Panela de pressão elétrica explode ?

Panela de pressão: Ta aí algo que amedronta muita gente né? Quantos relatos não ouvimos por aí de panelas que explodiram. Hoje aqui no Somos Conectados vamos te explicar se ela é de fato segura ou não. Lembrando que aqui você sempre terá as melhores dicas para facilitar seu dia.

Bom antes de falarmos sobre a segurança da panela de pressão temos que entender a diferença da panela de pressão elétrica e a comum. A panela de pressão comum, ou seja, aquela que você vê em grande parte das casas, ela é vedada por uma borracha que fica sempre na tampa e proporciona o contato entre ela e a panela. Isso impede que o vapor saia e com tempo o calor aumenta e faz com que a pressão da panela aumente e fique maior que a atmosférica. É por esse motivo que ela cozinha bem rapidamente.

E agora para esclarecer: A panela de pressão comum possui uma válvula que é um dispositivo de segurança que controla o nível de pressão lá dentro, justamente para não causar nenhum acidente doméstico, como explodir a panela.

E agora falando da panela de pressão elétrica: Possui mais elementos de segurança como a válvula de segurança e travamento da tampa. Ela tem controle interno de temperatura que faz desligar automaticamente em caso de superaquecimento com controle de pressão.

Com 10 dispositivos de segurança afirmamos que sim! Ela é ainda mais segura que a panela de pressão comum.

Mas aqui vamos te alertar que apesar de ter os dispositivos de segurança da panela de pressão elétrica e da panela de pressão comum elas podem sim explodir. Aí você pergunta o por quê. Tudo que não é usado corretamente corre esse risco.

A panela de pressão elétrica por exemplo: Se a tampa for aberta antes de perder totalmente a pressão (quando não tem trava de segurança) ela pode explodir.

Na panela comum é pelo simples fato da válvula estar entupida, aí o vapor não sai e com isso ela explode. Por isso limpe muito bem o anel de vedação e a válvula para evitar o acumulo de sujeira. Lembrando também para não usar objetos metálicos como limpeza para não arranhar o revestimento antiaderente da panela.

Outra dica preciosa é respeitar a quantidade de líquido que você coloca dentro da panela. Colocar sempre o que o fabricante recomenda.

Espere sair completamente a pressão para você abrir a panela, e sempre que estiver cozinhando tenha o costume de estar por perto para olhar a panela.

Para um bom funcionamento não tem jeito, precisa sempre fazer a manutenção e limpeza da sua panela. E, respondendo a pergunta lá do início: desde que use corretamente a panela de pressão é muito segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *