Pular para o conteúdo

Você sabe os riscos de usar o Faceapp ?

faceapp

O Faceapp voltou contudo essa semana, mas você sabia que ele é criado pela empresa russa Wireless Lab, que usa inteligência artificial para deixar as fotos mais novas, envelhecer ou para ver como ficaria no sexo oposto.

Mas qual o problema, você deve estar pensando. O problema é que os criadores do app podem estar aproveitando e criando  uma grande base de dados de rostos, na teoria autorizada pelos usuários, e isso pode afetar sua segurança.

De acordo com o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fabio Assolini, o FaceApp não possui nenhum item malicioso. No entanto, pelo fato de o reconhecimento facial ser uma tecnologia usada principalmente para a autenticação de senhas, o usuário deve ter bastante cuidado ao compartilhar sua imagem com terceiros.

Temos que entender essas novas maneiras de autenticação como senhas, já que qualquer sistema de reconhecimento facial disponível a todos pode acabar sendo usado tanto para o bem quanto para o mal“; alerta o especialista.

A política de privacidade do aplicativos informa que usa ferramentas de terceiros, mas não informa o que fazem com os dados fornecidos dos usuários.

Na política de privacidade, a companhia informa que “usamos ferramentas de análise de terceiros para nos ajudar a medir o tráfego e as tendências de uso do serviço. Estas ferramentas reúnem informação enviada pelo seu dispositivo ou pelo nosso serviço, incluindo as páginas web que visita, add-ons, e outra informação que nos ajude a melhorar o serviço.”

O advogado Michael Bradley disse ao ABC News que, assim como muitos serviços que vêm de graça, é preciso tomar. “Qualquer um que tenha colocado seu rosto [em uma plataforma] online com seu nome e outros dados de identificação – por exemplo, qualquer pessoa com um perfil de rede social ou site – já está muito vulnerável a ser capturado digitalmente para futuros usos de reconhecimento facial”

Então pessoal, sempre que baixar um aplicativo desses lembre-se disso e comece a se preocupar mais com sua segurança. E claro sempre deixe um antivírus nos seu celular.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *