Dia: 6 de outubro de 2021

  • TIM Brasil, Ericsson e Qualcomm testam  o 5G Standalone

    TIM Brasil, Ericsson e Qualcomm testam o 5G Standalone

    A TIM Brasil, a Ericsson, a Motorola e a Qualcomm Technologies, Inc. anunciaram hoje mais um marco significativo para o futuro do 5G no Brasil e na América Latina, confirmando o suporte ao recurso Ericsson Carrier Aggregation (CA)* de rádio 5G entre as bandas FDD e TDD** no modo Standalone. 

    Os smartphones Motorola Edge 20 e Motorola Edge 20 pro equipados com Snapdragon® ™ 778G e 870 5G Mobile Platforms com Snapdragon X53 e X55 5G Modem-RF Systems, respectivamente, suportam o recurso 5G CA NR (Carrier Aggregation New Radio) em 5G Standalone e já estão disponíveis comercialmente no portfólio da TIM. Desta forma, operadoras têm a possibilidade de aumentar o desempenho do 5G utilizando diversos ativos de espectro, melhorando a capacidade e a performance de rede. O recurso poderá ser ativado comercialmente pela TIM após o processo licitatório do espectro 5G pela Anatel estar finalizado.

    O 5G CA amplia a cobertura de bandas TDD sub-6 GHz. O 5G CA também ajuda a melhorar as velocidades e a confiabilidade do 5G em condições de rádio desafiadoras – vital para as operadoras que desejam atender às demandas cada vez maiores de serviços e aplicativos com alto consumo de dados, permitindo que os consumidores tenham uma excelente experiência de streaming de vídeos e downloads mais rápidos.

    Este avanço significativo ressalta o progresso e o compromisso das empresas com o futuro do 5G na região, com adição de novas bandas através do processo da Anatel previsto para os próximos meses, e que resultará em maior capacidade e cobertura, proporcionando experiência incomparável aos usuários.

    A agregação de portadoras 5G sub-6 GHz dá às operadoras a possibilidade de aumentar o desempenho do 5G usando seus diversos ativos de espectro, permitindo-lhes melhorar a capacidade e o desempenho da rede, à medida que o 5G CA expande a cobertura das bandas sub-6 GHz TDD. A agregação 5G CA também ajuda a melhorar as velocidades 5G e a confiabilidade em condições de rádio desafiadoras – vital para operadoras que procuram atender às demandas crescentes de serviço e aplicativos de alto consumo de dados, permitindo aos consumidores ter uma ótima experiência de streaming de vídeo e downloads mais rápidos.

    A conexão de dados 5G NR CA SA foi estabelecida na rede comercial da TIM associada à sua rede experimental em 3,5 GHz, agregando espectro não contíguo nas bandas de 700 MHz (n28) e 3,5 GHz (n78), usando licença temporária de uso de espectro fornecida pela Anatel ) O desempenho do 5G NR CA foi concluído usando a infraestrutura 5G SA RAN da Ericsson, smartphones Motorola com Snapdragon 778G e 870 5G Mobile Platforms com Snapdragon X53 e X55 5G Modem-RF Systems.

    A agregação de portadoras 5G sub-6 GHz dá às operadoras a possibilidade de aumentar o desempenho do 5G usando seus diversos ativos de espectro, permitindo-lhes melhorar a capacidade e o desempenho da rede, à medida que o CA 5G expande a cobertura das bandas sub-6 GHz TDD.

    Os testes registraram resultados impressionantes de aumento da cobertura da banda n78 em relação ao n78 sem agregação. Além dos ganhos de cobertura, o 5G CA também permitiu que taxas de dados acima de 1,1 Gbps fossem atingidas.

    Os consumidores que adquirem os smartphones da Motorola (Motorola Edge 20 e Motorola Edge 20 pro) terão um equipamento que poderá ser atualizado via OTA (atualização de software over the air) para permitir o funcionamento do recurso CA NR em 5G SA, proporcionando uma experiência ainda mais rica na futura rede 5G da TIM.

    Fiore Mangone, Senior Director of Business Development da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda., diz: “Este é um marco significativo no que chamamos de “caminho do 5G”.  Uma vez que a TIM habilite a capacidade de agregação de portadoras 5G, os clientes da TIM e Motorola, proprietários dos modelos Moto EDGE 20 e Moto EDGE 20, que contam com as plataformas móveis Snapdragon 5G e os sistemas Modems-RF Snapdragon ™ RF 5G, já tem em mãos um produto preparado para funcionar no estado da arte da tecnologia 5G. A agregação de portadoras é um recurso importante na evolução das redes 5G para melhorar a capacidade do sistema, aumentar a confiabilidade em condições de sinal fracas e fornecer velocidades de pico mais altas – melhorando a experiência dos usuários em aplicativos existentes e permitindo novos casos de uso no futuro. A Qualcomm continuará trabalhando para explorar todo o potencial da tecnologia 5G e trazer experiências 5G de forma pioneira aos consumidores brasileiros.”

    * Agregação de Portadoras: Tecnologia para combinar múltiplas bandas de espectro agregando portadoras componentes (CC). O aprimoramento do throughput é alcançado através do aumento resultante da largura de banda

    ** Time-Division Duplex e Frequency-Division Duplex

  • Como criar uma empresa de consultoria em ti

    Como criar uma empresa de consultoria em ti

    Hoje, sabe-se que a tecnologia faz parte da vida das maiorias das pessoas, e faz parte do cotidiano das empresas, sendo o braço direito uma vez que traz diversas vantagens, facilidades e funcionalidades. 

    A consultoria em TI tornou- se uma parte importante de todo esse processo, nesse sentido, um profissional autônomo de TI ou uma empresa de consultoria em TI presta serviços aos seus clientes nessa área.

    Ademais, o consultor de TI pode ajudar os clientes a escolher e efetivar um software de gestão adequado, acompanhar as atividades da empresa, reestruturar a administração da área interna, propor soluções, orientar a empresa, auxiliar no planejamento de projetos, desse modo, processos são otimizados, custos e erros reduzidos. 

    Se você quer saber a importância de uma consultoria de TI, não deixe de ler o artigo.

    Do que se trata a consultoria em ti?

    A consultoria em TI é a prestação de serviços estratégicos em TI, de maneira que a instituição contratante pode obter vantagens com especialidades técnicas do setor de TI.

    Nesse sentido, os serviços de consultoria de TI, podem ajudar no acompanhamento das atividades da empresa, no planejamento de projetos, tomadas de decisões, onde erros são reduzidos e custos minimizados. 

    Além disso, os profissionais de TI são experientes, então identificam soluções, realizam recomendações e respondem às necessidades apresentadas pelos clientes. 

    Desse modo, uma empresa que está utilizando a tecnologia para automatizar seus processos, adquirir facilidades no dia a dia e acompanhar as tendências de mercado para entregar melhores serviços e produtos, não pode sair comprando ou instalando recursos tecnológicos ao acaso.

    É necessário entender as necessidades da empresa, o que seu sistema comporta, então, o profissional perfeito para essas situações são os consultores de TI, que vão auxiliar em todo esse processo.

    Também é possível indicar os melhores recursos para aquela empresa e sistema, treinar a equipe ou profissionais que vão utilizar esses novos recursos, quando necessário e mais.

    O que faz um consultor de TI?

    Cada empresa tem o seu setor de atuação e necessidades, desse modo, as atividades do consultor de TI, vão depender dessas variáveis, mas podemos citar:

    • Estuda a realidade e cenário atual da empresa, os critérios e dependências para um projeto dar certo;
    • Ajuda a detalhar ou no escopo no período de pré-instalação;
    • Recomenda o sistema certo para atender as demandas da empresa;
    • Orienta e acompanha a implementação;
    • Presta suporte para manutenção, busca melhorar os resultados e performance da instituição, de acordo com as finalidades estratégicas;
    • Treina os profissionais ou equipe envolvidos com a implementação do novo sistema.

    Tipos de consultoria em TI

    Os tipos de consultoria em TI, são:

    Offshore

    A offshore é uma consultoria em TI vinda de outros países, ou seja, ocorre a distância. Muitas vezes, por ser uma mão de obra mais barata, é escolhida pelas empresas.

    Onshore

    A onshore é uma consultoria em ti, onde a empresa contrata profissionais do próprio país, com a finalidade de estar próximo do consultar, a comunicação ocorre de forma simples, evita conflitos culturais e facilita visitas presenciais eventuais.

    Nearshore

    A Nearshore é uma consultoria em TI, onde a empresa contrata profissionais de outros países para reduzir os custos, contudo, de países que falem o mesmo idioma. 

    Como abrir uma empresa de consultoria em TI

    Estude o mercado onde você irá atuar e defina um planejamento de negócios

    É necessário estudar o mercado onde você irá atuar para abrir uma empresa de consultoria em TI, visto que existem diferentes serviços e formatos de empresa de TI. 

    Além disso, após estudar o mercado que você deseja trabalhar é, é necessário definir seu planejamento de negócios: como você vai atuar, presencial ou online, apenas na sua cidade ou na região, e entender o mercado que você se inserir, as necessidades das empresas que você pretende trabalhar, se elas contam com um setor de TI maduro, quais as demandas dessas instituições.

    Por último, no planejamento de negócios é preciso determinar o valor dos seus serviços incluindo todos os custos necessários como equipamentos usados e manutenção dos mesmos, aluguel, impostos, assim como, definir o nicho de atuação, e nesse processo estudar seus concorrentes para trazer algo novo, inovador e chame a atenção de novos clientes.

    Busque certificações

    Para abrir uma empresa de consultoria em TI é necessário ter conhecimentos sobre a área de atuação, e quanto mais você buscar e adquirir certificações, mais expertise no assunto você terá, consequentemente irá demonstrar profissionalismo, atualizar seus conhecimentos. 

    Ademais, busque cursos, eventos no setor é sempre bom estar por dentro das novidades do mercado, principalmente em um mercado de constantes mudanças e atualizações rápidas como o da Tecnologia da Informação.

    A área de Tecnologia da Informação tem inovações, mudanças e novas ferramentas com frequência, porque é um mercado promissor, que se destaca é totalmente necessário atualmente, onde a tecnologia está presente em quase todos os setores de uma empresa, se não todos eles, então, o profissional da área que não busca novos conhecimentos constantes, fica para trás.

    Desenvolva uma identidade comercial

    A identidade comercial é a primeira impressão que o cliente terá de você, então, se você mostra uma identidade visual e uma apresentação dos serviços prestados por você interessante, metade do caminho foi percorrido.

    Ademais, sua marca deve ser apresentada de forma consistente em todos os aspectos, desde a identidade visual ao papel timbrado das suas faturas.

    Atente-se aos seus recursos financeiros

    Ao abrir um negócio de consultoria em ti, é necessário administrar bem o dinheiro, isso vale para qualquer negócio ou empresa, então, inicialmente invista no que realmente é necessário para seu negócio e não deixe de acompanhar o uso do seu dinheiro, quanto está entrando, quanto está saindo.

    Persista

    Um negócio não dá certo do dia para a noite, é necessário firmeza e persistência, pois inicialmente, você terá que conseguir clientes, se destacar no mercado para ficar conhecido, além disso, para se destacar e conseguir crescer é preciso buscar sempre novos conhecimentos, prestar serviços de qualidade, ou seja, ser um ótimo profissional de TI.