Categoria: Corporativo

  • Como criar uma empresa de consultoria em ti

    Como criar uma empresa de consultoria em ti

    Hoje, sabe-se que a tecnologia faz parte da vida das maiorias das pessoas, e faz parte do cotidiano das empresas, sendo o braço direito uma vez que traz diversas vantagens, facilidades e funcionalidades. 

    A consultoria em TI tornou- se uma parte importante de todo esse processo, nesse sentido, um profissional autônomo de TI ou uma empresa de consultoria em TI presta serviços aos seus clientes nessa área.

    Ademais, o consultor de TI pode ajudar os clientes a escolher e efetivar um software de gestão adequado, acompanhar as atividades da empresa, reestruturar a administração da área interna, propor soluções, orientar a empresa, auxiliar no planejamento de projetos, desse modo, processos são otimizados, custos e erros reduzidos. 

    Se você quer saber a importância de uma consultoria de TI, não deixe de ler o artigo.

    Do que se trata a consultoria em ti?

    A consultoria em TI é a prestação de serviços estratégicos em TI, de maneira que a instituição contratante pode obter vantagens com especialidades técnicas do setor de TI.

    Nesse sentido, os serviços de consultoria de TI, podem ajudar no acompanhamento das atividades da empresa, no planejamento de projetos, tomadas de decisões, onde erros são reduzidos e custos minimizados. 

    Além disso, os profissionais de TI são experientes, então identificam soluções, realizam recomendações e respondem às necessidades apresentadas pelos clientes. 

    Desse modo, uma empresa que está utilizando a tecnologia para automatizar seus processos, adquirir facilidades no dia a dia e acompanhar as tendências de mercado para entregar melhores serviços e produtos, não pode sair comprando ou instalando recursos tecnológicos ao acaso.

    É necessário entender as necessidades da empresa, o que seu sistema comporta, então, o profissional perfeito para essas situações são os consultores de TI, que vão auxiliar em todo esse processo.

    Também é possível indicar os melhores recursos para aquela empresa e sistema, treinar a equipe ou profissionais que vão utilizar esses novos recursos, quando necessário e mais.

    O que faz um consultor de TI?

    Cada empresa tem o seu setor de atuação e necessidades, desse modo, as atividades do consultor de TI, vão depender dessas variáveis, mas podemos citar:

    • Estuda a realidade e cenário atual da empresa, os critérios e dependências para um projeto dar certo;
    • Ajuda a detalhar ou no escopo no período de pré-instalação;
    • Recomenda o sistema certo para atender as demandas da empresa;
    • Orienta e acompanha a implementação;
    • Presta suporte para manutenção, busca melhorar os resultados e performance da instituição, de acordo com as finalidades estratégicas;
    • Treina os profissionais ou equipe envolvidos com a implementação do novo sistema.

    Tipos de consultoria em TI

    Os tipos de consultoria em TI, são:

    Offshore

    A offshore é uma consultoria em TI vinda de outros países, ou seja, ocorre a distância. Muitas vezes, por ser uma mão de obra mais barata, é escolhida pelas empresas.

    Onshore

    A onshore é uma consultoria em ti, onde a empresa contrata profissionais do próprio país, com a finalidade de estar próximo do consultar, a comunicação ocorre de forma simples, evita conflitos culturais e facilita visitas presenciais eventuais.

    Nearshore

    A Nearshore é uma consultoria em TI, onde a empresa contrata profissionais de outros países para reduzir os custos, contudo, de países que falem o mesmo idioma. 

    Como abrir uma empresa de consultoria em TI

    Estude o mercado onde você irá atuar e defina um planejamento de negócios

    É necessário estudar o mercado onde você irá atuar para abrir uma empresa de consultoria em TI, visto que existem diferentes serviços e formatos de empresa de TI. 

    Além disso, após estudar o mercado que você deseja trabalhar é, é necessário definir seu planejamento de negócios: como você vai atuar, presencial ou online, apenas na sua cidade ou na região, e entender o mercado que você se inserir, as necessidades das empresas que você pretende trabalhar, se elas contam com um setor de TI maduro, quais as demandas dessas instituições.

    Por último, no planejamento de negócios é preciso determinar o valor dos seus serviços incluindo todos os custos necessários como equipamentos usados e manutenção dos mesmos, aluguel, impostos, assim como, definir o nicho de atuação, e nesse processo estudar seus concorrentes para trazer algo novo, inovador e chame a atenção de novos clientes.

    Busque certificações

    Para abrir uma empresa de consultoria em TI é necessário ter conhecimentos sobre a área de atuação, e quanto mais você buscar e adquirir certificações, mais expertise no assunto você terá, consequentemente irá demonstrar profissionalismo, atualizar seus conhecimentos. 

    Ademais, busque cursos, eventos no setor é sempre bom estar por dentro das novidades do mercado, principalmente em um mercado de constantes mudanças e atualizações rápidas como o da Tecnologia da Informação.

    A área de Tecnologia da Informação tem inovações, mudanças e novas ferramentas com frequência, porque é um mercado promissor, que se destaca é totalmente necessário atualmente, onde a tecnologia está presente em quase todos os setores de uma empresa, se não todos eles, então, o profissional da área que não busca novos conhecimentos constantes, fica para trás.

    Desenvolva uma identidade comercial

    A identidade comercial é a primeira impressão que o cliente terá de você, então, se você mostra uma identidade visual e uma apresentação dos serviços prestados por você interessante, metade do caminho foi percorrido.

    Ademais, sua marca deve ser apresentada de forma consistente em todos os aspectos, desde a identidade visual ao papel timbrado das suas faturas.

    Atente-se aos seus recursos financeiros

    Ao abrir um negócio de consultoria em ti, é necessário administrar bem o dinheiro, isso vale para qualquer negócio ou empresa, então, inicialmente invista no que realmente é necessário para seu negócio e não deixe de acompanhar o uso do seu dinheiro, quanto está entrando, quanto está saindo.

    Persista

    Um negócio não dá certo do dia para a noite, é necessário firmeza e persistência, pois inicialmente, você terá que conseguir clientes, se destacar no mercado para ficar conhecido, além disso, para se destacar e conseguir crescer é preciso buscar sempre novos conhecimentos, prestar serviços de qualidade, ou seja, ser um ótimo profissional de TI.

  • Suas credenciais de desenvolvedor podem estar comprometidas

    Suas credenciais de desenvolvedor podem estar comprometidas

    Se você usa alguma ferramenta Atlassian, preste atenção nestas informações. A plataforma online de relatórios de testes e estatísticas Codecov anunciou nessa última terça-feira que um invasor modificou o seu Bash Uploader Script, expondo informações sensíveis de seus clientes, do ambiente de integração contínua (CI).

    Mudanças no Bash Uploader começaram em janeiro.

    A Codecov fornece ferramentas que ajudam desenvolvedores a medir quanto do código-fonte é executado durante os testes, um processo conhecido como cobertura de código, que indica o potencial de bugs não serem detectados no código analisado.

    Ela tem mais de 29 mil empresas, a lista conta com Atlassian, Washington Post, GoDaddy, Royal Bank of Canada e Procter & Gamble.

    O Bash Uploader envia os relatórios de cobertura de código para a plataforma Codecov e detecta configurações específicas de CI, coleta relatórios, e faz o upload da informação.

    O atacante focou no instrumento de coleta de dados começando no dia 31 de janeiro. Ele mudou o script para entregar detalhes do ambiente dos clientes para um servidor fora da infraestrutura da Codecov, o que ficou visível na linha 525.

    A fraqueza que o atacante explorou para ganhar acesso foi um erro no processo de criação da imagem Docker da Codecov, que permitiu extrair credenciais protegendo a modificação do Bash Uploader Script.

    Após descobrir que o Bash Uploader coletou informações, a Codecov informou que o invasor pode ter usado a versão maliciosa do script para exportar os seguintes dados sensíveis:

    • Quaisquer credenciais, tokens, ou chaves que seus clientes estivessem passando pelo CI deles que poderia ser acessado pelo Bash Uploader Script quando executado.
    • Quaisquer serviços, datastores, e código de aplicações que poderiam ser acessadas com essas credenciais, tokens, ou chaves.
    • A informação remota do GIT (URL de origem do repositório) de repositórios usando os Bash Uploaders para carregar a cobertura para a Codecov no CI.

    Por causa do risco potencial, é fortemente recomendável que os usuários afetados atualizem suas credenciais, tokens, ou chaves presentes nas variáveis de ambientes nos processos de CI que utilizam o Bash Uploader.

    Clientes que estejam utilizando a versão local do do script devem verificar se a linha 525 existe e se está apontando para aquele IP externo e se estiver atualizar o quanto antes o arquivo substituindo pela última versão do script lançada pela Codecov.

    Na variante original, o script faz o upload de dados da variável “ENV” para a plataforma da Codecov. Depois que o atacando modificou o script, o Bash Uploader tambẽm estava enviando os detalhes para o novo endereço, um IP da Digital Ocean que não era da Codecov.

    Eles descobriram a alteração após um cliente que notou que o valor hash para o script do Bash Uploader no GitHub não era igual ao arquivo para o download.

    Baseado na investigação forense

    Parece que houve um acesso único ao nosso google cloud storage (gsc) começando em 31 de janeiro de 2021, que permitiu a alteração na versão do nosso bash uploader para exportar informações sujeitas a integração continua (CI) para um servidor externo. a codecov assegurou e remediou o script no dia 01 de abril de 2021 – Codecov

    Imediatamente ao saber do script comprometido, a empresa tomou ações para miticar o incidente, que incluiu o seguinte:

    • Troca de todas as credenciais internas, incluindo a senha usada para facilitar a modificação do Bash Uploader
    • Auditoria de como e quando a chave foi acessada
    • Estabeleceu ferramentas de auditoria e monitoramento para assegurar que esse tipo de mudança não intencional não aconteça com o Bash Uploader novamente.
    • Trabalhou com o provedor de hospedagem do servidor externo para garantir que o webserver malicioso foi descontinuado de forma apropriada.

    A Codecov disse que o incidente ocorreu apesar das suas políticas de segurança, procedimentos, práticas e controles que tem montados, e de seu continuo monitoramento da rede e dos sistemas por atividades incomuns.

    19 de abril de 2021, declaração da atlassian

    Nós estamos cientes do ocorrido e estamos investigando. Até o momento, nós não encontramos nenhuma evidencia de que fomos impactados nem identificamos sinais de comprometimento.

    Se você usa alguma ferramenta Atlassian, preste atenção nestas informações, mesmo com os posicionamentos oficiais da empresas, fica a dica do Somos Conectados, de que se você é um desenvolvedor web, revise sua política de senhas e esteja atento a acessos incomuns em seus repositórios, hospedagens e sistemas.

  • Banco do Brasil avalia realizar concurso para 120 vagas para área tecnológica

    Banco do Brasil avalia realizar concurso para 120 vagas para área tecnológica

    Segundo uma publicação do Jornal o Estado de Paulo, o Banco Do Brasil (BB) estaria analisando a suposta abertura de cargos na área de TI com salários que vão até R$ 3.800. De acordo com algumas fontes como a EXTRA.globo, o edital estaria previsto para setembro ainda deste mesmo ano. Fora o salário o funcionário ainda gozaria de vários benefícios.

    Ainda não foram divulgadas informações mais precisas sobre o nível de escolaridade exigida, mas pessoas ligadas ao meio afirmam que será de suma importância conhecimento especifico na área de Tecnologia da Informação.

    Algumas fontes afirmam que esse concurso não seria inicialmente escriturado como de costume, mas sim um sistema de trainee com acompanhamento de supervisores e gestores.

    Os cargos também terão uma parcela para quem optar ou se encaixar no modelo Home Office.

    A entidade não quis fornecer mais informações porem afirmou que o assunto está sim na pauta das reuniões.

  • Entrevistas de emprego no momento atual

    Entrevistas de emprego no momento atual

    Segue o ditado popular, “a tecnologia veio solucionar problemas que antes não existiam…”, não sei bem ao certo de onde vem este dito, mas ele me acompanha nesses mais de vinte anos que atuo em tecnologia, e a “bola da vez” é a transformação digital.

    Esse tema talvez seja o que mais tenha sentido os traumas da pandemia, onde fazer uma transformação digital nas empresas estava sendo planejado como um futuro gradativo até soar o alarme em Wuhan, passando a se tornar de forma abrupta um presente necessário se não obrigatório, passando a ser um ponto de sobrevivência para empresas e profissionais.

    Segmentos de mercado que nem se cogitava o trabalho a distância, agora não sabe mais como operar sem a moda do momento, profissionais em “home office”. Grandes escritórios agora convertidos em verdadeiros ambientes fantasma com seus profissionais alocados em seus domicílios. Antes nossas casas eram assuntos privados, agora todos “conhecem” a casa de todos devido às inúmeras reuniões online que se tornaram rotineiras

    Vamos iniciar aqui uma série de temas voltados ao momento em que vivemos e como isso tem impacto na nova forma de fazer tecnologia e neste post falaremos sobre a nova forma de contratar profissionais.

    Talvez uma das áreas mais impactadas com a transformação digital imposta, o processo de contratação levanta uma questão importante, como contactar a pessoa que tem uma oportunidade sem entrar em contato com pessoas?

    Neste post vou me ater apenas no lado do profissional que deseja ser alocado, e tentar apresentar dicas e sugestões para aqueles que talvez estejam nesse momento.

    Faça uma apresentação realmente apresentável.

    O primeiro ponto é ter uma apresentação realmente apresentável. Parece um assunto superficial, mas alguns simplesmente ignoram que ter um currículo bem escrito é o primeiro passo e talvez o mais primordial neste processo. Então ou você aprende como usar ferramentas de edição de texto ou terceiriza a construção do seu currículo, sim, tem diversos profissionais com preços aceitáveis que podem fazer por você um trabalho bem interessante. As dicas aqui ficam por conta do seu LinkedIn, tenha um perfil campeão e nunca (e digo nunca mesmo) minta em seu currículo, principalmente sobre idiomas e cursos!

    Pense que quase nunca você terá uma segunda oportunidade de impressionar, então faça bem feito na primeira vez!

    Com um currículo como localizar as oportunidades, e as sugestões passam por portais como Catho, Vagas.com, Empregos.com e até mesmo LinkedIn e os grupos de WhatsApp e Facebook, alguns pagos, outros gratuitos, e conforme sua área de atuação uma ou outra ferramenta será mais útil que outra. Mas aí vem o “pulo do gato”, vá direto à fonte!

    Quando digo ir direto à fonte, digo pesquisar as vagas disponíveis nas empresas e não se ater apenas nos cadastros muitas vezes superficiais, vá ao site da empresa, veja se o RH tem algum contato direto, veja se tem como apresentar seu portfolio para “a pessoa certa”. Isso vai exigir que você tenha uma boa habilidade com internet, pesquisas, navegação, aplicativos de e-mail e uma boa dose de paciência e uma grande dose de perseverança. Aqui as dicas são, quanto mais portas você bater, mais chances de ser atendido você terá, ou seja, quanto mais currículos você distribuir, maiores são suas chances de chegar na próxima fase e tenha um foco especial no LinkedIn, mantenha sempre atualizado – em outro post falaremos sobre networking.

    Finalmente chegamos ao ponto crucial, a entrevista! Seu currículo se destacou no meio da multidão e agora é a hora de “mostrar a que veio” e talvez aqui seja o ponto central deste post, não quero que você seja eliminado por questões extra técnicas, então vamos traçar um roteiro.

    Quando receber o convite, se atente ao horário e qual ferramenta será usada em sua entrevista. Aqui a palavra de ordem é organização e adaptação e aqui vai a lista de procedimentos e equipamentos básicos do mundo moderno.

    Um bom computador, ou notebook, ou smartphone. Se atente em desligar todos os aplicativos que podem impactar na performance do seu equipamento durante a entrevista. Minha restrição sobre usar smartphones é que durante a entrevista você poderá receber uma ligação que poderá atrapalhar sua concentração e a dica aqui fica em você ver se seu modelo de smartphone permite que você receba ligações sem derrubar sua conexão 4G ou wireless, hoje são poucos os modelos que tem essa característica.

    Um bom link de Internet deixou de ser um gasto para ser um investimento. Na maioria dos grandes centros falamos de em 30mb na média de links residências, o que na maioria dos aplicativos é mais que o suficiente, por exemplo o Skype pede um link de 4mb para uma reunião de vídeo chamadas com mais de sete pessoas –

    Os acessórios também compõem o kit de sobrevivência, e aqui entra um bom fone de ouvidos, um bom microfone e uma webcam. Sobre os dois primeiros, quase nunca é bom usar o viva voz do seu smartphone ou as caixinhas de som do seu notebook, pois com isso você poderá não ouvir bem seu interlocutor, perder a concentração e perder o foco. A webcam tem sido mandatória apesar de as vezes a entrevista desenrolar sem o uso dela devido aos links muitas vezes ruins de ambos os lados.

    Se a reunião for ocorrer por ferramentas de mercado como Skype ou WhatsApp, garanta que esse aplicativo esteja instalado previamente em seu equipamento, se for em uma ferramenta própria como Webex ou Gupy, se conecte alguns minutos antes para caso tenha que instalar algum componente isso não te atrase.

    E por fim, o ambiente. Silêncio! Mantenha as crianças e cães distantes, tente se isolar do carro dos ovos na rua, embarreire tudo que possa atrapalhar sua concentração e foco. Pense que há a possibilidade de a entrevista acontecer com a webcam aberta, então cuidado com o que possivelmente vai acontecer ao redor, escolha um lugar na sua casa em que pessoas não vão passar por trás de você, principalmente se você está concorrendo em uma vaga home office e em sua entrevista estará demonstrando como será a organização em sua casa. Aqui a dica fica por conta da sua aparência pessoal, por mais que seja online, se preocupe com a forma como está vestido, maquiagem, cabelo, barba, olheiras e tudo mais que pode ser visto pela webcam.

    Acredito que não seja o caso de falarmos aqui sobre como se portar em uma entrevista, mas aqui minha última dica é conseguir ter um canal direto com seu entrevistador para contatos futuros e poder acompanhar seu esperado “sim” online!!!!

    E… ao final da entrevista, se certifique de realmente ter encerrado a sessão antes de fazer qualquer comentário!!!

    Fico por aqui torcendo para que possa ter ajudado e que eu te veja no próximo post!

  • Contratações seguem em ritmo acelerado na área de tecnologia

    Contratações seguem em ritmo acelerado na área de tecnologia

    A tecnologia vem se mostrando uma das principais aliadas para que empresas, de diferentes segmentos, superem os desafios impostos pela Covid-19 e garantam a continuidade dos negócios.

    E para atender à demanda crescente de mão de obra, as companhias da área de tecnologia seguem ampliando o seu quadro de funcionários. Na Dedalus , que é líder em serviços de Cloud Computing e Dados, por exemplo, o número de colaboradores foi ampliado em 22%, comparado a junho de 2019. Ainda assim, a empresa segue com 22 vagas abertas para as áreas de Tecnologia e Negócios.

    O presidente da Dedalus, Mauricio Fernandes, explica que muitos empresários brasileiros, nos últimos anos, conduziram o processo de modernização dos seus negócios de forma conservadora, implementando soluções tecnológicas em áreas específicas. Contudo, a pandemia fez com que estes procedimentos fossem acelerados.

    “Já vínhamos em um ritmo de crescimento do negócio que demandava aumento do quadro e novas contratações já eram previstas. Felizmente estamos em um segmento em que o momento não impactou negativamente e a ampliação do número de funcionários foi mantido”, pontua Fernandes.

    De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Dedalus, Stella Botelho, atualmente, todas as contratações são realizadas online, por meio de videoconferência. Nos últimos três meses, 26 colaboradores, entre gerentes e analistas, passaram a integrar o time da Dedalus por este processo.

    “Possuímos uma cultura de acolhimento muito forte, por isso, mesmo neste período, além de entregar notebook de trabalho configurado e todos os demais acessórios que se façam necessários, na residência de cada funcionário, não dispensamos o processo de integração, que, também, está sendo realizado de forma virtual”, explica Stella.

    Desde o início do ano, a empresa abriu oportunidades para as suas áreas de Tecnologia, Negócios e Administrativa. Segundo Stella, mesmo com as adversidades provocadas pela Covid-19, o ritmo de contratações será mantido conforme o planejado.

    A preocupação com a saúde dos funcionários, neste período de isolamento é outro ponto muito importante para a Dedalus. Todos os colaboradores estão operando com horários reduzidos de trabalho, sem redução salarial. “Há uma orientação e iniciativa de todo o comando da empresa em gerir melhor as agendas, priorizando compromissos que são realmente indispensáveis, pois sabemos que os contatos online acabam sendo mais desgastantes”. Foram disponibilizadas sessões de terapia via aplicativo, também como um benefício da empresa e, pelo menos uma vez por mês, há uma palestra com tema de interesse geral, sempre com o objetivo de promover a descontração.

  • Hoje tem Insight Kingston falando de startups

    Hoje tem Insight Kingston falando de startups

    O nono episódio da websérie Insight Kingston vai explorar os conceitos, modelos de negócios e diferenciais das startups, e para isso contará com a participação do convidado Leonardo Burtet, sócio da 49 educação, startup criada no Vale do Silício e que trouxe para o Brasil um prático programa online para ajudar empreendedores a criarem suas startups do zero e a escalarem seus negócios.

    O episódio “Mentalidade Startup: como transformar uma boa ideia em um bom negócio” vai ao ar nesta sexta-feira (3/7), às 18h, no canal do YouTube da Kingston Brasil .

    Recentemente o Insight Kingston que recebeu Joyce Saika, sócia da DMS Partners Assessoria Empresarial e especialista em finanças corporativas.

    O episódio “Gestão Financeira Empresarial” já está disponível no canal do YouTube da Kingston Brasil, assim como os demais episódios da websérie. Essa já é o oitavo episódio do projeto apresentado pelos irmãos e mentores de empresários Leandro e Léo Campos.

    Em sua participação, Joyce Saika falou sobre os erros financeiros mais comuns, o impacto da taxa de juros para as finanças da empresa, como definir o preço de um produto, renegociação de dívidas com bancos e demais estratégias para prosperar negócios com segurança em tempos desafiadores.

    Criado pela Kingston Technology, líder mundial de produtos de memória e soluções de tecnologia, o Insight Kingston é uma websérie semanal que oferece conteúdos atuais, relevantes e confiáveis a micro e pequenos empresários que precisam se reinventar em tempos desafiadores.

  • História da Samsung

    História da Samsung

    Você sabia que antes da Samsung ser essa gigante da tecnologia ela era uma empresa de exportação de alimentos ? Fundada por Byung Chull Lee em 1938, na Coreia do Sul, a exportadora de alimentos crescendo e criando outros negócios e chegou a ser uma fábrica de açúcar e vender seguros.

    Depois a empresa também criou uma loja de roupas e chegou a ter um canal de TV, mas assim como todo empreendedor o começo não foi fácil e depois de passar pela guerra das Coreias, Lee, continuou firme, pois apesar de perder alguns negócios outros ficaram de pé depois da guerra.

    Com isso nasceu em 1969  Samsung Electronic, que no incio Lee achou quer seria somente um braço dessa empresa, acabou virando a principal ramo da empresa, foi ai que a história da Samsung mudou de vez.

    Byung-Chull Lee

    O que significa Samsung ?

    Resumidamente “Sam”, que significa 3, e “Sung”, significa estrela em coreano, uma duvida que muita gente tem é porque 3 estrelas em vez de cinco por exemplo. É que o numero 3 na Coreia do Sul significa grande e forte. E Lee queria que isso fosse a indentidade da empresa, tanto é que a somente em 93 a empresa tirou as 3 estrelas do logo.

    Logos da Samsung

    A empresa lançou seu primeiro celular em 1988, isso mesmo, no Brasil nem chegou, o modelo era o O celular de estreia foi o SH-100, mas não foi um sucesso de vendas na época quem dominava era a Motorola. Mas esse aparelho foi o primeiro que deu o ponta pé para empresa ser uma das maiores fabricantes de celular do mundo.

    Byung-Chull Lee morreu em 1987 e hoje o presidente da empresa é seu filho Lee Kun-hee, que está no cargo até hoje.

    Samsung no Brasil

    A Samsung esta no Brasil faz 30 anos e tem aqui duas fábricas (uma em Manaus e outra em Campinas), a empresa emprega somente no Brasil mais de 10 mil pessoas. Alem das fábricas e escritórios a empresa tem no Brasil dois centros de distribuição e mais de 33 centros de parceiros de logística no Brasil.

    “É um prazer enorme para a Samsung completar 30 anos de atuação no Brasil. E não vamos parar. Nosso compromisso com o Brasil continua firme e só cresce. A cada ano, lançamos cada vez mais produtos e soluções inovadoras, empregamos mais talentos e reafirmamos nossa liderança com o objetivo de oferecer experiências completas aos consumidores. Agradecemos aos nossos colaboradores e consumidores que nos ajudaram a trilhar esse caminho de sucesso.”, afirma Chang Hoon Yoon, Presidente da Samsung Brasil.