caipirinha de limao

Receita de como fazer caipirinha de limão

A caipirinha de limão é conhecida no mundo todo por ser uma bebida tipicamente brasileira. Ela é a bebida favorita de muito dos turistas que visitam o País e faz sucesso por ser uma ótima combinação de ingredientes para o nosso clima tropical. Originalmente, ela era feita apenas com pinga (cachaça), limão, açúcar e gelo, mas, hoje, a bebida brasileira já pode ser encontrada em diversas versões e com combinações surpreendentes.

Se você quer voltar às origens, a caipirinha ideal é feita com poucos ingredientes. O limão deve ser descascado e cortado em quatro partes iguais. Um dos truques mais conhecidos da bebida é de retirar da fruta a parte branca que se encontrar na parte interna, e que pode causar um azedo indesejável. Veja a receita :

Ingredientes

  • 1 Limão Taiti
  • 2 Colheres (de sobremesa) de açúcar
  • Gelo
  • Cachaça
  • Para a decoração: 1 Limão Taiti

Modo de preparo

São apenas alguns passos simples de fazer, mas a sequencia certa faz toda diferença, o primeiro passo é corte as pontas do limão e corte o limão ao meio, depois faça um corte em V e retire a parte central, pois ela faz a caipirinha adquirir um sabor amargo (foto abaixo).

como fazer caipirinha de limão

Depois corte o limão em pedaços menores e misture o limão e o açúcar em um copo e amasse suavemente a mistura com um pilão, só de pois acrescente o gelo e complete com a cachaça

Para a decoração:

Corte um pedaço do limão e coloque na ponta do copo

Dicas para uma boa caipirinha

Como foi falado anteriormente, sempre retire o miolo branco de dentro do limão, que amarga a caipirinha

Não use gelo picado para não deixar a sua caipirinha aguada

Se quiser uma caipirinha mais doce, descasque parcialmente o limão, mas deixe uma parte da casca, que dá o aroma típico da caipirinha

Escolha limões de casca fina, eles têm mais polpa e rendem mais suco.

Mas a tradicional caipirinha, apesar de muito apreciada, também divide a preferência com outras variações do drink brasileiro, que podem ser feitas com vodka ou saquê. No primeiro caso, a bebida fica um pouco mais forte. Já no segundo, a tendência é que ela fique mais doce, mas vamos deixas essas receitas para outro post. E você tem alguma dica para criar uma boa caipirinha ? Boa bebida

De onde surgiu a caipirinha de limão ?

Apesar de não haver um registro preciso sobre o verdadeiro local onde a primeira destilação da Cachaça tenha sido iniciada e existem várias versões.

A primeira, mais aceita ate pelo Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC, diz que ela surgiu no interior de São Paulo, para proteger da gripe, era uma variação de uma receita de xarope, popular no interior do estado no ano de 1918. A receita desse xarope levava limão, alho e mel e, em diversos vezes, um pouco de cachaça, que supostamente ajudava a combater a gripe espanhola.

Já Para o historiador Luís da Câmara Cascudo, a caipirinha foi criada em meados do século 19 por fazendeiros da na região de Piracicaba (SP). A cidade ainda hoje é popular na produção de cana-de-açúcar. O drink era servido em festas de alto padrão, como alternativa ao uísque e ao vinho importados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *