Dia: 22 de novembro de 2022

  • Ideias de qual coifa escolher para a casa

    Ideias de qual coifa escolher para a casa

    Aos amantes da cozinha, nada melhor do preparar deliciosas refeições para família ou petiscos para os amigos, mas sabemos melhor do ninguém que como tudo na vida existem os prós e contras  cozinhar.

    O cheiro de fumaça e fritura é o principal motivo para muita gente não querer arriscar ou inovar as receitas, porém a boa notícia é que dá para cozinhar tudo que gosta sem precisar se preocupar com o cheiro, isso graças a invenção da coifa.

    A coifa funciona como uma espécie de ‘’sugador’’ de odores como a fumaça e gordura, além de eliminar os cheiros ela ainda renova o ar e impede que ele vá para outros cômodos da casa, além de preservar melhor o fogão, já que o acumulo de gordura será mínimo.

    Para te ajudar com a importância tarefa de escolher a coifa, vamos te mostrar três  sugestões para escolher qual a melhor para sua casa, acompanhe!

    Coifa

    Coifa é uma estrutura colocada acima do fogão, ela atua eliminando o ar quente de frituras, vapores ou mesmo fumaça através de uma chaminé, o diferencial desse equipamento é que sua ação é mecânica, ou seja, ela suga o odor e a fumaça e o direciona para a região externa da casa. 

    Realizado esse processo o ambiente volta ao normal ficando praticamente imperceptível qualquer tipo de odor. O material desse equipamento é todo feito em alumínio justamente para concentrar reservas de gordura que foram ‘’filtradas’’.

    A instalação da coifa é bastante complexa tanto pelo tubo de acesso (duto) instalado para jogar o ar fora, quanto pelo espaço que ocupará. A indicação de ter uma coifa deve ser considerado alguns fatores como:

    • O espaço da cozinha, precisa bem grande.
    • Se a cozinha é planejada, já que por ser um equipamento grande é indicado ser instalado junto ao armário da cozinha.
    • Alto custo de instalação. 

    Toda via a aquisição de uma também é vantajosa, pois atua melhor no processo de deixar o ambiente limpo, possui inúmeros modelos de escolha, limpeza fácil e variados modelos de instalação.

    Depurador

    Outra opção bem requisitada e utilizada nas cozinhas é o depurador. Ele funciona quase da mesma forma que a coifa, também elimina o cheiro de fumaça e gordura, mas o que difere é seu sistema aspira o ar, filtra ele e depois o devolve renovado ao ambiente.

    Através de um filtro de carvão, o ar passa por lá e funciona como um purificador, isso explica porque o mesmo volta ‘’limpo’’ voltando ao ambiente tratado. A instalação de um depurador é indicado para cozinhas pequenas, porém a instalação é fácil e tem um custo menor. Lembrando que depurador é instalado na parede (teto).

    Para manutenção, deve-se trocar o filtro periodicamente, ou seja, demandará mais atenção para não deixar o filtro entupir de gordura, o que prejudicaria muito na utilização, já que não terá o efeito desejado.

    Por se tratar de uma opção de mercado mais em conta, a durabilidade e eficácia também são reduzidas, mas isso não impede de adquirir um excelente produto.

    Exaustor

    Já o exausto é um dos equipamentos mais antigos, desde muito tempo vemos em filmes,diversas cenas onde ele aparece. Sua função é a mesma das duas acima: elimina o ar quente e a fumaça do ambiente, porém, a sua ação é um pouco diferente das anteriores, pois o ar é substituído pelo ar frio da região externa. 

    Ou seja, sai o ar quente da cozinha e entra o ar de fora, deixando o ambiente com menos cheiros de gordura e fumaça. Através de uma espécie de ventilador (esses comuns que temos em casa com hélice), ele puxa o ar da cozinha quente para cima e empurra para fora, isso explica o ar ‘’novo’’ que entra no ambiente.

    Ao contrário da coifa e do depurador, o exaustor não tem filtro, ou seja, muita sujeira e gordura é acumulada conforme vai usando, portanto a frequência de limpeza é bem maior.

    O exaustor é indicado para qualquer cozinha, e sua instalação é muito mais econômica e fácil, porém devemos alertar que a sua eficácia é bem menor considerada as anteriores.

    Agora você já sabe como funciona cada uma das opções que apresentamos, basta ver o seu orçamento e o espeço disponível e escolher a usa.

  • Panela de pressão elétrica explode ? Confira o guia completo

    Panela de pressão elétrica explode ? Confira o guia completo

    Uma das maiores dúvidas que permeiam a cabeça de muita gente quando se fala de panela de pressão é: será que ela explode? Será que  pode ir ao fogão? 

    Para sanar todas a dúvidas e tranquilizar o uso dela, confira logo abaixo as principais dúvidas já esclarecidas para você usar sua panela com total segurança.

    Afinal, a panela de pressão elétrica é segura? 

    Independente se é elétrica ou não, muita gente tem medo de manusear uma panela de pressão, contudo, o equipamento é sim bastaste seguro. Tecnicamente falando ela é mais segura porque ela é equipada com algumas tecnologias como controle e sensores de segurança. Outro ponto importante é que você pode programar o tempo dela, então, se caso ocorrer de esquecer, pode se tranquilizar pois ela desligará sozinha.

    Além disso existem vários outros dispositivos de segurança que equipam a panela como a tampa de travamento, dispositivo antientupimento, válvula de alívio de pressão e termostato. Como pode ver, segurança é o que não falta na panela de elétrica.

    Panela de pressão elétrica cozinha diferente da convencional?

    A resposta é não: ambas cozinham exatamente da mesma forma, a diferença entre as duas é que uma usa como base o fogão e a outra somente a eletricidade. Os alimentos ficam idênticos quando cozinhados.

    Outra dúvida bastante comum é se a panela elétrica pode ir ao fogo, então já salva esse artigo para nunca mais esquecer. A panela de pressão elétrica jamais pode ir ao fogão, isso além do prejuízo enorme que teria, ela não foi projetada para ir ao fogão, então logo ela derreterá se você fizer isso.

    E a capacidade dela, é igual a da convencional?

    Essa é uma resposta bem complexa, pois isso varia, justamente porque as panelas de pressão convencionais tem a capacidade maior do que as elétricas. Contudo, pode haver sim modelos elétricos com capacidade igual a uma convencional. 

    Independente do tamanho ou o modelo que escolher é sempre importante respeitar o limite de água e os alimentos para não causar danos ao equipamento com vazamentos viu?

    Panela de pressão pode explodir ?

    Com certeza essa é a maior dúvida dos usuários de panela de pressão. Em resumo, sim, ela pode explodir apesar de ser bem difícil de ocorrer, mas existem alguns fatores que comprometem e podem contribuir com acidentes domésticos, veja: 

    • Pode ocorrer a explosão se a válvula de pressão estiver entupida;
    • Com algum pano por cima;
    • Tentar abrir a panela antes de toda a pressão sair

    Como podemos ver, é notável que a maioria dos acidentes acontece por falha humana, então com cuidados simples como uma boa higienização da tampa, borracha e válvula tudo fica perfeitamente seguro e o manuseio, tranquilo.

    Panela de pressão gasta muita energia? 

    Essa pergunta certamente é que mais mexe com o bolso, afinal essa é a maior preocupação de quem tem ou quer ter uma. E sim, gasta energia consideravelmente a depender do consumo. Como exemplo, se você pegar a potência dela de 900W, ela vai gastar 0,9 kw por hora ligado, ou seja, dá 0,67 por hora dela ligada então se você utiliza bastante tenha em mente que o valor pode sim subir na conta, contudo,  com o preço do gás a conta fica equilibrada.

    Vale a pena investir no modelo elétrico?

    Se vale a pena ou não, essa é uma pergunta que varia muito do que cada pessoa busca. Contudo, é um produto que traz total praticidade, é super segura e econômica. Isso vale principalmente para pessoas que não tem habilidade com a panela de pressão tradicional e querem um produto de fácil manuseio. Quanto ao preço o mesmo costuma ser costuma variar entre R$400,00 a R$1.400,00, mas é um produto com alta durabilidade que não tao cedo te fará substituir por outra.