Aposto que ao menos uma vez na vida seja por descuido ou mesmo por falta informação você já colocou o isopor dentro do micro-ondas para esquentar algo não é mesmo? Pois bem, pare agora! Colocar recipiente de material de isopor não pode e vamos te explicar o porquê, mas antes entenda como funciona o micro-ondas.
Índice
Entenda sobre o funcionamento do microondas
Entender como funciona qualquer eletrodoméstico ou mesmo algum mecanismo ajuda a manter a vida útil do equipamento e também evitar acidentes. O microondas funciona simplesmente em energia elétrica convertida em ondas. Essas ondas superaquecem fazendo com que o alimento se cozinhe sozinho através do calor gerado. É por isso que nota-se uma diferença enorme entre alimentos feitos no microondas e alimentos fritos ou assados.
Afinal, porque não pode isopor no microondas?
O isopor em contato com as ondas eletromagnéticas do microondas liberam toxinas que são prejudiciais à saúde como o estireno (é a toxina que libera esse material quando o isopor é aquecido), e outro fator também muito importante é que, como o microondas capta as ondas antes de chegar ao alimento, se usado um material como o isopor dependendo do tempo colocado para aquecer, o mesmo pode derreter, portanto como explicado, nada de colocar isopor no microondas.
Então, o que pode ser colocado no microondas?
Para esquentar ou preparar sua refeição com segurança escolha os utensílios certos como:
- Refratários de vidro;
- Vidros comuns;
- Louça;
- Porcelana;
- Plástico polipropileno;
- Cerâmica;
- Formas de silicone;
- Papel toalha ou guardanapo;
E o que não pode ser colocado no microondas?
Agora veja materiais que não devem ser colocados de forma alguma no seu microondas:
- Papel alumínio (este material tem potencial para superaquecer o microondas fazendo com que ele solte faíscas comprometendo a vida útil do seu eletrodoméstico);
- Utensílios de cozinha: garfo, faca e colher – de forma alguma coloque para aquecer junto ao microondas, o metal em contato com a radiação que as ondas emitem pode explodir o seu aparelho;
- Papel comum (sulfite) – pode incendiar o eletrodoméstico;
Ou seja, para garantir sua segurança evite qualquer material de metal, e mesmo que o seu microondas seja o modelo grill (potência para grelhar os alimentos), fique sempre atento ao material que colocará lá dentro.
Confira agora dicas para usar o seu microondas
Sempre quando precisamos descongelar ou esquentar alimentos de forma mais rápida pensamos no microondas. De fato, ele é muito mais rápido e prático também, mas, se não usado da forma correta o efeito pode ser justamente o inverso, demorar ou mesmo queimar os alimentos. Veja algumas dicas abaixo para usar corretamente o seu microondas:
- Se for descongelar alguma peça de carne, vá sempre iniciando o timer de tempos em tempos e nunca um tempo só de uma vez. Dessa forma você consegue ver como está o processo e evita por exemplo, de queimar algumas partes.
- Alimentos como sopas e caldos devem sempre ser aquecidos em recipientes próprios ou seja, de profundidade mais funda para não correr o risco de transbordar conforme o equipamento aquece;
- Para garantir que o alimento está cozinhado por inteiro, sempre cubra com alguma tampa (própria para microondas) ou mesmo com papel toalha.
- Alimentos com uma textura mais espessa como: peças de frango, de carne, hamburguers devem ser virados de lado a lado para acompanhar o cozimento e garantindo que o alimento não fique cru.
Garanta muitos anos de uso do seu microondas
A melhor forma de garantir que o seu microondas dure por muitos anos além das nossas dicas de recipientes corretos para usar, também é importante manter a limpeza diária ou seja, usou para aquecer qualquer coisa, já passe um pano úmido (sem produto) em toda parte interna.
Outra super dica é sempre manter em um local seco, arejado e apropriado para o uso para evitar quedas e garantir a praticidade e durabilidade do mesmo.
Deixe um comentário