Como economizar energia em casa

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Este sem dúvidas é um assunto que tira a paz de muita gente: a conta de energia! Com a alta dos preços em mercado, farmácia e combustível ainda temos que prestar muito atenção em como estamos utilizando a energia para no final do mês a conta não surpreender.

Como tudo na vida, só não tem solução para a morte. Hoje vamos te mostrar como simples hábitos podem diminuir consideravelmente os seus custos e te ajudar a economizar energia, e o melhor: podendo ser feito todo mês. 

Verifique o estado dos eletromésticos e eletroeletrônicos

Uma das coisas que mais passam despercebidas pela maioria das pessoas sao o estado que se encontra os eletrodomésticos. Passam-se anos usando sem notar o seu estado. 

Um grande exemplo disso é a borracha da geladeira, com o tempo ela vai se desgastando e com isso a porta da geladeira fica aberta, gastando mais energia. Quando notar isso providencie a troca da borracha o quanto antes. 

Outro fato bem recorrente é guardar alimentos quentes na geladeira, isso além de prejudicar o eletrodoméstico ainda aumenta o consumo de energia. Agora que já sabe, guarda os alimentos somente na temperatura ambiente.

Chuveiro

Não tem jeito, o chuveiro é o campeão quando se fala em alto consumo de energia. Há muito tempo se fala em tentar diminuir o tempo no banho quente. A dica a seguir pode ser até óbvia mas não existe outro caminho: diminuir o tempo ao usar o chuveiro e no verão colocar no modo morno ou frio.

Outra dica de ouro: se quiser diminuir um pouco os gastos com energia, evite tomar banho entre os horárioas das 18h as 21h. Isso porque é a hora em que todo mundo chega em casa e começa suas atividades de rotina. 

Máquina de lavar roupas

Seguido do chuveiro temos a máquina de lavar de roupas. Sim, é ela que determinará quanto sairá sua conta no final de mês. Isso porque quanto mais vezes ela é ligada, mais energia gastará. Para ajudar você respirar mais aliviado quando a conta chegar, prefira lavar tudo que precisa de uma única vez na potência alta. 

A quantidade de sabão também é fundamental saber para não fazer com que a máquina entre no modo reenxague, ou seja, vai gastar o dobro de água e energia. Coloque a quantidade suficiente sem exageros. Os horários das 18h as 21h da semana também aumentam o consumo. Prefira finais de semana pela manhã ou noite.

Eletrodomésticos e acessórios em standy by

Pode não parecer, mais eletrométricos como Air Fryer, micro-ondas e carregador de celular podem ser vilões disfarçados. Isso porque eles funcionam em stand-by ou seja, mesmo na tomada e desligados eles ainda consomem energia. Para evitar e garantir que não terá surpresas com a conta, tire todos da tomada, até o carregador do celular.

Lâmpadas de led podem ser a salvação

As lâmpadas de led são muito eficientes e funcionam muito bem quando o assunto é economia. Além de ser mais econômicas que as tradicionais incandescentes elas também consomem aproximadamente 10 vezes menos de energia elétrica. 

Ou seja, sai muito mais vantajoso trocar todas as lâmpadas da casa mesmo que isso custe um pouco mais pois é um investimento que trás o resultado ao final do mês.

Mas afinal, porque é importante economizar energia?

Bom, além de gastar menos dinheiro e podendo gastar com outras coisas, quando falamos em economia de energia náo é sobre o fator financeiro e sim para ajudarmos no planeta, pois em grande maioria das vezes, a eletricidade é produzida por usinas hidrelétricas ou seja, são utilizadas através dos nossos recursos naturais como a água servindo de base principal.

Quando enfrentamos períodos de seca no país, é necessário usar milhões de litros de água (recurso natural) para enviar as usinas hidrelétricas e assim gerar energia elétrica para a população. 

Com o tempo, os nossos recursos correm o risco de acabar, a diminuição de energia elétrica pode contribuir para um cenário melhor, ajudando inclusive e diminuir os efeitos do aquecimento global. 

Fazer o consumo consciente ajuda o criar um futuro melhor e claro, economizar aquele dinheiro que você não pode gastar.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais