Volkswagen do Brasil inicia produção do Nivus na fábrica Anchieta

0

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

O Nivus é o primeiro projeto da Volkswagen feito 100% digital ou seja foi feuito sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases.

A Volkswagen do Brasil dá início hoje (08/06) à produção na fábrica em São Bernardo do Campo/SP, de seu mais novo veículo: o VW Nivus. Além do pioneirismo de ser o primeiro modelo da empresa desenvolvido no Brasil e que será produzido e comercializado no mercado europeu.

Alem disso ele estreia a nova central de infotainment VW Play – uma nova era em conectividade, streaming e serviços.

A fábrica da Anchieta, que já produz o VW Polo e VW Virtus em sua Estratégia Modular MQB – um dos mais modernos conceitos para produção de veículos. Investimentos na linha de produção, que estão inseridos no ciclo de R$ 7 bilhões já anunciados, contemplam, principalmente, novas instalações como na área de Armação.

Foram adquiridos 419 novos equipamentos, sendo que destes 90 são robôs; parte destes robôs conta com a nova tecnologia de ponta VASS6, alinhada com a indústria 4.0, que permite maior precisão e mais segurança; e ampliação de mais de 24 mil metros quadrados de área, totalizando cerca de 105 mil metros quadrados.

Na Estamparia, foi instalada uma nova de prensa “Extra Large” capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto, bem como reduzir custos em função da eficiência energética dos equipamentos.

O que é fabricação Digital ?

Além do VW Nivus ter sido desenvolvido 100% digitalmente, no Laboratório de Protótipo Virtual, ferramentas da Indústria 4.0 como impressoras 3D e processos digitalizados, com alto nível de automação e inteligência artificial, integram a produção do carro.

A Fábrica Digital foi utilizada como ferramenta na Fábrica Piloto para análise da montabilidade do veículo na linha de produção, validação do produto e possíveis correções, simulação dos processos todo em ambiente virtual: otimização de custos e tempo, bem como a análise da ergonomia correta do operador durante a montagem.

Foi justamente durante a fase de design e concepção do produto, que a áreas de Manufatura, Fábrica Piloto e Produção discutiram propostas de melhoria no produto e processo.

Durante a concepção do VW Nivus, foi possível ingressar em postos de trabalho que ainda não existiam fisicamente, andar pelo ambiente virtual, segurar e montar peças além de operar dispositivos de maneira virtual.

O planejamento virtual, antes da implementação física, permitiu avaliar previamente interferências dentro do processo produtivo, a ergonomia dos postos de trabalho, definir a melhor acessibilidade e disposição de equipamentos entre outros aspectos.

Isso é feito utilizando óculos de realidade virtual, roupa e luvas capazes de digitalizarem o movimento do homem para dentro do ambiente virtual e um projetor tridimensional que permite a várias pessoas ao mesmo tempo avaliar o processo em um ambiente 3D.

Hoje damos início à produção do VW Nivus e somos os primeiros do Grupo VW a desenvolver um projeto 100% digital. Com isso, diminuímos o tempo do projeto em 10 meses, ao realizar testes e validações virtualmente, e tornamos os processos mais eficazes e com significativa redução de custos”, enfatiza Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

Receba novidades em tempo real diretamente no seu dispositivo, é Grátis !

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais