Pular para o conteúdo

KFC vai fazer carne impressa em impressora 3D

A KFC está trabalhando com uma empresa russa de bioimpressão 3D para criar nuggets de frango produzidos em laboratório. A gigante do fast food anunciou seu ‘conceito de carne do futuro’ e planeja ter um produto pronto para teste até o final deste ano.

Em um comunicado a empresa afirmou  “A KFC está dando o próximo passo em seu conceito inovador de criar um“ restaurante do futuro ”, lançando o desenvolvimento da inovadora tecnologia de bioprinting 3D para criar carne de frango em cooperação com o laboratório de pesquisa 3D Bioprinting Solutions.”

O KFC disse que está conseguindo recriar a textura e gostos semelhantes ao de carne de frango convencional sem o sacrifício de animais. O processo, contudo, envolve usar células de frango conjunta a de plantas para a reprodução do nugget. Assim, a companhia não posiciona o produto como vegetariano, mas apenas “sem sacrifício animal”. 

A ideia de elaborar a “ carne do futuro ” surgiu entre os parceiros da empresa em resposta à crescente popularidade de um estilo de vida e nutrição mais saudáveis, ao aumento anual da demanda por alternativas à carne tradicional e à necessidade de desenvolver métodos mais adequados para o meio ambiente, sem sacrificar animais.

O processo de fabricação dessa carne envolve usar células de frango (sem sacrificar o animal) e com plantas, que são transformados em um aglomerado, virando uma pasta.

Depois essa pasta é transformadas em fina folhas de “carne” e depois transformadas em pedaços de carnes e nuggets. Mas evidentemente o produto não será vegetariano e sim “sem sacrifício animal”.

O projeto da KFC visa recriar a textura exata de verdadeiros nuggets de frango e adicionará suas especiarias exclusivas.

“No futuro, o desenvolvimento rápido de tais tecnologias nos permitirão fazer carne impressa em 3D muito mais acessível e esperamos que a tecnologia criada nesta cooperação com o KFC possa acelerar o lançamento de carne baseada em células animais”, explica Yusef Khesuani, cofundador da 3D Bioprinting Solutions.”

O KFC já vem trabalhando em carnes alternativas, ano passado a empresa testou produtos de frango à base de plantas, oferecidos pela empresa Beyond Meat. Os testes nas cidades americanas de Nashville, Atlanta e Charlotte foram bem sucedidos e o KFC vai oferecer agora o produto em mais 50 restaurantes.

Esse ano, em fevereiro a KFC alcançou a marca de um milhão de hambúrgueres à base de vegetais comercializados no Reino Unido desde que a opção foi lançada no dia 2 de janeiro. De acordo com a rede, a cada três segundos um cliente pede por um hambúrguer vegetal em uma de suas 900 unidades no Reino Unido. O produto se tornou atrativo principalmente para pessoas que ainda consomem carne.

O hambúrguer foi desenvolvido junto com a Quorn, criando uma carne à base de micoproteína de um tipo de fungo.

Segundo pesquisas apresentadas pelo KFC, a produção a base de plantas ajuda a diminuir o gasto de energia e claro de terras para produção de frango, segundo estudo da American Environmental Science & Technology Journal, a carne vegetal gasta a metade da energia para ser produzida e consome 100 vezes menos terras para produção.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *