Pular para o conteúdo

7 Perguntas (essenciais) para escolher uma melhor hospedagem de site

hospedagem de site

A criação de um site é o passo mais importante para quem deseja ter visibilidade na internet. Mesmo que utilize redes sociais ou algum outro canal de marketing, o site acaba sendo o maior aliado das empresas, principalmente quando se fala em e-commerce.

Ao criar um site profissional é possível transmitir uma maior credibilidade e fazer nosso negócio crescer mais rapidamente. Mas para alcançar o sucesso precisamos escolher uma melhor empresa de hospedagem.

O problema é que existem muitas empresas de hospedagem de site no mercado e nem todas possuem a qualidade necessária para hospedar um site. A qualidade do serviço de hospedagem influencia diretamente no sucesso do negócio.

É importante frisar também que os provedores de hospedagem não são iguais. Uns tem mais velocidade, outros maior capacidade de armazenamento e outros ainda um melhor suporte, por exemplo. Por causa disso, escolher a melhor hospedagem de site pode ser uma tarefa desafiadora.

Afinal, são tantas opções, tantas promoções e tantos recursos “exclusivos”, que é fácil ficar em dúvida sobre qual escolher. Isso sem falar em dúvidas como:

  • Qual a melhor hospedagem de site (de verdade) para você?
  • Quais delas estarão preparadas para te ajudar se necessário?
  • Como ter certeza de que a empresa que você está escolhendo vai suprir suas necessidades (e expectativas)?

Fique tranquilo. Nas próximas linhas todas essas perguntas serão respondidas.

1. Quais as melhores hospedagens do mercado?

melhor hospedagem de sites do brasil

 

Existem muitas empresas de hospedagem. Muitas mesmo. Então, ao escolher a melhor para seu site, é mais confiável optar pelas consolidadas no mercado.

O ideal é fazer uma pesquisa na internet para encontrar as empresas mais confiáveis e consolidadas, que possuem uma qualidade realmente garantida, assim é possível evitar ter dor de cabeça com serviços ruins ou pouco confiáveis.

Então a dica aqui é fazer uma busca na internet sobre quais são as melhores empresas de hospedagem. Alguns sites especializados fazem um comparativo e mostram quais são as melhores empresas, como pode ser visto neste link aqui as 25 melhores hospedagens de site do Brasil e exterior.

2. Como funciona o suporte da empresa?

Quando se quer escolher a melhor hospedagem de site, o suporte é um dos principais fatores a serem avaliados. Porque é natural que se tenha problemas ao configurar algum recurso, ao fazer alguma alteração ou até mesmo encontrar alguma função específica.

Em uma situação comum, bastaria acionar o suporte e pedir ajuda. Entretanto, algumas empresas só possuem uma documentação (um conjunto de tutoriais) ou só possuem suporte via e-mail, o que dependendo do provedor pode demorar de 1 a 3 dias. Tempo demais para ter uma dúvida respondida, não?

Mas também existem aquelas empresas que possuem suporte via chat ou telefone. Ou seja, que te permitem falar diretamente com um atendente humano (sim, algumas usam robôs) para que ele te ajude no que você precisar. Opte pelas empresas que possuem suporte “real time”, assim evita ter que esperar muito para ter um problema resolvido.

3. Existe um limite de tráfego?

Algumas empresas colocam um limite de tráfego mensal. Isso significa que seu site, quando for muito visitado e passar desse limite, ficará offline automaticamente. Ele simplesmente sairá do ar. Essa é uma estratégia utilizada para evitar que o servidor sobrecarregue. No entanto, faz com que você tenha que pagar mais quando seu site crescer e tiver mais acessos.

Sendo assim, se quiser manter seu site sempre online, não tendo que pagar nada a mais por isso, é recomendável que se escolha uma hospedagem com tráfego ilimitado. Existem várias empresas que oferecem tráfego ilimitado e que são de muita qualidade, como pode ser conferido no ranking citado na pergunta número #1.

4. O servidor de hospedagem é compartilhado ou dedicado?

Podemos dizer que existem dois tipos de servidores de hospedagem: os compartilhados e os dedicados.

Quando falamos em serviços “dedicados” estamos nos referindo a hospedagem VPS, cloud e a dedicada propriamente dita. Eles podem ser chamados de dedicados porque, ao contrário do que ocorre com uma hospedagem compartilhada, os “dedicados” são usados exclusivamente por um único cliente, de forma individual.

Os servidores compartilhados são aqueles em que vários outros sites (inclusive o seu) ficam hospedados, ou seja, vários clientes compartilham mesma memória e CPU do servidor. Por causa disso, é comum que o desempenho seja inferior aos dos serviços dedicados, cujo um único servidor é reservado especialmente para você.

Se estiver começando com o seu site agora, é recomendável usar um servidor compartilhado. Eles aguentam uma boa quantidade de visitantes e são estáveis. Porém, se o seu site for receber um número elevado de pessoas, opte por um serviço de hospedagem VPS, cloud ou dedicada. Além deles serem muito mais velozes, estão preparados para grande fluxo de visitantes.

5. Quais os recursos que você precisa?

Os serviços de hospedagem não se resumem a servir o site para quem deseja acessá-lo. Eles possuem vários outros recursos e benefícios como, por exemplo:

  • Certificados SSL de graça;
  • Backup automático;
  • Registro de domínio gratuito;
  • Proteção anti-hackers/DDoS;
  • Construtor de sites;
  • Análise de visitas;
  • Revenda de hospedagem;
  • Migração gratuita caso você venha de outra empresa.

Antes de escolher a melhor hospedagem de site, você precisa pensar em quais benefícios são essenciais para você. Dentre os citados acima, aconselho optar por aquelas hospedagem que disponibilizam certificados SSL gratuitos e backups automáticos. Esses dois itens são essenciais, tanto para SEO (otimização para os sistemas de busca), quanto para a segurança dos seus arquivos.

6. Quanto você pretende investir?

Hospedar sites é algo relativamente barato. Porém, é comum se sentir tentado a escolher a empresas de hospedagem que oferecem o plano mais barato possível. Como, por exemplo, as empresas mais novas que tendem a cobrar menos pelo serviço.

Mas é importante lembrar que a qualidade do serviço de hospedagem de site pode definir o sucesso ou fracasso do seu site, blog ou loja virtual. Portanto, não é aconselhável escolher um serviço só porque ele é o mais barato do mercado. Nunca deixe de levar em consideração também a qualidade do mesmo.

7. Qual a nota dessa empresa no Reclame Aqui?

O Reclame Aqui é um site que reúne reclamações de diversas empresas. Nele, é possível saber se os provedores de hospedagem estão respondendo seus clientes, resolvendo seus problemas e dando o suporte necessário. E também, se os clientes ficaram satisfeitos com a resposta recebida.

Para encontrar as reclamações das empresas de hospedagem, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site do Reclame Aqui;
  2. Na barra de pesquisa do site, digite o nome da empresa de hospedagem;
  3. Veja a pontuação dela e as principais reclamações.

Assim, você consegue ter uma real noção de quais os possíveis problemas que os clientes de determinado serviço de hospedagem enfrentam.

Conclusão

Hoje você viu as 7 perguntas essenciais para escolher a melhor hospedagem de site. Foram elas:

  1. Quais as melhores hospedagem do mercado?
  2. Como funciona o suporte da empresa?
  3. Existe um limite de tráfego?
  4. O servidor de hospedagem é compartilhado ou dedicado?
  5. Quais os recursos que você precisa?
  6. Quanto você pretende investir?
  7. Qual a nota dessa empresa no Reclame Aqui?

Ao respondê-las você terá certeza qual o melhor servidor e quais os recursos que você precisa neles. Além disso, poderá escolher a empresa que mais se adequa a você. Afinal de contas, a melhor empresa para um, não é necessariamente a melhor para o outro.

Lembre também de conferir o ranking das melhores hospedagens de site. Vai te ajudar bastante a decidir.

Qualquer dúvida, por favor, comente.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *