vicio em celular

Acabe com o vício em celular com estas cinco dicas poderosas

Quantas vezes por dia você mexe no seu celular? Cada vez que pega o seu smartphone, mexe em quantos aplicativos? Quantas horas do seu dia você gasta com isso? E o que você poderia estar fazendo se não estivesse com o aparelho nas mãos naquele momento?

Pode ser que você não tenha respostas exatas para estas perguntas, mas dificilmente você dirá que é a pessoa mais controlada do mundo com o tempo que dedica ao seu smatphone. 

Aqui, separamos dicas poderosas para você seguir, caso queira acabar com o seu vício no celular.

Primeiramente, faça uma autoavaliação a partir dos tópicos abaixo. Quanto mais tópicos se encaixarem na sua vida, maior é a sua necessidade de aplicar nossas dicas.

Entenda como sua vida pode ser impactada pelo uso excessivo de celulares:

  • A qualidade de suas conversas presenciais diminui
  • Sua memória de curto prazo fica prejudicada
  • Seu padrão de sono muda para pior, já que você passa um tempão checando seu celular antes de dormir e até mesmo no meio da noite, quando você acorda para ir ao banheiro, beber água ou algo do tipo
  • Você fica mais ansioso
  • Você engorda, pois já não se exercita como antigamente. Afinal, não precisa nem ir buscar um pão na padaria, já que pode pedir suas compras através de aplicativos
  • Você não consegue ir a lugar nenhum sem levar seu celular

Agora que você já tem uma ideia de como o vício no celular pode prejudicar sua vida, listamos cinco dicas para que você equilibre melhor o tempo que dedica ao aparelho.

1. Reserve um dia inteiro para ficar longe do celular

Muitas pessoas adotam esta medida para reduzir o hábito de mexer em seus celulares, pois ela lhe ajuda a entender que o celular não é algo tão imprescindível para a vida quanto parece. É só uma questão de readequação. 

2. Use uma experiência de 30 dias para redefinir seu uso.

Aqui, estamos falando de hábitos. A partir do passo anterior você vai começar a redefinir uma nova maneira de olhar para o seu celular. A partir disto, você criará novas regras, que serão estendidas para todos os dias da semana em que você estiver com o celular por perto. Serão regras para que você não caia na tentação de desbloqueá-lo o tempo todo. 

3. Use aplicativos para reforçar o autocontrole.

Existem aplicativos para quase todos os problemas da vida. Existem, inclusive, alguns aplicativos criados especialmente para nos ajudar a limitar nosso tempo em nossos dispositivos.

Se fizer uma pesquisa na internet, encontrará vários apps. Um deles é o Screen Time, através do qual você pode gerenciar o tempo que passa utilizando os aplicativos do seu celular, como Facebook, Instagram e outros. É perfeito para que você entenda quais são as atividades que mais te roubam tempo.

4. Não carregue seu telefone perto da sua cama.

Deseja saber a melhor maneira de manter seus filhos longe de seus telefones? Não permita que eles carreguem seus telefones no quarto.

Deseja conhecer uma ótima maneira de evitar o telefone? Não carregue seu celular no seu quarto.

Muitos dos efeitos negativos do uso excessivo do smartphone (sono ruim, comunicação prejudicada e intimidade) podem ser eliminados simplesmente mantendo o aparelho fora do cômodo em que você dorme. 

5. Altere as configurações do seu telefone.

Desligue notificações; defina as cores da tela para preto e branco; remova da tela inicial os aplicativos que causam mais distração, como as redes sociais; defina uma senha mais longa para o desbloqueio da tela, assim você vai automaticamente ficar incomodado com a dificuldade em acessar seus aplicativos; use o modo avião com mais frequência, especialmente se estiver precisando de concentração extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *