Faixa de pedestre em 3D pode reduzir acidentes e velocidade

Faixa de pedestre em 3D

Com o objetivo de tornar as vias mais seguras, algumas cidades do mundo estão pintando faixas de pedestre em 3D, para reduzir a velocidade dos carros tornando a faixa ainda mais visível.

Segundo um estudo realizado em 1998 pelo Departamento de Planejamento e Engenharia do Tráfego na Universidade Sueca de Lund, revelou que três de cada 4 motoristas mantiveram a mesma velocidade ou até aceleraram quando se aproximavam de uma faixa de pedestre, por isso a faixa de pedestre em 3D, parece uma boa solução.

Com a faixa pintada em 3D os carros reduzem a velocidade por conta da ilusão de óptica e de suas cores, na Índia, o Conselho Municipal de Nova Deli (NDMC), confirmou que velocidade media perto da faixas em 3D caiu de 50 para 30km por hora. “Os carros inevitavelmente diminuem a velocidade e os pedestres gostam de usa-las”, disse um oficial de trânsito para o jornal Hindustan Times .

Outros países também adoram a ideia, como China e Islândia. Ainda não existe nenhum estudo que comprove que as faixas reduzem os acidentes, mas no países que foram implantadas elas fazem sucesso. Um porta-voz da polícia de trânsito local em Taizhou disse : “Queremos que a faixa se torne um verdadeiro cinto de segurança para pedestres e veículos”.

Veja em nosso site : Teste os seus conhecimentos sobre placas de trânsito

Ideia da faixa de pedestre em 3, foi de 2 mulheres

faixa 3d

As artistas Saumya Pandya Thakkar e Shakuntala Pandy, são mãe e filha, e foram as responsáveis por criar a primeira faixa de pedestre em 3D em Ahmedabad, na Índia.

A empresa responsável pelas estradas da cidade estava procurando uma solução inovadora para ajudar os moradores da cidade a atravessar as estradas com segurança. Thakkar e Pandya, já tinham visto imagens de cruzamentos com fixas imitando troncos de madeira nas ruas em Taizhou , China, decidiram testar se uma tática similar funcionaria na Índia e resultado deu certo.

E você acha que a faixa de pedestre em 3D ajudaria o transito no Brasil ? Comente abaixo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *