“Segundo autoridades, cibercriminosos mobilizaram robôs para disparar mensagens em massa com informação falsa de que o aplicativo estava com problemas, divulgando o conteúdo enganoso de que o aplicativo apresentava problemas para a visualização do saldo do benefício.”
O auxílio emergencial foi criado para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade durante a pandemia do novo coronavírus e que atendam aos seguintes requisitos:
Esteja desempregado ou exerça atividade na condição de:
- Microempreendedores individuais (MEI);
- Contribuinte individual da Previdência Social;
- Trabalhador Informal;
- Pertença à família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00);
- E seja cidadão maior de 18 anos, ou mãe com menos de 18;
No mês de junho, foi identificado uma tentativa criminosa onde disparava e-mails falsos com a informação de que a Caixa estaria mudando o aplicativo de pagamento do Auxílio Emergencial, com intuito de zerar o saldo no aplicativo.
“Este golpe imitava as mensagens institucionais do banco para solicitar o recadastramento de usuários em uma plataforma falsamente associada ao Auxílio Emergencial. Os e-mails eram elaborados para passar a impressão de uma situação urgente, com ameaças de que se o procedimento não fosse realizado o aplicativo do usuário seria bloqueado.”
“Para evitar este tipo de golpe, é necessário ficar atento ao endereço da página web, pois geralmente, o domínio de instituições governamentais, como a Caixa, conta com a terminação gov.br.”
Os golpes têm data e hora marcada para acontecer, conclui o general Oliveira Freitas, Assessor Especial de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI). A véspera do pagamento dos auxílios é o ápice dos registros de tentativa de fraudes no Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).
Para garantir sua segurança na web, não clique em links suspeitos, na dúvida, NÃO CLIQUE! Em caso de e-mails bancários, se achar suspeito e muito urgente, entre em contato com seu banco por telefone para saber um pouco mais sobre este e-mail, mas não clique no link solicitado e fique atento ao remetente.
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