Como emitir CRLV digital ? – Aprenda passo a passo!

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

O CRLV digital é a versão eletrônica do documento veicular e fica armazenada no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que também reúne a CNH Digital e está disponível para Android e IOS.

Assim como outros, o Detran-GO, em parceria com Ministério das Cidades, Denatran e Serpro, lançou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital.

Assim, os dois documentos de porte obrigatório no trânsito já podem ser apresentados a partir de um dispositivo móvel. Os detrans do Distrito Federal, Ceará e Rondônia já aderiram à tecnologia.

Dessa forma, tudo fica mais fácil em seu cotidiano, sem ter que carregar vários documentos juntos de uma única vez. Portanto, caso queira aprender a como emitir CRLV digital Detran GO, acompanhe-nos até o final de nosso conteúdo e deixe um comentário caso possuir alguma dúvida.

Vamos lá, leia conosco!

Como emitir CRLV digital

Conforme mencionado, emitir sua CRLV Digital é essencial para não ter que ir até o Detran, sendo assim, a visita até o órgão fica restrita a outras situações, como a consulta de multas e IPVA no Detran Goiás.

Abaixo, vamos lhe especificar do que você precisa ter em mãos, além de todo o processo necessário para conseguir emitir seu CRLV Digital.

O que você precisa?

Antes de saber como emitir CRLV digital é necessário saber que antes do processo de emissão, você precisa estar com a sua documentação em dia.

Isso porque o CRLV digtal não pode ser emitido se você não cumprir com algumas das especificações necessárias para obtê-lo.

A única especificação até então, é que para emitir CRLV digital, o licenciamento do ano anterior já precisa estar quitado.

Portanto, caso você tenha débitos em relação ao licenciamento do veículo em relação ao ano anterior, é necessário quitá-lo junto a unidade do Detran mais perto de você.

Continue lendo conosco e aprenda a como emitir CRLV digital Detran GO!

Como emitir CRLV Digital

Mas, e como fazemos para emitir o documento? É bem simples e vamos lhe ensinar o passo a passo, leia:

  • Primeiro, baixe o aplicativo da CNH Digital, Carteira Digital de Trânsito (CDT) em sua loja de aplicativos;
  • O app está disponível para sistemas Android e iOS, na Google Play Store e Apple Store;
  • Em seguida, faça seu cadastro com sua CNH;
  • Logo após, clique na opção CRLV Digital para emiti-la;
  • O próximo passo é informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT);
  • E pronto, assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do documento veicular traz todas as informações de sua versão impressa. Além disso, permite exportação em arquivo PDF, ai é só imprimir, com assinatura digital, para ser utilizado em alguma situação que exija o documento autenticado.

Agora, se você prefere imprimir o documento para tê-lo em mãos, o procedimento é simples, você pode acessar o CRLV e compartilhar o pdf ou pode ser feito pelo Portal de Serviços do Denatran.

Como se cadastrar no aplicativo da CNH Digital

Mas, e como fazemos o cadastro no aplicativo? Por aqui, não há muito o que errar.

A única necessidade é ter acesso a internet nos primeiros acessos, e logo após usar sua

CNH para fazer o registro no app. Basta seguir as dicas do próprio app e em pouco tempo terá acesso a sua CNH digital!

Como fazer a transferência de veículo ATPV-e

Para fazer a transferência os veículos que possuem o CRLV-e em formato digital, devem fazer a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e), o proprietário deverá solicitar junto ao Detran, presencialmente ou por meio de algum canal de atendimento digital, a expedição do documento de transferência, informando os dados do comprador.

O Detran então irá disponibilizar a ATPV-e preenchida e com o QR Code de segurança. Somente a partir daí o procedimento será o mesmo de antes: reconhecimento de firma no cartório e efetivação da transferência no Detran.

Você pode solicitar o serviço pelo portal do Detran.SP, desde que esteja cadastrado e faça login. Clique aqui.

Após fazer login, o vendedor indicará a intenção de venda preenchendo os dados do comprador. Concluído o preenchimento da intenção de venda, a ATPV-e estará disponível para impressão.

Depois de impressa ATPV-e deverá ser assinada pelo vendedor e comprador e as firmas deverão ser reconhecidas por autenticidade em cartório. pós a comunicação de venda em cartório, o comprador deverá dar continuidade ao procedimento normal de transferência. 

Algum erro?

Caso tenha acontecido algum erro, então recomendamos que você desinstale e instale novamente o aplicativo em seu celular, e então repita o processo.

Caso o problema ainda não tenha sido resolvido, então basta comparecer até alguma agência local do Detran e informar a situação.

Dessa forma, um atendente especializado irá lhe ajudar tanto na configuração do app quanto na impressão de seu CRLV Digital.

E então, o que achou de aprender a emitir seu CRLV Digital? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais