panela de pressao eletrica

Panela de pressão elétrica explode ? Confira o guia completo

Uma das maiores dúvidas que permeiam a cabeça de muita gente quando se fala de panela de pressão é: será que ela explode? Será que  pode ir ao fogão? 

Para sanar todas a dúvidas e tranquilizar o uso dela, confira logo abaixo as principais dúvidas já esclarecidas para você usar sua panela com total segurança.

Afinal, a panela de pressão elétrica é segura? 

Independente se é elétrica ou não, muita gente tem medo de manusear uma panela de pressão, contudo, o equipamento é sim bastaste seguro. Tecnicamente falando ela é mais segura porque ela é equipada com algumas tecnologias como controle e sensores de segurança. Outro ponto importante é que você pode programar o tempo dela, então, se caso ocorrer de esquecer, pode se tranquilizar pois ela desligará sozinha.

Além disso existem vários outros dispositivos de segurança que equipam a panela como a tampa de travamento, dispositivo antientupimento, válvula de alívio de pressão e termostato. Como pode ver, segurança é o que não falta na panela de elétrica.

Panela de pressão elétrica cozinha diferente da convencional?

A resposta é não: ambas cozinham exatamente da mesma forma, a diferença entre as duas é que uma usa como base o fogão e a outra somente a eletricidade. Os alimentos ficam idênticos quando cozinhados.

Outra dúvida bastante comum é se a panela elétrica pode ir ao fogo, então já salva esse artigo para nunca mais esquecer. A panela de pressão elétrica jamais pode ir ao fogão, isso além do prejuízo enorme que teria, ela não foi projetada para ir ao fogão, então logo ela derreterá se você fizer isso.

E a capacidade dela, é igual a da convencional?

Essa é uma resposta bem complexa, pois isso varia, justamente porque as panelas de pressão convencionais tem a capacidade maior do que as elétricas. Contudo, pode haver sim modelos elétricos com capacidade igual a uma convencional. 

Independente do tamanho ou o modelo que escolher é sempre importante respeitar o limite de água e os alimentos para não causar danos ao equipamento com vazamentos viu?

Panela de pressão pode explodir ?

Com certeza essa é a maior dúvida dos usuários de panela de pressão. Em resumo, sim, ela pode explodir apesar de ser bem difícil de ocorrer, mas existem alguns fatores que comprometem e podem contribuir com acidentes domésticos, veja: 

  • Pode ocorrer a explosão se a válvula de pressão estiver entupida;
  • Com algum pano por cima;
  • Tentar abrir a panela antes de toda a pressão sair

Como podemos ver, é notável que a maioria dos acidentes acontece por falha humana, então com cuidados simples como uma boa higienização da tampa, borracha e válvula tudo fica perfeitamente seguro e o manuseio, tranquilo.

Panela de pressão gasta muita energia? 

Essa pergunta certamente é que mais mexe com o bolso, afinal essa é a maior preocupação de quem tem ou quer ter uma. E sim, gasta energia consideravelmente a depender do consumo. Como exemplo, se você pegar a potência dela de 900W, ela vai gastar 0,9 kw por hora ligado, ou seja, dá 0,67 por hora dela ligada então se você utiliza bastante tenha em mente que o valor pode sim subir na conta, contudo,  com o preço do gás a conta fica equilibrada.

Vale a pena investir no modelo elétrico?

Se vale a pena ou não, essa é uma pergunta que varia muito do que cada pessoa busca. Contudo, é um produto que traz total praticidade, é super segura e econômica. Isso vale principalmente para pessoas que não tem habilidade com a panela de pressão tradicional e querem um produto de fácil manuseio. Quanto ao preço o mesmo costuma ser costuma variar entre R$400,00 a R$1.400,00, mas é um produto com alta durabilidade que não tao cedo te fará substituir por outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *