Pular para o conteúdo

Como fazer molho de pimenta caseiro

Um molho de pimenta é um coringa na cozinha, ele pode dar destaque em um prato ou petisco. Aprenda como fazer molho de pimenta caseiro que vai fazer você ganhar elogios.

Separamos uma receita maravilhosa que você pode adaptar conforme seu gosto para pimentas. Lembrando que esse molho serve para quase tudo de petisco à saladas, use sua imaginação.

Receita de molho de pimenta

molho de pimenta

Ingredientes

200 g de pimenta dedo-de-moça ou outra pimenta que você goste
1/2 cebola
2 dentes de alho grande
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
2 folhas de louro
2 cravos-da-índia
1 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
1/2 xícara (chá) de água
1/2 colher (sopa) de açúcar

Você também pode misturar pimentas, fizemos um teste com 150 gramas de dedo-de-moça e 50 de pimenta de cheiro e ficou ótimo.

Modo de preparo

Em uma panela coloque o vinagre, a água, o açúcar, o sal, as folhas de louro, os cravos e deixe em fogo médio até ferver.

Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 2 minutos para fazer uma infusão. Transfira para uma jarra e reserve.

Agora descasque a cebola em meia lua e pique os alhos. Depois corte as pimentas ao meio e descarte o cabo e as sementes (Se quiser um molho mais ardido deixe as sementes) e corte as pimentas.

Coloque um panela no fogo (pode usar a mesma que usou antes, porque lá ainda tem sabor) e quando aquecer, coloque o azeite e junte a cebola e uma pitada de sal e refogue até murchar, coloque o alho e as pimentas e refogue por mais 2 minutos.

Depois adicione a água que você fez no primeiro passo e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos até a pimenta ficar bem macia. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Assim que esfriar coloque tudo no liquidificador e bata tudo. Se quiser deixar o molho de pimenta mais liquido pode peneira-lo e depois é só colocar em um vidro esterilizado e pronto ! Seu molho de pimenta dura 1 mês na geladeira.

Dica da leitora Adriana : Ao abrir a tampa no liquidificador tome cuidado, pois o cheiro da pimenta pode arder os olhos, a dica é abrir a tampa e espera um pouco antes de se aproximar.

Você sabia que existem mais de 30 espécies de pimentas catalogadas no mundo todo, sendo que todas elas são originarias da América Central e também da América do Sul. Veja aqui as 10 pimentas mais ardidas do mundo.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *