Hoje, sabe-se que a tecnologia faz parte da vida das maiorias das pessoas, e faz parte do cotidiano das empresas, sendo o braço direito uma vez que traz diversas vantagens, facilidades e funcionalidades.
A consultoria em TI tornou- se uma parte importante de todo esse processo, nesse sentido, um profissional autônomo de TI ou uma empresa de consultoria em TI presta serviços aos seus clientes nessa área.
Ademais, o consultor de TI pode ajudar os clientes a escolher e efetivar um software de gestão adequado, acompanhar as atividades da empresa, reestruturar a administração da área interna, propor soluções, orientar a empresa, auxiliar no planejamento de projetos, desse modo, processos são otimizados, custos e erros reduzidos.
Se você quer saber a importância de uma consultoria de TI, não deixe de ler o artigo.
Índice
Do que se trata a consultoria em ti?
A consultoria em TI é a prestação de serviços estratégicos em TI, de maneira que a instituição contratante pode obter vantagens com especialidades técnicas do setor de TI.
Nesse sentido, os serviços de consultoria de TI, podem ajudar no acompanhamento das atividades da empresa, no planejamento de projetos, tomadas de decisões, onde erros são reduzidos e custos minimizados.
Além disso, os profissionais de TI são experientes, então identificam soluções, realizam recomendações e respondem às necessidades apresentadas pelos clientes.
Desse modo, uma empresa que está utilizando a tecnologia para automatizar seus processos, adquirir facilidades no dia a dia e acompanhar as tendências de mercado para entregar melhores serviços e produtos, não pode sair comprando ou instalando recursos tecnológicos ao acaso.
É necessário entender as necessidades da empresa, o que seu sistema comporta, então, o profissional perfeito para essas situações são os consultores de TI, que vão auxiliar em todo esse processo.
Também é possível indicar os melhores recursos para aquela empresa e sistema, treinar a equipe ou profissionais que vão utilizar esses novos recursos, quando necessário e mais.
O que faz um consultor de TI?
Cada empresa tem o seu setor de atuação e necessidades, desse modo, as atividades do consultor de TI, vão depender dessas variáveis, mas podemos citar:
- Estuda a realidade e cenário atual da empresa, os critérios e dependências para um projeto dar certo;
- Ajuda a detalhar ou no escopo no período de pré-instalação;
- Recomenda o sistema certo para atender as demandas da empresa;
- Orienta e acompanha a implementação;
- Presta suporte para manutenção, busca melhorar os resultados e performance da instituição, de acordo com as finalidades estratégicas;
- Treina os profissionais ou equipe envolvidos com a implementação do novo sistema.
Tipos de consultoria em TI
Os tipos de consultoria em TI, são:
Offshore
A offshore é uma consultoria em TI vinda de outros países, ou seja, ocorre a distância. Muitas vezes, por ser uma mão de obra mais barata, é escolhida pelas empresas.
Onshore
A onshore é uma consultoria em ti, onde a empresa contrata profissionais do próprio país, com a finalidade de estar próximo do consultar, a comunicação ocorre de forma simples, evita conflitos culturais e facilita visitas presenciais eventuais.
Nearshore
A Nearshore é uma consultoria em TI, onde a empresa contrata profissionais de outros países para reduzir os custos, contudo, de países que falem o mesmo idioma.
Como abrir uma empresa de consultoria em TI
Estude o mercado onde você irá atuar e defina um planejamento de negócios
É necessário estudar o mercado onde você irá atuar para abrir uma empresa de consultoria em TI, visto que existem diferentes serviços e formatos de empresa de TI.
Além disso, após estudar o mercado que você deseja trabalhar é, é necessário definir seu planejamento de negócios: como você vai atuar, presencial ou online, apenas na sua cidade ou na região, e entender o mercado que você se inserir, as necessidades das empresas que você pretende trabalhar, se elas contam com um setor de TI maduro, quais as demandas dessas instituições.
Por último, no planejamento de negócios é preciso determinar o valor dos seus serviços incluindo todos os custos necessários como equipamentos usados e manutenção dos mesmos, aluguel, impostos, assim como, definir o nicho de atuação, e nesse processo estudar seus concorrentes para trazer algo novo, inovador e chame a atenção de novos clientes.
Busque certificações
Para abrir uma empresa de consultoria em TI é necessário ter conhecimentos sobre a área de atuação, e quanto mais você buscar e adquirir certificações, mais expertise no assunto você terá, consequentemente irá demonstrar profissionalismo, atualizar seus conhecimentos.
Ademais, busque cursos, eventos no setor é sempre bom estar por dentro das novidades do mercado, principalmente em um mercado de constantes mudanças e atualizações rápidas como o da Tecnologia da Informação.
A área de Tecnologia da Informação tem inovações, mudanças e novas ferramentas com frequência, porque é um mercado promissor, que se destaca é totalmente necessário atualmente, onde a tecnologia está presente em quase todos os setores de uma empresa, se não todos eles, então, o profissional da área que não busca novos conhecimentos constantes, fica para trás.
Desenvolva uma identidade comercial
A identidade comercial é a primeira impressão que o cliente terá de você, então, se você mostra uma identidade visual e uma apresentação dos serviços prestados por você interessante, metade do caminho foi percorrido.
Ademais, sua marca deve ser apresentada de forma consistente em todos os aspectos, desde a identidade visual ao papel timbrado das suas faturas.
Atente-se aos seus recursos financeiros
Ao abrir um negócio de consultoria em ti, é necessário administrar bem o dinheiro, isso vale para qualquer negócio ou empresa, então, inicialmente invista no que realmente é necessário para seu negócio e não deixe de acompanhar o uso do seu dinheiro, quanto está entrando, quanto está saindo.
Persista
Um negócio não dá certo do dia para a noite, é necessário firmeza e persistência, pois inicialmente, você terá que conseguir clientes, se destacar no mercado para ficar conhecido, além disso, para se destacar e conseguir crescer é preciso buscar sempre novos conhecimentos, prestar serviços de qualidade, ou seja, ser um ótimo profissional de TI.