Como dessalgar bacalhau rápido (em menos de 10 minutos)

Foto : Youtube
0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Nessa época do ano é comum as pessoas comerem bacalhau, principalmente na Sexta-feira Santa, mas muitas pessoas acabam desistindo, pois para dessalgar bacalhau alguma pessoas levam 3 dias.

Por isso resolvemos encontrar uma maneira mais rápida e prática de dessalgar bacalhau. O processo é parecido do dessalgar carne seca.

Vamos a receita ?

Como Dessalgar bacalhau rapidamente

Para dessalgar 1kg de bacalhau você vai precisar de :

  • Água
  • 1 panela
  • 3 colheres (sopa) de sal.

Você pode até achar estranho o uso do sal, mas no final vamos explicar quimicamente o motivo do uso.

Modo de fazer

Em primeiro lugar, retire o excesso de sal. Para isso, coloque o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos. Depois escorra essa água.

Adicione o bacalhau em uma panela e cubra de com água até cobrir o bacalhau e adicione as 3 colheres (sopa) de sal. E depois coloque a panela em fogo médio e deixe até aparecer uma espuma em cima (um pouco antes de ferver), desligue o fogo e deixe o bacalhau descansar por exatos 1 minuto.

Depois é só descartar toda a água e levar o bacalhau em água corrente, até sumir toda espuma. E pronto seu bacalhau estará dessalgado.

É importante lembrar que todos os passos e quantidades foram testados a risca e deu super certo. Outras quantidades a quantidade de sal deve variar, mas o processo é o mesmo.

Caso faça em outra quantidade e continue salgado, repita o processo mais uma vez, que dará certo.

A explicação para adicionar o sal, é o processo de osmose, um processo físico no qual acontece um movimento entre dois meios com concentrações diferentes de soluto (no nosso caso o sal da água e o sal do bacalhau), onde a água percorre um determinado trajeto passando de um meio hipotônico, onde existe uma menor concentração soluta, para um hipertônico, com maior concentração de soluta.

Pronto agora você pode dessalgar bacalhau no mesmo dia que vai cozinha-lo. Gostou da nossa dica ?

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais