Alunos do sertão do Rio Grande do Norte criam telhas com gesso e palha de coqueiro que resfriam mais do que argila

telha

Três estudantes do 3º ano do Ensino Médio Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros, em Currais Novos, no sertão do Rio Grande do Norte, desenvolveram telhas com gesso e palha de coqueiro que é mais eficiente do que os produtos de argila, comuns no mercado e ainda ajuda o meio ambiente.

O projeto é finalista do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Como a telha é feita ?

A telha é feita por água, cola, gesso, palha de coqueiro e pó de madeira, além da utilização de garrafa PET para moldar as telhas. Os jovens começaram a trabalhar no projeto no ano passado e fizeram ajustes para avançar mesmo com o desafio do isolamento social.

Para comparar o funcionamento com as telhas comuns, construíram em seus quintais duas estruturas de tijolos, com cerca de 60 cm de altura cada uma. Em uma, foi colocado o produto com argila e, na outra, o material sustentável.

Currais Novos tem 45 mil habitantes em uma região que é bem quente por isso os alunos pensaram em criar uma telha sustentável uma solução mais eficiente e com materiais que causem menores danos ao meio ambiente.

“Os alunos realizaram as medições das temperaturas frequentemente ao longo do dia e constaram que a telha de material reciclável deixa a temperatura do ambiente 2ºC mais baixa do que as telhas comuns. As novas telhas também foram aprovadas no teste de imersão na água por 24h, para detectar quanto elas absorviam”, contou Vanessa Cristina de Medeiros Silva, professora de química da Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros.

Prêmio Respostas para o Amanhã

O projeto de telhas sustentáveis desenvolvido em Currais Novos é um dos finalistas da edição atual do Prêmio Respostas para o Amanhã. Todos os 10 contemplados já recebem mentoria online desde setembro, quando foram definidos os 20 semifinalistas, e continuarão com esse apoio contínuo no desenvolvimento da proposta até o anúncio dos vencedores, em 19 de novembro.

Mesmo em um cenário atípico de distanciamento social, o programa atraiu 1749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes somente nesta sétima edição brasileira. Os temas mais explorados foram educação, infraestrutura urbana ou rural (com soluções para mobilidade e acessibilidade) e saúde (projetos envolvendo bem-estar, alimentação e combate à fome). Ao todo, foram avaliados 521 projetos, sendo 202 (38,8%) da região Sudeste, 174 (33,4%) do Nordeste, 81 (15,5%) do Norte, 37 (7,1%) do Centro-Oeste e 27 (5,2%) do Sul.

Iniciativa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã está no Brasil desde 2014, envolvendo, ao longo de sete edições, 162.906 estudantes, 15.803 professores e 5.036 escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. O programa faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, que busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação.

O programa conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

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