Pular para o conteúdo

Como diminuir a ansiedade rapidamente

  • por
diminuir a ansiedade

Sofrer por antecipação, ter palpitações ou falta de ar antes de um compromisso, imaginar mil possibilidades e sentir que está perdendo o controle de algo. Esses são alguns sintomas da ansiedade, transtorno que atinge  cerca de 264 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas como identificar a ansiedade como transtorno e quais as formas de diminuir a ansiedade?

 Assim como qualquer doença, para um diagnóstico exato, é muito importante que a pessoa passe pela análise de um psiquiatra. 

Quando os sintomas são repetitivos e contínuos, esse pode ser um indicativo. Contudo, é importante saber que algumas situações da vida podem trazer um quadro natural de ansiedade – como um evento, uma apresentação ou uma entrevista de emprego.  De qualquer forma, é importante exercitar o autocontrole para que essa doença não atrapalhe a rotina de uma pessoa. Quer saber mais sobre isso?

Leia mais e confira 3 dicas para amenizar a ansiedade!

Observe os limites e peça ajuda

A ansiedade é considerada como um transtorno quando as emoções passam dos limites. Se você é do tipo de pessoa que não consegue dormir quando tem um compromisso importante no dia seguinte ou sente que fica tão ansioso (a) a ponto de não conseguir resolver suas tarefas diárias, esse é um sinal que a coisa está fugindo do controle.  Ao perceber que algo está errado, não hesite em pedir ajuda. Você pode procurar profissionais como psiquiatras  e terapeutas que sejam especializados no assunto.

Faça atividade física ajuda e muito a diminuir a ansiedade

exercicios para ansiedade

Caminhar, correr e exercitar o corpo são coisas que também ajudam a mente a se reorganizar. No caso da ansiedade, por exemplo,  é comprovado cientificamente que a caminhada ajuda a reduzir os sintomas. O alívio da sensação de ansiedade ocorre porque quando a pessoa caminha, o cérebro libera endorfina – substância que é responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento.   Ou seja: quando a tensão é reduzida,  a tendência é a ansiedade baixar também. Uma pesquisa publicada no jornal New York Times revelou que  quando uma pessoa faz 10 minutos de exercícios leves por dia, o humor muda imediatamente. Por isso, fazer atividade física é bom para:

  • Melhorar a função da memória;
  • Ativar partes do cérebro que liberam substâncias para relaxar;
  • Melhorar a capacidade de concentração.

Busque organização da sua casa e vida

Há quem diga que  um quarto bagunçado reflete a mente do dono. E de certa forma isso não está totalmente errado. Pessoas bagunceiras acabam se perdendo facilmente na rotina e isso pode acelerar os sintomas de ansiedade. Para uma vida leve, busque mais organização. Isso te ajuda a otimizar o tempo e controlar os sintomas da doença de forma natural.

Gostou das dicas?

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *