Como emitir CRLV digital ? – Aprenda passo a passo!

O CRLV digital é a versão eletrônica do documento veicular e fica armazenada no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que também reúne a CNH Digital e está disponível para Android e IOS.

Assim como outros, o Detran-GO, em parceria com Ministério das Cidades, Denatran e Serpro, lançou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital.

Assim, os dois documentos de porte obrigatório no trânsito já podem ser apresentados a partir de um dispositivo móvel. Os detrans do Distrito Federal, Ceará e Rondônia já aderiram à tecnologia.

Dessa forma, tudo fica mais fácil em seu cotidiano, sem ter que carregar vários documentos juntos de uma única vez. Portanto, caso queira aprender a como emitir CRLV digital Detran GO, acompanhe-nos até o final de nosso conteúdo e deixe um comentário caso possuir alguma dúvida.

Vamos lá, leia conosco!

Como emitir CRLV digital

Conforme mencionado, emitir sua CRLV Digital é essencial para não ter que ir até o Detran, sendo assim, a visita até o órgão fica restrita a outras situações, como a consulta de multas e IPVA no Detran Goiás.

Abaixo, vamos lhe especificar do que você precisa ter em mãos, além de todo o processo necessário para conseguir emitir seu CRLV Digital.

O que você precisa?

Antes de saber como emitir CRLV digital é necessário saber que antes do processo de emissão, você precisa estar com a sua documentação em dia.

Isso porque o CRLV digtal não pode ser emitido se você não cumprir com algumas das especificações necessárias para obtê-lo.

A única especificação até então, é que para emitir CRLV digital, o licenciamento do ano anterior já precisa estar quitado.

Portanto, caso você tenha débitos em relação ao licenciamento do veículo em relação ao ano anterior, é necessário quitá-lo junto a unidade do Detran mais perto de você.

Continue lendo conosco e aprenda a como emitir CRLV digital Detran GO!

Como emitir CRLV Digital

Mas, e como fazemos para emitir o documento? É bem simples e vamos lhe ensinar o passo a passo, leia:

  • Primeiro, baixe o aplicativo da CNH Digital, Carteira Digital de Trânsito (CDT) em sua loja de aplicativos;
  • O app está disponível para sistemas Android e iOS, na Google Play Store e Apple Store;
  • Em seguida, faça seu cadastro com sua CNH;
  • Logo após, clique na opção CRLV Digital para emiti-la;
  • O próximo passo é informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT);
  • E pronto, assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do documento veicular traz todas as informações de sua versão impressa. Além disso, permite exportação em arquivo PDF, ai é só imprimir, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma situação que exija o documento autenticado.

Agora, se você prefere imprimir o documento para tê-lo em mãos, o procedimento é simples, você pode acessar o CRLV e compartilhar o pdf ou pode ser feito pelo Portal de Serviços do Denatran.

Como se cadastrar no aplicativo da CNH Digital

Mas, e como fazemos o cadastro no aplicativo? Por aqui, não há muito o que errar.

A única necessidade é ter acesso a internet nos primeiros acessos, e logo após usar sua

CNH para fazer o registro no app. Basta seguir as dicas do próprio app e em pouco tempo terá acesso a sua CNH digital!

Como fazer a transferência de veículo ATPV-e

Para fazer a transferência os veículos que possuem o CRLV-e em formato digital, devem fazer a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e), o proprietário deverá solicitar junto ao Detran, presencialmente ou por meio de algum canal de atendimento digital, a expedição do documento de transferência, informando os dados do comprador.

O Detran então irá disponibilizar a ATPV-e preenchida e com o QR Code de segurança. Somente a partir daí o procedimento será o mesmo de antes: reconhecimento de firma no cartório e efetivação da transferência no Detran.

Você pode solicitar o serviço pelo portal do Detran.SP, desde que esteja cadastrado e faça login. Clique aqui.

Após fazer login, o vendedor indicará a intenção de venda preenchendo os dados do comprador. Concluído o preenchimento da intenção de venda, a ATPV-e estará disponível para impressão.

Depois de impressa ATPV-e deverá ser assinada pelo vendedor e comprador e as firmas deverão ser reconhecidas por autenticidade em cartório. pós a comunicação de venda em cartório, o comprador deverá dar continuidade ao procedimento normal de transferência. 

Algum erro?

Caso tenha acontecido algum erro, então recomendamos que você desinstale e instale novamente o aplicativo em seu celular, e então repita o processo.

Caso o problema ainda não tenha sido resolvido, então basta comparecer até alguma agência local do Detran e informar a situação.

Dessa forma, um atendente especializado irá lhe ajudar tanto na configuração do app quanto na impressão de seu CRLV Digital.

E então, o que achou de aprender a emitir seu CRLV Digital? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *