Saiba como proteger seus arquivos

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

O caso  atriz Carolina Dieckmann esta repercutindo até hoje, suas fotos nuas segundo a ONG Safernet  tiveram pelo menos 8 milhões de acessos únicos.  Mas como alertamos anteriormente esse problema que a atriz passou , levanta os cuidados que devemos ter com nossos arquivos digitais.

Mas que cuidados são esses? O que fazer para que textos, fotos e vídeos íntimos fiquem bem guardados?

“A única forma de proteger seus arquivos sensíveis é a criptografia”, diz Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil. Programas que fazem isso embaralham o conteúdo de arquivos, que só se tornam compreensíveis por meio de senha.

Outra coisa que pouca gente sabe: apenas arrastar um arquivo para a lixeira não o apaga do disco. Para isso é necessário um software do tipo triturador, que escreve informações sobre o bloco do HD que abrigava o dado.

“Se você quer guardar dados sensíveis no computador, precisa seguir algumas práticas importantes de segurança”, diz Fábio Assolini, analista da Kaspersky Lab.

Dicas para sua proteção :

1 – Criptografia é a principal maneira de garantir que terceiros não terão acesso aos seus arquivos, o que significa embaralhar as informações dentro deles. Somente com uma senha é possível torn-a-los comprrensíveis novamente.

Programa gratuito que recomendamos : TrueCrypt

2 – Crie senhas fortes com pelo menos 8 caracteres e sempre misture letras, números e se possível símbolos como @ e $ e utilize a sua senha  somente para um serviço, pois caso seja descoberta somente esse serviço será afetado, ex não utilize sua senha do MSN no Facebook.

3 – Perguntas alguns serviços sempre pedem um resposta para alguma pergunta “secreta”, tome cuidado, pois você pode deixar pistas da sua resposta na redes sociais. Ex Qual o nome do meu animal de estimação

4 – Limpe seu lixo, não basta esvaziar a lixeira pois os dados ainda ficam no HD, utilize programas que destroem o lixo, como o CCleaner

5 – Use HD externo, tem arquivos importantes, não deixe no seu aparelho e sim em HD externos que podem ficar guardados com você e caso seu computador seja invadido, seus dados não estarão lá. Uma boa opção de HD Externo aqui

8 – Antivus Sempre mantenha seu Antivirus atulizado, existem bons programas gratuiros como o AVG e o Microsoft Security Essentials

9 – Cuidado com o Phishing lembre-se que empresas não pedem informações importantes como senhas, ou atualizações por e-mail. SEMPRE desconfie de e-mail prometendo mundos e fundos e principalmente nunca confie em e-mail de atualizações de bancos, na duvida ligue para seu gerente.

10 – Cuidados com telefones celulares, PDAs e outros aparelhos com bluetooth, manter o bluetooth do seu aparelho desabilitado e somente habilite-o quando for necessário e fique r atento às notícias, principalmente àquelas sobre segurança, veiculadas no site do fabricante do seu aparelho; aplicar todas as correções de segurança (patches) que forem disponibilizadas pelo fabricante do seu aparelho.

Com informações da Folha.com

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais