Os dados de acidentes de trânsito causados por desatenção, principalmente em decorrência do uso de celular ao volante, são cada vez mais alarmantes em todo o mundo. De acordo com uma pesquisa do departamento de direção geral de tráfico da Espanha, 4 milhões de motoristas espanhóis reconhecem que utilizam o aplicativo Whatsapp enquanto dirigem, e isso também é uma verdade no Brasil.
O problema é tão sério que a justiça considera como um criminoso doloso o motorista que atropela e mata alguém enquanto dirige falando ao celular. Quando usamos o telefone ao dirigir colocamos em perigo não só a nossa vida mas como a de todas as pessoas ao redor. O celular tira nossa atenção, o que resulta em reflexos mais lentos ao volante.
Para tentar combater esse ato perigoso, a agência belga ESA de Saint Luc Tournai criou uma campanha com peças impactantes que tocam no tema. A imagem de corpos cobertos, supostamente no necrotério, com uma etiqueta da rede social nos pés, dá o tom pesado do alerta. A arte está acompanhada da frase: “Twitter não tem lugar na estrada. O uso do telefone durante a condução é responsável por um entre cada 10 acidentes”.
Cinco dicas para dirigir com segurança
Reduza ao mínimo necessário o uso de equipamentos eletrônicos enquanto dirige
Mantenha sempre as duas mãos no volante
Sua cabeça deve estar 100% focada no ato de dirigir e no trânsito
Não deixe que horários a cumprir interfiram no seu modo de guiar
Permita que os sistemas de auxílio à condução cumpram seu papel (por exemplo, jamais desligue o controle de estabilidade)
Mas atitudes corriqueiras, como manter conversas sérias com passageiros ou olhar frequentemente no espelho retrovisor para ver o que as crianças estão fazendo no banco de trás, aumentam o risco de acidente em 15%; maquiar-se ou ajustar o nó da gravata pode triplicá-lo. Até mesmo divagar a respeito de questões pessoais e/ou profissionais ao volante tira perigosamente o foco da via e do trânsito. Por isso pense muito bem antes de usar o celular no transito.
Deixe um comentário