as pessoas em sua volta.

    O campo de distorção da realidade acabou-se por tornar conhecido por seus funcionários (e aqueles que eram imunes sucediam-se muito bem no convívio com Jobs, ou tornavam-se inimigos mortais com ele). Graças ao campo, muitos produtos saíram à maneira Jobs de pensar, fazendo muito sucesso no mercado e colocando a Apple em um patamar acima de seus concorrentes.

    Não abordarei nessa mini biografia algum produto específico da Apple. O objetivo é fazer uma introdução à pessoa de Steve Jobs, alguns pontos de sua personalidade e alguns incidentes pelo qual passou, deixando um pouco de lado o outro Steve (nesse caso, o Steve Wozniak).

    Steve Jobs demonstrou muito cedo uma aptidão ao empreendedorismo e a controlar tudo aquilo que se envolvia. Praticamente todas as empresas e produtos que teve participação obtiveram o toque direto de Steve Jobs. Os computadores da Apple, na sua passagem pela NeXT, o período em que participou da Pixar e principalmente na sua volta para a Apple em meados de 1997. O campo de distorção de Jobs (em seu lado bom) fazia com que seus subordinados atingissem metas que com o uso do bom senso seriam praticamente impossíveis de serem atingidas, pois ele conseguia extrair um esforço sobre-humano das pessoas. Isso permitiu que muitos produtos saíssem do jeito que ele queria, obrigando os engenheiros das empresas por qual passou a inventar novas maneiras para adaptar os produtos que estavam fabricando. Essas superações da engenharia permitiram a criação de produtos inovadores e trouxeram ao mercado uma nova categoria de produtos, que além de funcionais, eram bonitos e se preocupavam em passar uma imagem de qualidade em um mundo que era dominado por produtos feios e pouco atraentes visualmente.

    Outra característica nos produtos tocados pelo campo de distorção da realidade de Jobs era a simplicidade. Todos os produtos da sua empresa deviam ser intuitivos e descomplicados, permitindo que até o usuário menos instruídos conseguissem utilizá-los com pouco tempo de adaptação. As interfaces eram desenhadas e redesenhadas inúmeras vezes buscando essa simplificação, sendo que tudo devia ser o mais limpo possível visualmente e agradável na utilização. Mais uma vez o mercado foi estremecido com produtos bonitos, potentes e que eram fáceis de usar.

    Jobs certamente não foi um gênio, mas sua contribuição para o mercado digital é impossível de ser medida. Graças a sua capacidade de saber gerenciar, motivar e despertar o desejo nas pessoas, ele colocou a Apple em um patamar diferenciado no mercado, para isso, levemos em consideração o fato de que ela começou na área de informática 30 anos atrás e hoje está envolvida na área musical (iTunes Store e iPod), telefonia (iPhone), livros (iBooks Store) e tablets (iPad). Também podemos usar como exemplo o fato de Jobs ter participado do sucesso da Pixar (área de animação digital) que promoveu uma grande evolução da animação digital no mundo todo.

    Essa mini biografia foi só uma introdução para a figura tão controversa quanto foi Steve Jobs. Procurei não me estender muito, pois existem inúmeras histórias dessa figura tão importante para o mundo da tecnologia. Quem quiser se aprofundar mais para conhecer Jobs (inclusive para ver que ele era tão humano quanto nós, cheio de defeitos e qualidades), pode ler a biografia oficial, que foi escrita por Walter Isaacson e mostra fielmente quem ele era. Jobs certamente foi uma pessoa que contribuiu muito para o mercado, estando sempre um passo a frente das outras empresas, ele nunca se contentou com a mesmice e certamente fará falta em um mundo onde algumas empresas estão simplesmente paradas no tempo. A frase que resume a sua vida e seus pensamentos é a mesma que abre sua biografia e faz com que a gente pense qual é o propósito de estarmos vivos. Jobs sempre buscou mudar o mundo na área que atuava e mesmo perto de sua morte não deixou de procurar fazer o melhor em suas criações. Esse é um exemplo a ser seguido por todos nós (os positivos, obviamente), para que possamos ser bem sucedidos em nossa vida profissional e quem sabe, se possível, mudar o mundo naquilo que fazemos.

    “As pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são aquelas que o mudam” – Comercial “Pense diferente” da Apple, 1997.

  • Biografia de Jeff Bezos – O homem por traz da Amazon

    Biografia de Jeff Bezos – O homem por traz da Amazon

    Jeff Bezos, fundador da Amazon, sempre esteve interessado em algo que podia ser revolucionado, veja como foi ess jornada lendo a biografia do homem mais rico do mundo.

    Ele sempre foi Intrigado com o espantoso crescimento no uso da Internet, Jeff criou um modelo de negócio novo, com entregas rápidas e eficiente.

    Em 1994 fundou a Amazon.com, Inc., agora a maior loja virtual do mundo que oferece serviços que os varejistas tradicionais não podem: preços mais baixos, a seleção oficial, e uma riqueza de informações sobre o produto, com depoimentos de leitores.

    A revista TIME o elegeu o “Man of The Year” de 1999: Jeff Bezos, na epoca um rapaz de 35 anos, com a Amazon.com, um dos mais revolucionários empreendimentos da história dos negócios. Conheça mais sobre o rei do comércio virtual.

    “O que nós queremos ser é completamente novo. Não existe nenhum similar analógico para o que a Amazon.com está se tornando.” Jeff Bezos

    Jeffrey P. Bezos nasceu em Albuquerque, Novo México. Sua mãe ainda estava na sua adolescência, e seu casamento com o pai durou pouco mais de um ano. Ela se casou novamente quando Jeffrey tinha quatro anos.

    Mike Bezos seu padrasto, nasceu em Cuba, ele fugiu para os Estados Unidos aos 15 anos, ele se casou com a mãe de Jeffrey, e a família se mudou para Houston, onde Mike Bezos tornou-se um engenheiro da Exxon.

    Os ancestrais maternos de Jeffrey foram os primeiros colonos no Texas, e ao longo das gerações adquiriram uma fazenda de 25.000 acres em Cotulla. Seu avô era um diretor regional da Comissão de Energia Atômica, em Albuquerque. Aposentou-se cedo, e mudou-se para a fazenda da família, onde Jeffrey passou a maior parte dos verões da sua juventude, trabalhando com seu avô na fazenda.

    Desde pequeno, Jeffrey exibida uma aptidão notável mecânica. Quando criança, desmontou seu berço com uma chave de fenda. Ele também desenvolveu intensos e variados interesses científicos, convertendo garagem de seus pais em um laboratório para seus projetos. Quando ele era adolescente, a sua família se mudou para Miami, na Flórida.

    Na escola secundária (2º grau) em Miami, Jeffrey se apaixonou por computadores. Era um estudante excepcional, e o orador oficial da turma. Ele entrou para a Universidade de Princeton, pensando estudar física, (nos EUA você entra na universidade estuda matérias básicas e depois escolhe efetivamente o curso que deseja), mas logo seu amor de computadores falou mais alto, e se graduou com uma licenciatura em ciência da computação e engenharia elétrica.

    Após a formatura, Jeff Bezos encontrou um emprego em Wall Street, onde a informática estava cada vez mais sendo utilizada para estudar as tendências do mercado. Passou a trabalhar na Fitel, que estava construindo uma rede para realizar comércio exterior.

    Ele permaneceu na esfera das finanças com o Bankers Trust (banco americano), subindo para uma vice-presidência. Na DE Shaw (empresa de investimentos), uma empresa especializada em desenvolver aplicações para o mercado de ações. Enquanto trabalhava na Shaw, Jeff conheceu sua esposa, Mackenzie, também graduada em Princeton.

    Foi promovido rapidamente na Shaw, tornando-se vice-presidente sênior, Jeff tinha pela frente uma brilhante carreira em finanças, quando fez uma descoberta que mudou sua vida e o curso da história dos negócios.

    Um dia de primavera, Jeffrey Bezos observou que a utilização da Internet estava aumentando muito m 2.300 por cento ao ano. Ele viu uma oportunidade para uma nova área de negócio, e imediatamente começou a considerar as possibilidades.

    biografia de Jeff Bezos da amazon

    De uma forma metódica, Bezos, verificou quais eram os 20 negócios mais bem sucedidos de entregas por catálogos via e-mail (muito comum nos EUA) e se perguntou o que poderia ser conduzido de forma mais eficiente através da internet do que pelos meios tradicionais.

    Os livros eram a mercadoria para a qual não havia nenhum catálogo global, porque qualquer catálogo assim seria muito grande para enviar por e-mail, portanto perfeito para a web, que poderia compartilhar um vasto banco de dados com um número praticamente ilimitado de pessoas.

    Ele voou para Los Angeles no dia seguinte para assistir a Convenção Americana Livreiros e aprender tudo o que podia sobre o negócio do livro (Beds in Dubai). Ele descobriu que as principais editoras já tinham arquivos eletrônicos de seus estoques.

    Tudo o que era necessário era ter um único local na Internet, onde o público comprador poderia procurar o estoque disponível e fazer pedidos diretamente. Bezos sabia que a única maneira de aproveitar a oportunidade era para entrar no negócio. Isso significaria sacrificar seu emprego seguro em Nova York, mas ele e sua esposa, Mackenzie, decidiram ir em frente.

    Jeff e Mackenize voaram para o Texas, para fundar a unidade em Seattle, onde eles teriam acesso fácil ao atacadista livro Ingram, e para o pool de talentos de informática, que seria necessário para a sua empresa. A empresa seria chamada de Amazon (Amazonas), em homenagem o rio Amazonas que é aparentemente interminável com os seus inúmeros afluentes.

    Eles se estabeleceram em uma casa de dois quartos, Jeff criou três microestações Sun, quando o site de teste foi instalado e funcionando, Jeff pediu a 300 amigos e conhecidos para testá-lo. O código funcionou perfeitamente em todas as plataformas. Em 16 de julho de 1995, Bezos abriu seu site para o mundo.

    Em 30 dias, a Amazon vendeu livros em 50 estados americanos e 45 países. Em setembro de 1995, teve vendas de U$ 20.000 por semana. Bezos e a sua equipa continuou a melhorar o site, com a introdução de inéditos recursos como um clique de compras, opiniões dos clientes, e verificação de compra por e-mail.

    O negócio cresceu mais rápido do que Bezos ou alguém tinha imaginado. Quando a empresa foi vender parte de suas ações na Bolsa em 1997, os céticos se perguntavam se a Amazon poderia manter a sua posição depois empresas pesos pesados como a Barnes and Noble e Borders entraram em cena da Internet.

    Dois anos mais tarde, o valor de mercado das ações da Amazon foi maior que a dos seus dois maiores concorrentes de varejo juntos e Jeff tinha dito aos seus primeiros investidores que havia uma chance de 70% de perderem todo seu dinheiro no investimento, para se ter uma ideia, seus pais assinaram um cheque de 300 mil dólares, uma parcela substancial de suas economias. “Nós não estávamos a apostar na Internet”, disse sua mãe.

    “Estávamos apostando em Jeff.” Até o final da década de 90, seis por cento dos acionistas da Amazon, estavam bilionários. Durante vários anos, um terço das ações da empresa estavam nas mãos de membros da família Bezos.

    A Amazon estava crescendo muito rápido, mas alguns analistas chamaram de “uma das mais inteligentes estratégias na história dos negócios.” Através de cada ciclo de expansão, Jeff Bezos continuamente enfatizou os “Seis Valores:. Obsessão do cliente, a propriedade intelectual, a rentabilidade, a frugalidade (desfrutar a virtude de obter um valor adequado para cada minuto da nossa energia vital e de tudo que usufruímos), contratação de talentos e inovação” .

    Jeff diz que “A nossa visão é ser a empresa mais centrada no cliente. O lugar onde as pessoas vêm para encontrar e descobrir qualquer coisa que quiser comprar online.” A Amazon passou a vender CDs de música, vídeos, brinquedos, eletrônicos e muito mais.

    Um dos centros de distribuição da Amazon. Empresa tem milhares de centros de distribuição pelo mundo.

    Em outubro de 2002, a empresa adicionou a venda de roupas para o seu line-up, através de parcerias com centenas de lojas, incluindo The Gap, Nordstrom, e Land’s End.

    A Amazon.com fechou 2006 com vendas anuais acima de US $ 10,7 bilhões. Amazon é hoje a maior varejista on-line da América, com quase três vezes mais vendas do o segundo colocado.

    Hoje, Jeff Bezos e Mackenzie vivem ao norte de Seattle, e são cada vez mais preocupados para atividades filantrópicas. “Doar dinheiro tem tanta atenção como a construção de uma empresa de sucesso”, ele disse.

    O sucesso da Amazon também tem permitido Bezos para explorar um interesse contínuo em viagens espaciais. Em 2004, fundou uma companhia aeroespacial, a Blue Origin, para desenvolver novas tecnologias para vôos espaciais.

    Em 2007, a Amazon lançou um dispositivo de leitura eletrônica chamado Kindle. Com o lançamento do Kindle, a Amazon rapidamente capturou 95% do mercado dos EUA para e-books. O primeiro grande desafio à supremacia do Kindle no mercado de e-book veio em 2010, quando a Apple introduziu o seu computador tablet IPAD, que também é projetado para uso como um dispositivo de leitura. Bezos respondeu agressivamente, o corte de preço no varejo do Kindle e adicionando novas funcionalidades. Um modelo funciona com Wi-Fi. O novo Kindle é mais fino e mais leve que seus antecessores, com maior duração da bateria, são mais fáceis de ler à luz do sol, e custar centenas de dólares menos do que o IPAD.

    Em meados de 2010, o Kindle e as vendas de livros eletrônicos atingiram 2,38 bilhões dólares, e as vendas da Amazon de livros eletrônicos bateram suas vendas em livro convencional.

    A Amazon de Jeff Bezos hoje

    A Amazon possui hoje mais de 25 mil funcionários. 90% dessa força de trabalho passam o dia escrevendo software, criando novas abordagens de venda, desenvolvendo mercados, compartilhando conhecimento como nunca se viu na história do varejo.

    Atualização : Fortuna de Jeff Bezos, CEO da Amazon, chegou a US$ 169 bilhões em 2021 segundo informações do The Verge.

    Leia em nosso site a biografia de Larry Page, fundador do Google

    E você quer ler a biografia de alguém ? Deixe a sua sugestão.

  • Mini Biografia : Qi Lu

    Toda segunda iremos trazer a biografia de alguma personalidade da área de tecnologia, hoje vamos aparsentar melhor o Sr. Qi Lu (pronuncia-se Chi-Lu) que é a mente criativa por trás do Bing,  suas inovações já assustam o Google, veja post anterior .

    Qi Lu trabalha para a Microsoft como o presidente do Grupo de Serviços Online.  Dr. Lu lidera os esforços da Microsoft em serviços de busca e publicidade online e todas as informações da empresa on-line e comunicação.  Para se ter ideia do seu poder na Microsoft, Qi  Lu se reporta diretamente ao CEO da Microsoft, Steve Ballmer.

    Qi Lu também trabalhou como vice-presidente executivo de engenharia para pesquisa e tecnologia de publicidade do Grupo no Yahoo, onde ele liderou os esforços de desenvolvimento em torno da busca do Yahoo e plataformas de monetização.  Antes de entrar para o Yahoo em 1998,  Lu era um membro de equipe de investigação da IBM Almaden Research Center (um dos oito laboratórios no mundo inteiro que fazem parte da IBM Research) . Antes disso, o Dr. Lu trabalhou na Universidade Carnegie Mellon, como Research Associate, e na Universidade Fudan, na China, como membro do corpo docente.

    Qi Lu  enfrenta grandes desafios desde que ele era um menino. Diante da perseguição durante a Revolução Cultural da China, seus pais o enviaram de sua casa em Shanghai para viver com seu avô em uma pequena cidade na província de Jiangsu, cinco horas de distância. Lu vivia sem eletricidade e saneamento básico, e era tão pobre que a carne era um luxo, somente uma vez por ano. Suas duas primeiras saídas para escapar da pobreza foram fechadas: Sua magreza o tirou de um emprego cobiçado na construção naval, e sua visão era muito fraca para passar nos requisitos para se tornar um físico.

    Estudou  Ciência da computação na Universidade Fudan, China, pensando que pudesse ajudá-lo a conseguir um emprego em uma fábrica. Em vez disso, depois de receber seu diploma de mestre, ele foi designado para um trabalho docente de U$ 10 por mês na Universidade Fudan  E em um fim de semana, uma tempestade o impediu de seu passeio semanal de bicicleta para visitar a casa de seus pais, então ele estava em seu dormitório quando um aluno bateu e insistiu com ele para assistir a uma palestra do professor da Carnegie Mellon, Edmund M. Clark, uma vez que tinha poucos alunos tinham aparecido . Impressionado com os questionamentos de Lu, Clark lhe ofereceu uma bolsa para ganhar seu doutorado, Em 1996, Lu se formou com um PhD em Ciência da Computação da Universidade Carnegie Mellon.

    Ao longo de sua carreira, ele ganhou uma reputação de ter um imenso conhecimento técnico e hábitos de trabalho incansável. Ele acorda às 3:00 da manhã na maioria dos dias, faz uma corrida de cinco milhas (um pouco mais de 8Km), e muitas vezes trabalha até às 22:00 hs ,  “Eu não sinto muito cansaço porque eu amo cada dia”, diz Lu, que é casado e tem dois filhos.

    Essas qualidades fizeram dele uma espécie de instituição no Yahoo, onde constantemente pressionado pela direção do Yahoo, pelos gastos na construção da infra-estrutura tecnológica necessária para manter o ritmo em busca. No final, fontes dizem que ele perdeu a fé na capacidade da empresa para fazer isso. Amit Kumar ex-engenheiro do Yahoo, Lu era “universalmente querido” em sua festa de despedida, camisetas foram distribuídas com os dizeres: “Trabalhei com Qi Lu E você?”

    Segundo Ballmer “Qi está aqui porque ele é absolutamente o melhor cara do planeta para gerir uma empresa de pesquisa.”

    Qi Lu tem prioridades e são definir a estratégias de longo prazo. Um de seus mantras: “Tenha sua cabeça acima das nuvens, mas os pés no chão”. Ele também está pressionando por mudanças para que o grupo de pesquisa tenha previsão de receitas no dia a dia ao invés de mensalmente, para reagir mais rapidamente ao que está funcionando.

    Lu quer que o seu grupo trabalhe mais estreitamente com a Microsoft Research assim as novas tecnologias podem ser integradas na busca. “Logo, as pessoas com telefones celulares serão capazes de falar termos de pesquisa, em vez de digitá-los” disse ele. Eventualmente, Lu diz que aqueles que procuram respostas será capaz de ir além dos limites de escrever algumas palavras em uma caixa retangular. “Este é apenas o primeiro passo em uma longa jornada”.

    Imagem : Peter Burrows