BeiDou : China lançou o último satélite do sistema rival do GPS

0

A China acabou de lançar o último satélite do BeiDou (BDS) o sistema de navegação da China que é rival do amplamente usado GPS americano.

Com esse lançamento a China completou sua rede de satélites para o BeiDou funcionar no mundo todo. BeiDou é o nome dado em chinês ao conjunto das sete estrelas mais brilhantes da constelação Ursa Maior. A ideia de desenvolvê-lo tomou forma nos anos 1990, em função do interesse dos militares chineses em deixar de depender do GPS.

Depois de vários dias de especulações, o diretor-geral do Departamento de Navegação por Satélite da China (CSNO), Ran Chengqi, confirmou à agência Efe que o último Beidou-3 sairia hoje da base de Xichang anexado ao foguete “Longa Marcha 3B”.

O BDS tornará a rede de comunicações militares mais segura e os sistemas de armas mais precisos, evitando os riscos advindos do uso de recursos controlados por um eventual inimigo. Alguns de seus serviços, como os voltados ao controle de tráfego marítimo e à mitigação de efeitos de desastres já estão sendo utilizados por cerca de 120 países, como diz a imprensa chinesa. Os primeiros usuários foram o Paquistão e a Tailândia

A alta precisão do Beidou distingue este sistema de outros sistemas de navegação. A margem de erro é de apenas 10 centímetros em comparação com 30 cm do sistema americano GPS. A sua maior largura de banda permitirá transmitir vídeo e grandes volumes de informação. Outra vantagem do sistema é que permite a combinação de serviços de comunicação com serviços de geolocalização. Cerca de 200 países já mostraram interessa em obter tecnologias BDS.

Será que o BeiDou irá tirar o posto do GPS ?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais