Como diminuir a ansiedade rapidamente

0

Sofrer por antecipação, ter palpitações ou falta de ar antes de um compromisso, imaginar mil possibilidades e sentir que está perdendo o controle de algo. Esses são alguns sintomas da ansiedade, transtorno que atinge  cerca de 264 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas como identificar a ansiedade como transtorno e quais as formas de diminuir a ansiedade?

 Assim como qualquer doença, para um diagnóstico exato, é muito importante que a pessoa passe pela análise de um psiquiatra. 

Quando os sintomas são repetitivos e contínuos, esse pode ser um indicativo. Contudo, é importante saber que algumas situações da vida podem trazer um quadro natural de ansiedade – como um evento, uma apresentação ou uma entrevista de emprego.  De qualquer forma, é importante exercitar o autocontrole para que essa doença não atrapalhe a rotina de uma pessoa. Quer saber mais sobre isso?

Leia mais e confira 3 dicas para amenizar a ansiedade!

Observe os limites e peça ajuda

A ansiedade é considerada como um transtorno quando as emoções passam dos limites. Se você é do tipo de pessoa que não consegue dormir quando tem um compromisso importante no dia seguinte ou sente que fica tão ansioso (a) a ponto de não conseguir resolver suas tarefas diárias, esse é um sinal que a coisa está fugindo do controle.  Ao perceber que algo está errado, não hesite em pedir ajuda. Você pode procurar profissionais como psiquiatras  e terapeutas que sejam especializados no assunto.

Faça atividade física ajuda e muito a diminuir a ansiedade

exercicios para ansiedade

Caminhar, correr e exercitar o corpo são coisas que também ajudam a mente a se reorganizar. No caso da ansiedade, por exemplo,  é comprovado cientificamente que a caminhada ajuda a reduzir os sintomas. O alívio da sensação de ansiedade ocorre porque quando a pessoa caminha, o cérebro libera endorfina – substância que é responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.   Ou seja: quando a tensão é reduzida,  a tendência é a ansiedade baixar também. Uma pesquisa publicada no jornal New York Times revelou que  quando uma pessoa faz 10 minutos de exercícios leves por dia, o humor muda imediatamente. Por isso, fazer atividade física é bom para:

  • Melhorar a função da memória;
  • Ativar partes do cérebro que liberam substâncias para relaxar;
  • Melhorar a capacidade de concentração.

Busque organização da sua casa e vida

Há quem diga que  um quarto bagunçado reflete a mente do dono. E de certa forma isso não está totalmente errado. Pessoas bagunceiras acabam se perdendo facilmente na rotina e isso pode acelerar os sintomas de ansiedade. Para uma vida leve, busque mais organização. Isso te ajuda a otimizar o tempo e controlar os sintomas da doença de forma natural.

Gostou das dicas?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais