Pular para o conteúdo

Portão automático – saiba corretamente como cuidar e conservar

portão automático

Contar com um bom portão automático seja na sua residência, seja na sua empresa lhe trará diversos benefícios, desde segurança, beleza para sua residência, até praticidade; entretanto para que este mecanismo não lhe cause problemas maiores é importante que você mantenha uma rotina de cuidados para que o mesmo se mantenha bem conservado durante anos e anos, até mesmo porque ninguém quer chegar em casa após um dia de trabalho e se deparar com seu portão eletrônico travado e não querendo abrir, não é mesmo? Confira neste artigo como cuidar e conservar e o portão automático.

Instalação de um portão automático

Para realizar a instalação de um portão automático em sua residência você primeiramente deverá levar em consideração alguns aspectos:

  • Avalie os custos e veja se realmente vale a pena, lembre-se de que a instalação de um portão eletrônico você precisara de equipamentos como motores, peças, acessórios e dependendo do seu tipo de portão será necessário trocá-lo.
  • Analise o espaço disponível em volta do portão, esse espaço irá determinar qual tipo de sistema eletrônico será o mais adequado para sua residência;
  • Analise os diferentes tipos de portões eletrônicos e veja qual se adequa melhor com sua residência ou com suas necessidades, entre os portões eletrônicos mais comuns nós encontramos: deslizante, pivotante e basculante.

Vantagens do portão eletrônico

Entre as principais vantagens de se adquirir um sistema de portão eletrônico podemos citar:

Praticidade: Com um portão automático você ao chegar em casa não precisará descer do seu automóvel para abrir o portão, caso você receba visitas ou precise apenas abrir o portão para alguém não precisara sair de dentro de casa (muito útil em dias de chuva por exemplo), etc. tais fatos além de aumentarem a praticidade também tornam seu dia a dia muito mais cômodo.

Aumento da segurança: O maior destaque para a segurança do portão automático se é notado para quando se chega na residência com um carro, diminuindo as chances de você ser assaltado ou até mesmo roubado uma vez em que não precisará deixar seu veículo sozinho e ter o trabalho de abrir o portão; o próprio portão automático em si se torna um item de segurança para o imóvel uma vez em que o mesmo não possui tantas brechas para possíveis aberturas/arrombamentos.

Versatilidade: Existem diferentes tipos e modelos de portões eletrônicos como já visto a cima, desta forma você poderá pesquisar e encontrar aquele que melhor se adequar a sua residência, não apenas no quesito funcionalidade, mas também beleza, tendo em vista sua grande variabilidade de opções.

Cuidados com o portão automático

Ótimo, uma vez em que você já conhece um pouco sobre os diferentes tipos de portões automáticos e sabe de suas vantagens, está na hora de saber como cuidar do mesmo no dia a dia e o conservar para prolongar a vida útil do mesmo.

É claro que o primeiro passo para ter um portão automático bem conservado é contar que o mesmo seja feito de um material de qualidade não é mesmo? Para garantir a obtenção de um portão adequado e que não irá lhe deixar na mão conte com uma boa serralheria, escolha o modelo, material e forma adequada e então você estará pronto para automatiza-lo.

  • Lubrificação: Certifique-se de periodicamente lubrificar as peças de seu portão, garantindo que as mesmas sempre estejam com seu melhor desempenho; a lubrificação evitará problema mecânicos como os travamentos.
  • Opte pelo contrato de manutenção: A empresa que realizar a instalação do sistema eletrônico de seu portão provavelmente contará com alguns planos de manutenção, indo desde mais simples como visitas anuais até mais abrangentes; é importante que você mantenha um, mesmo que opte pelo mais simples.
  • Cuide do automatizador: O automatizador é o responsável por fazer seu portão funcionar, por isso o mesmo vem acompanhado por uma “carcaça”; evite impactos no mesmo, uma vez em que o quebrar as chances de chuva e até o sol causarão problemas na funcionalidade de seu portão.

Excelente, agora você já possui conhecimento suficiente para realizar a escolha e como conservar seu portão eletrônico com o passar dos anos, lembre-se que quanto mais cuidado tiver com o mesmo mais sua vida útil irá aumentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *