Pular para o conteúdo

BeiDou : China lançou o último satélite do sistema rival do GPS

BeiDou

A China acabou de lançar o último satélite do BeiDou (BDS) o sistema de navegação da China que é rival do amplamente usado GPS americano.

Com esse lançamento a China completou sua rede de satélites para o BeiDou funcionar no mundo todo. BeiDou é o nome dado em chinês ao conjunto das sete estrelas mais brilhantes da constelação Ursa Maior. A ideia de desenvolvê-lo tomou forma nos anos 1990, em função do interesse dos militares chineses em deixar de depender do GPS.

Depois de vários dias de especulações, o diretor-geral do Departamento de Navegação por Satélite da China (CSNO), Ran Chengqi, confirmou à agência Efe que o último Beidou-3 sairia hoje da base de Xichang anexado ao foguete “Longa Marcha 3B”.

O BDS tornará a rede de comunicações militares mais segura e os sistemas de armas mais precisos, evitando os riscos advindos do uso de recursos controlados por um eventual inimigo. Alguns de seus serviços, como os voltados ao controle de tráfego marítimo e à mitigação de efeitos de desastres já estão sendo utilizados por cerca de 120 países, como diz a imprensa chinesa. Os primeiros usuários foram o Paquistão e a Tailândia

A alta precisão do Beidou distingue este sistema de outros sistemas de navegação. A margem de erro é de apenas 10 centímetros em comparação com 30 cm do sistema americano GPS. A sua maior largura de banda permitirá transmitir vídeo e grandes volumes de informação. Outra vantagem do sistema é que permite a combinação de serviços de comunicação com serviços de geolocalização. Cerca de 200 países já mostraram interessa em obter tecnologias BDS.

Será que o BeiDou irá tirar o posto do GPS ?

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *