Sabe aquelas propagandas que vemos na televisão indicando serviços que podem ser acessados por nossos smartphones para comprar e vender pela internet sem complicação?
“desapega, desapega…” ou ainda “uma maneira fácil e descomplicada de vender”
Saiba que nem tudo são flores e, sim, há complicação!
No dia a dia, seja em nossa vida privada ou profissional, convivemos com diferentes tipos de pessoas, umas boas, outras nem tanto.
Pois bem, o intuito deste texto, não é denegrir os aplicativos de negócios de compras e vendas pela internet, existem pelo menos uma dezena deles disponíveis nas lojas de aplicativos do Google e também da Apple.
A crítica aqui vai para o uso incorreto desses aplicativos.
Termos de uso do aplicativo, LEIA!
Sempre leia os termos de uso do aplicativo a ser usado para a sua compra ou venda. Esse termo de uso pauta a utilização do aplicativo escolhido. Sim, é chato, é extenso, mas sem ler você fica exposto a pequenos e até grandes contratempos na hora de fazer negócio.
Achei o produto!
Leia atentamente o resumo do produto e sua descrição completa. Havendo divergência pergunte. Os aplicativos e sites de compra e venda, sempre disponibilizam um meio de contato com o vendedor.
Não respondem minha dúvida
Fique esperto, se você faz uma pergunta e o vendedor demora para te dar a resposta, imagina então para enviar o produto. Fique alerta!
Qualificação do Vendedor
A atenção aqui deve ser grande, alguns serviços indicam a qualificação do vendedor, se é bom ou ruim, se entrega rápido ou não e, ainda, exibe comentários de outros compradores.
Índice
Use a plataforma! SEMPRE!
Geralmente os problemas ocorrem quando a negociação começa dentro da plataforma e em seguida por falta de conhecimento, pressa ou até mesmo malandragem, a pessoa segue com a negociação fora da plataforma ou acredita em falsos emails.
Uma vez fora da plataforma, não há mais o amparo da mesma para aquela negociação de compra e venda.
Um exemplo disso é o interessado enviar o email ou número de whatsapp nos comentários do produto pedindo para que o vendedor entre em contato por aquele contato indicado. PARE! não faça isso. NUNCA! A não ser que você queira ser passado para trás!
Usei a plataforma e tive problema ?
Como citei no início desta publicação, “convivemos com diferentes tipos de pessoas, umas boas, outras nem tanto”. E é aí que está o problema, não pense você que somente quem compra pode ser lesado, quem vende também pode.
Existem quadrilhas especializadas nesse segmento. Vendem produtos que não existem, tentam comprar produtos e até mesmo compram. Vamos comentar esses métodos.
Dicas de segurança para comprar e vender
Vai comprar, salve as telas, se possível grave!
Você pode comprar um produto e receber outro, ou até mesmo não receber produto algum.
Então a dica para que você consiga resolver rapidamente este caso é, quando for receber sua encomenda, pegue seu smartphone e comece a gravar, grave tudo, sem cortes, peça ajuda, abra a caixa e verifique o produto.
Caso tenha alguma divergência você terá prova e poderá ter seu dinheiro devolvido.
Vai vender, salve as telas, se possível grave!
O contrário também acontece. Você pode vender um produto. Reforço aqui, utilize somente o sistema disponibilizado pela plataforma. Troque mensagens somente pelo aplicativo ou site.
Para uma venda segura, isso é importantíssimo.
Vendeu?! Aguarde o e-mail do sistema (aqui podem haver emails falsos, como resolver isso?). Ao receber o e-mail dizendo que seu produto foi vendido, faça o login no sistema e verifique pelo painel de controle se a venda foi realmente realizada.
Feito isso, entre em contato com o comprador através do chat do próprio sistema, precisa que seja enviado um comprovante, ou uma nota fiscal, qualquer documento que seja, faça somente pelo sistema, não troque e-mails, não use o whatsapp.
Tudo certo até aqui? Então faça a impressão das etiquetas de envio e despache o produto via correio. Atenção aqui! Vai embalar o produto? Grave tudo!
Existem pessoas que compram os produtos, pagam, seguem todos os processos, mas ao receber o produto, entram com reclamação dizendo não ter recebido o que compraram ou pior, dizem que o produto está com problema ou defeito.
Neste caso existem ferramentas dentro do sistema para bloquear o pagamento do vendedor, então neste caso a gravação vale para você provar que enviou o produto correto e que o mesmo estava funcionando até a hora dele entrar na caixa.
Então sim, grave o produto funcionando até ele ser lacrado na caixa. Só dessa forma você terá tranquilidade para fazer sua venda.
Diga não ao “jeitinho brasileiro”
Isso é um câncer, confesso me sentir ofendido com tal expressão. Procuro fazer tudo da maneira correta, espero que no mínimo a pessoa do outro lado faça o mesmo. Mas a confiança está em baixa em nosso país.
Então temos que nos resguardar da melhor forma possível.
As dicas acima valem para os aplicativos de compra e venda entre pessoas. Mas você pode usar essas dicas para toda e qualquer negociação de compra e venda feita na internet.
Até grandes lojas possuem problemas de logística, problemas esses que as lojas só identificam quando o mesmo aparece.
Logo, é bom fazer o mesmo, salve as telas com as descrições dos produtos, preços e formas de pagamento para que não haja problema algum.
Espero ter auxiliado você com essas dicas.
Você tem receio de comprar pela internet? Já comprou e teve algum problema? Conte seu caso! Deixe um comentário.
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