O que é hipertrofia muscular ?

Hipertrofia muscular é o aumento quantitativo das funções celulares aumentando células e órgãos afetados, fazendo, por exemplo, seu músculo aumentar e ficar definido no caso de uma hipertrofia saudável, exigindo um grande esforço físico, ou podendo ser de forma exagerada, podendo até causar doenças.

Segundo Felipe Calderón Simón, autor do livro Técnicas de Musculação, “a hipertrofia tem os seguintes componentes: Aumento considerável da sensação transversal das fibras musculares, aumento do tecido conectivo que é aquele não se contrai, aumento de vascularização ou a formação de novos capilares e melhora do metabolismo muscular”

Toda da atividade física estimula o aumento da massa muscular. As sobrecargas que ocorrem no músculo em atividade são denominadas sobrecarga tensional e sobrecarga metabólica. A sobrecarga tensional faz referência ao aumento de tensão no músculo em atividade, que é diretamente proporcional à resistência oposta ao movimento e ao grau de ativação dos mecanismos contráteis. A sobrecarga metabólica, no caso do tipo energética, designa o aumento de atividade dos processos de produção de energia.

Hipertrofia Muscular

Ela aumenta os músculos devido a seus estímulos o corpo fica mais motivado em mover peso, ocorre devido a uma sobrecarga e a necessidade da fibra muscular se reconstruir, para conseguir de forma mais rápida é fazendo musculação orientada por um profissional da área de educação física.

Dieta e Alimentos

Para ela acontecer é preciso de uma alimentação saudável e uma dieta regulada com carboidratos e proteínas para suprir a perda de energia do músculo e ajudar na sua reconstrução.

5 dicas para treino para conseguir massa

1. Use Exercícios Compostos: Utilizando movimento compostos como supino, terra, desenvolvimento, agachamento e legpress na sua rotina, vai garantir que você estará atingindo mais do que um músculo com o máximo de peso e ao mesmo tempo. Isto além de gerar mais resultados, deixa o treino mais eficiente.

2. Descanse no máximo 1 Minuto entre as séries: Isto permitirá que o seu treino fique curto(o que é sempre bom) e garantirá uma intensidade estável e constante no seu treino, além de deixar o corpo aquecido evitando lesões.

3. Utilize cargas que você aguenta: Tenha certeza de que está usando pesos que consegue controlar. Nunca use um peso que o seu parceiro ou instrutor tem que ajudar desde a terceira repetição. Você só está enganando a si mesmo.

4. Execute os exercícios de forma correta: Tenha certeza de estar usando boa forma em todos os exercícios. Isto vai aumentar a segurança do seu treino e o tornará mais eficaz.

5. Tente sempre usar uma média de 6 a 12 repetições: Esta é a média básica de repetições para quem deseja ganhar massa muscular, o número de repetições pode variar de pessoa para pessoa, mas é indicado ficar sempre entre 6 a 12 repetições(existem exceções).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *